Indústria de materiais de construção já projeta crescer 8%
Ano começou com a Abramat prevendo avanço de 4%, mas vendas do 1º semestre levaram à revisão das expectativas
Com a divulgação do Índice Abramat, que consolida os números do 1º semestre, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção revisa para cima a projeção de crescimento em 2021. Segundo o presidente do organismo, Rodrigo Navarro, já é possível prever avanço de 8% em relação a 2020. No início deste ano, a Abramat projetava que o setor iria crescer 4%.
Para Navarro, o otimismo se deve ao acumulado do 1º semestre, quando o setor cresceu 24,4% de janeiro a junho. “Revisamos a projeção de crescimento do setor, após o fechamento dos resultados do primeiro semestre. A partir da metodologia utilizada pela FGV-IBRE, a nova previsão é de um número extremamente positivo”, diz o presidente da associação.
O FGV-IBRE atribui à manutenção do ritmo das construções residenciais o fato de a projeção de crescimento para 2021 ter sido duplicada. “O número de lançamentos imobiliários mantém viés de alta e as reformas e construções por iniciativa das pessoas físicas também seguem aquecidas”, avalia o relatório da pesquisa.
O presidente da Abramat acredita que ações positivas do governo podem ajudar a consolidar ainda mais a projeção de crescimento. “Temos muito a avançar nas reformas estruturantes, na retomada do investimento em infraestrutura, na geração de empregos e na melhoria do ambiente de negócios. Todos esses pontos são importantes para a manutenção do crescimento sustentável da indústria de materiais de construção”, cita.
Se for confirmado o crescimento de 8%, existe a expectativa de que o faturamento da indústria de materiais de construção ultrapasse os 200 bilhões de reais em 2021. Além disso, o crescimento de 8% será o melhor desempenho desde 2010, quando o setor cresceu 14,4%. O Índice Abramat existe desde 2005. Veja todas as medições:
2005 – retração de 5,1%
2006 – cresceu 5,0%
2007 – cresceu 9,1%
2008 – cresceu 13%
2009 – retração de 8,8%
2010 – cresceu 14,4%
2011 – cresceu 4,1%
2012 – cresceu 1,5%
2013 – cresceu 3%
2014 – retração de 6,6%
2015 – retração de 12,6%
2016 – retração de 11,5%
2017 – retração de 4%
2018 – cresceu 1,2%
2019 – cresceu 2%
2020 – retração de 0,4%
Indústria do cimento estima que infraestrutura possa assegurar crescimento em 2022
O relatório do FGV-IBRE para a Abramat também cita que o volume de vendas de materiais de construção no 2º semestre de 2021 tende a ter uma curva que se aproxime do mesmo período de 2020. “As margens de crescimento devem se equiparar, pois no segundo semestre do ano passado o setor teve uma reação significativa. O que destoou foram os primeiros meses de 2020, durante o maior impacto da pandemia de COVID-19, quando a economia do país paralisou de forma contundente”, completa a análise.
A projeção de crescimento para 2021 também é positiva dentro de setores específicos da indústria de materiais de construção, como o de cimento. Dados recentes divulgados pela ABCP/SNIC mostram que o segmento estima crescer 6%. Já o acumulado dos 6 primeiros meses do ano registrou crescimento de 15,8%.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) existe também a expectativa de que o setor mantenha o crescimento ao longo de 2022, por conta das obras de infraestrutura. “A infraestrutura continua sendo uma atividade de extrema importância para a indústria de cimento e os resultados dos leilões e concessões ocorridos principalmente a partir de abril começarão a ser percebidos em 2022”, observa Paulo Camillo Penna.
Entrevistado
Abramat (Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção) e ABCP/SNIC (Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC)) (via assessorias de imprensa)
Contatos
abramat@abramat.org.br
snic@snic.org.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
07/11/2024
Shoppings horizontais: nova tendência no varejo e oportunidade para o setor da construção
Nos últimos anos, um novo modelo de centro de compras tem ganhado popularidade entre os consumidores brasileiros: os shoppings horizontais. Diferentes dos tradicionais centros…
07/11/2024
Construção civil terá benefício tributário para compra de máquinas
O programa de depreciação acelerada irá beneficiar 23 áreas econômicas do setor industrial, incluindo as atividades de construção de edifícios e de obras de infraestrutura. O…
07/11/2024
Construção da Ponte Harald Karmann promove importante avanço na mobilidade urbana de Joinville
Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos. Crédito: Secom Joinville A construção da…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.