Home office não é novidade, mas exige disciplina

Contingente de engenheiros civis que trabalham em casa já passa de 7%; percentual é maior para arquitetos
9 de abril de 2020

Home office não é novidade, mas exige disciplina

Home office não é novidade, mas exige disciplina 1024 683 Cimento Itambé
No home office é importante ter um local adequado e entender que a jornada é um dia normal de trabalho, porém em casa.  Crédito: Banco de Imagens

No home office é importante ter um local adequado e entender que a jornada é um dia normal de trabalho, porém em casa.
Crédito: Banco de Imagens

O conceito de home office passou a ser regra entre empresas e trabalhadores no período de epidemia do novo Coronavírus e de confinamento social. Se o modelo de trabalho remoto é novidade aos que atuam nos espaços físicos das corporações, para 3,8 milhões de brasileiros essa modalidade já é rotina. Segundo dados mais recentes do IBGE, é este o número de profissionais com curso técnico ou superior que atuam em home office no país, dos quais 0,8% são engenheiros civis. 

O contingente cresce a cada ano e já passa de 7% dos cerca de 430 mil engenheiros com registro no sistema Confea/CREA. Na arquitetura, o volume de trabalhadores em home office é ainda maior e chega a 15%, entre os que possuem registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Em comum, o que todos os profissionais que atuam nesse modelo precisam ter é disciplina. “A disciplina é a base. Com ela, grande parte dos problemas com produtividade, horários e organização é solucionada”, orientam especialistas em processos organizacionais de trabalho remoto.

A principal lição de quem atua em home office é entender que a jornada é um dia normal de trabalho, porém em casa. Por isso, é adequado ter um local preparado para esse fim. Outra recomendação é que se evite trabalhar em horários alternativos, como à noite ou de madrugada, assim como transformar a cama ou o sofá em local de trabalho. No entanto, o maior desafio do home office é conseguir separar a vida pessoal da profissional. A rotina de trabalho não pode se misturar com a rotina pessoal.

As práticas de processos organizacionais recomendam que, quando uma empresa decide adotar o home office para parte de seus colaboradores, isso deve ser feito gradualmente. No entanto, a epidemia fez com que o conceito fosse adotado repentinamente para a maioria dos profissionais. Neste caso, o alinhamento das prioridades e a definição de regras com a equipe e os chefes são salutares. No período em que durar o confinamento social é importante focar nos resultados.

Cuidar da cibersegurança no trabalho remoto preserva o trabalhador e a empresa

Outro item que merece atenção importante é como se preparar para os contatos virtuais com as equipes, já que eles se sobrepõem aos contatos físicos nesse momento. Se a empresa escolher o WhatsApp como ferramenta, recomenda-se que os administradores formem grupos pequenos e por setor, separando comunicados de conversas. A vídeo-chamada no WhatsApp também pode ser uma solução eficiente para reuniões rápidas, e com até 4 pessoas.

Outro ponto importante é cuidar da cibersegurança no trabalho remoto. Se a empresa libera notebooks para que seus colaboradores atuem em home office, o recomendável é que os equipamentos tenham sistemas de proteção para atuar em outras redes que não sejam as da empresa. A prática protege arquivos corporativos fora das quatro paredes do escritório. 

Dados de 2019 da consultoria de recursos humanos Robert Half mostram que 47% das empresas brasileiras já vinham adotando o home office para departamentos de tecnologia, marketing, recursos humanos, jurídico e administrativo. Da mesma forma, as multinacionais que atuam no país. O mesmo estudo revela que 83% dos profissionais que tiveram que se deslocar para o home office conseguiram se adaptar à nova realidade de trabalho. 

Entrevistado
IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e consultoria Robert Half (via assessoria de imprensa)

Contato
comunica@ibge.gov.br
gco@confea.org.br
atendimento@caubr.gov.br
rh@roberthalf.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

9 de abril de 2020

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil