Hotéis passam por reformas e viram residências
Novos empreendimentos apostam em tecnologia e serviços compartilhados
No primeiro ano da pandemia (2020), 3 mil hotéis fecharam em definitivo, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo pesquisa realizada pela Feasi Hospitality, a média de operação das propriedades que fecharam as portas era de 35 anos. Destes, apenas 11% haviam passado por reformas nos últimos 10 anos.
Em decorrência da vacância destes edifícios, uma nova tendência vem surgindo: hotéis que vêm sendo reformados para virar residências.
No Rio de Janeiro, um dos maiores exemplos é o Hotel Glória, que será transformado em um residencial de 266 unidades, além de quatro lojas no térreo. Outro hotel que vem passando por este processo é o Atlântico Tower, no Centro do Rio, que será um residencial com 216 unidades.
“O movimento de investir em imóveis com valor histórico é muito importante para o Rio de Janeiro, pois renova, incentiva a moradia e valoriza as regiões. Essa tendência está contribuindo para a geração de mais de 6 mil vagas de empregos diretos e indiretos, além de evitar invasões. O novo residencial do Hotel Glória, o primeiro cinco estrelas do país será lançado em breve, em parceria com a SIG Engenharia, que será responsável pela construção e incorporação. O projeto vai preservar e recuperar a fachada, seguindo toda a legislação para este modelo de empreendimento. O contemporâneo estará presente sem deixar de lado as características icônicas do hotel. Queremos preservar a memória do Hotel Glória que completou 100 anos de construção em agosto”, comenta Jomar Monnerat, gestor do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, que vem apostando nesta transformação.
Tecnologia e serviços compartilhados
Também é comum que estes empreendimentos repaginados ganhem recursos tecnológicos, tais como portaria virtual e aplicativos exclusivos e sustentáveis. É o caso, por exemplo, do Hotel Flamengo Palace, que agora é o Insight Praia do Flamengo, retrofit da D2J Construtora que será entregue em novembro de 2022. Com um formato mais compacto, com apenas 42 unidades, o prédio apresenta ainda serviços compartilhados como coworking, mini mercado, lavanderia, lounge, espaço gourmet e spa, entre outros.
Outro residencial que segue este modelo será realizado em área nobre da Barra da Tijuca, onde funcionava o Hotel Praia Linda (60 quartos), na Praia do Pepê, no Jardim Oceânico. Intitulado Praia Residencial Mar, o empreendimento de alto padrão terá lazer que inclui piscinas com raia de 25 metros e infantil, espaço kids fechado e ao ar livre, salão multiuso, spa/repouso, salas de reunião e academia, entre outros itens. Além disso, terá paisagismo do renomado escritório Burle Marx.
Retorno do investimento
Na opinião de Daniel Afonso, diretor da D2J Construtora, uma grande vantagem deste tipo de investimento é que as obras costumam começar bem antes do lançamento. “Este é um grande diferencial, pois para o investidor, o retorno dele com o aluguel tende a vir mais rápido, já que o edifício estará pronto antes do prazo de construção habitual que é de 18 meses“, afirma Daniel Afonso, diretor da D2J Construtora.
No caso do residencial da Barra da Tijuca, o Praia Residencial Mar, tem VGV (Valor Geral de Vendas) superior a R$ 100 milhões por estar localizado em um dos pontos mais icônicos da região.
Fontes
Jomar Monnerat, gestor do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário.
Daniel Afonso, diretor da D2J Construtora.
Contato
Assessoria de imprensa – rebecca@quadratto.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
12/12/2024
Egito cria cidade futurista no deserto
Nas próximas três fases, o foco está em desenvolver um plano detalhado para a expansão da nova capital, orientando o crescimento da cidade e de sua zona industrial. Crédito: Dar…
12/12/2024
Itambé é a primeira cimenteira do Brasil certificada na ISO 50.001
Reunião, junto a Global Certification System, na qual a Cia. de Cimento Itambé recebeu a certificação. Crédito: Divulgação Em dezembro de 2024, o Parque Industrial da Cia. de…
12/12/2024
Entenda como as empresas do setor podem adotar as práticas de ESG e as desvantagens de ficar para trás
ESG abrange projeto eficiente de recursos, saúde e segurança da força de trabalho e impactos comunitários de novos empreendimentos. Crédito: Envato A sigla ESG (Environmental,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.