Inspeção de obras de arte especiais: prática descolada da norma
Inspeções em pontes, viadutos e passarelas raramente seguem os prazos recomendados pela ABNT NBR 9452
Nos meses de junho e julho de 2021, a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e o IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) assumiram o comando de duas comissões importantes da ABNT. No caso da ABECE, a CEE-231 (Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas). Já o IBRACON agora é responsável pela CEE-169 (Comissão de Estudo Especial de Serviços de Inspeções de Estruturas Especiais de Concretos, Mistas, de Alvenaria e de Pedra).
A primeira interação entre as comissões controladas por ABECE e IBRACON envolve a ABNT NBR 9452:2019 (Inspeção de pontes, viadutos e passarelas – Procedimento). Os integrantes da CEE-231 solicitaram ao coordenador da ABNT/CEE-169 que seja ampliado o escopo da norma técnica, para que nela possam ser incluídas obras de arte especiais de aço e mistas de aço e concreto. Na opinião dos engenheiros de estruturas, é relevante que a ABNT NBR 9452:2019 tenha o mesmo modelo de abordagem para as inspeções, independentemente do sistema estrutural que predomine em pontes, viadutos e passarelas.
Atualmente, a ABNT NBR 9452:2019 prioriza obras de arte especiais construídas em concreto. Por isso, após a interação entre a CEE-231 e a CEE-169, a norma técnica volta a entrar em processo de revisão. O objetivo é cobrir as lacunas no texto da ABNT NBR 9452 e possibilitar que a prática não fique descolada da norma técnica. Atualmente, os inspetores de pontes, viadutos e passarelas metálicas buscam a normalização internacional como referência para executar o trabalho. “Hoje, na prática, há uma ausência de norma para inspeções em obras de arte especiais construídas com estruturas metálicas”, reforça a engenheira civil e pesquisadora do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Gisleine Coelho de Campos.
Inspeção rotineira das estruturas deve ocorrer pelo menos uma vez por ano
Recentemente, pesquisadores do IPT e inspetores de pontes, viadutos e passarelas participaram de um webinar para discutir exatamente as lacunas que existem entre o dia a dia de suas operações e a norma técnica brasileira. Eles dizem ser muito importante as atuações de ABECE e IBRACON para fazer essa correção de rota. Além disso, alertam que, mesmo no caso da ABNT NBR 9452:2019 ser bem criteriosa quanto às obras de arte especiais construídas em concreto, a prática raramente segue os prazos de inspeções definidos em norma.
Há 4 tipos de inspeções: a cadastral, que deve ser feita ao fim da execução da obra, antes de sua inauguração; a rotineira, que precisa ocorrer anualmente; a especial, realizada em intervalos que podem variar de 5 anos a 8 anos, dependendo das condições de manutenção da obra de arte, e a extraordinária, quando ocorre algum dano à obra. Essas análises periódicas permitem aos inspetores dar notas às obras de arte especiais, que podem ser de 5 a 1 – 5 (excelente), 4 (boa), 3 (regular), 2 (ruim) e 1 (crítica). “Por não ocorrer inspeções como define a norma técnica é que vemos aumentar o número de danos e colapsos neste tipo de obras”, alerta Gisleine Coelho de Campos.
Assista ao webinar “Inspeções em pontes, viadutos e passarelas” (é necessário fazer cadastro para ter acesso ao vídeo)
Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Inspeções em pontes, viadutos e passarelas”, promovido pelo AECWeb, além de ABECE e IBRACON (via assessorias de imprensa)
Contatos
contato@email.aecweb.com.br
abece@abece.com.br
office@ibracon.org.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.