Galpões industriais ganham protagonismo no desenvolvimento logístico de Santa Catarina
Concrebras tem fornecido material para obras que demandam grandes volumes de concreto e exigem alto nível de precisão técnica
O crescimento industrial e logístico de Santa Catarina tem impulsionado a construção de galpões industriais em regiões estratégicas, como Joinville, Araquari e Garuva. Esses espaços, fundamentais para o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias, exigem soluções construtivas robustas e tecnicamente rigorosas.
Construir galpões industriais envolve mais do que apenas erguer estruturas amplas. Trata-se de atender a exigências de performance, durabilidade e segurança. “Os pisos são projetados para suportar cargas pesadas e ter uma vida útil de várias décadas com manutenção adequada”, explica o engenheiro Marcel Alberto Brümmer, proprietário da Brümmer Soluções de Engenharia.

Crédito: Divulgação/Brümmer Engenharia
Segundo ele, o concreto precisa ser lançado de forma contínua e ágil, para evitar falhas como juntas secas e fissuras. “Se não houver controle adequado no tempo de cura, pode ocorrer desplacamento no acabamento”, acrescenta.
A demanda por pisos resistentes também permite o uso de acabamentos como polimento e endurecedores superficiais, o que garante maior resistência ao desgaste e propriedades antiderrapantes. Em um projeto recente em Joinville, Brümmer detalha que o piso executado com concreto fornecido pela Concrebras tem capacidade para 5 toneladas por metro quadrado, com área total de 5.400 m², espessura de 18 cm e concreto FCK 35 MPa.
Concrebras: fornecimento estratégico com controle tecnológico
Com papel fundamental nesse tipo de obra, a Concrebras se destaca como fornecedora de concreto usinado para pisos industriais de alto desempenho. Presente em diversas obras industriais na região, a Concrebras tem sido uma parceira estratégica para projetos de grande porte.
“Em 2024, executamos galpões com um total de 20 mil metros cúbicos de concreto em Garuva e Itapoá. Neste ano, já finalizamos uma obra com 6 mil metros cúbicos em Araquari”, informa o engenheiro Bruno Leonardo Garcez Alves, coordenador da central da Concrebras em Joinville e Araquari.
A empresa adota rigorosos controles tecnológicos, desde a escolha dos agregados até o transporte e lançamento do concreto. “Para nós, cada etapa é crucial. Nivelamento, limpeza, compactação e armação bem executadas evitam problemas futuros. Nosso papel é garantir a qualidade e constância do fornecimento para não comprometer o andamento da obra”, pontua Bruno.
Multiplicidade de usos e impulso ao desenvolvimento regional

Com vocação para diferentes usos, como locação, centros de distribuição, logística de transportadoras e armazenamento de materiais, os galpões industriais são peça-chave na cadeia produtiva. Em regiões com forte presença do setor metalmecânico, como o norte catarinense, essas construções respondem à necessidade crescente de infraestrutura para atender à demanda do mercado.
Além de economicamente viáveis, os pisos de concreto contribuem com práticas sustentáveis, graças à possibilidade de reciclagem do material e à inércia térmica que colabora com a eficiência energética dos galpões. Investir em obras industriais de qualidade é, portanto, uma forma direta de fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional e ampliar a competitividade das empresas.
“A Concrebras atendeu a obra com zelo, cumprimento dos horários e sem interrupções no lançamento do concreto”, conclui Marcel Brümmer, destacando o diferencial que a eficiência do fornecimento representa em projetos desse porte.
Entrevistados
Marcel Alberto Brümmer é engenheiro civil graduado pela Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ/UDESC), pós-graduado em Metodologias para Melhoria da Qualidade de Processos e Produtos pelo Instituto Superior Tupy (IST), Curso de Extensão em Laudo Pericial de Engenharia pela INBEC, graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário UniBF e pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente, é proprietário da Brümmer Soluções de Engenharia.
Bruno Leonardo Garcez Alves é engenheiro civil graduado pela Faculdade Meridional (IMED) do Rio Grande do Sul e atualmente é coordenador da central de Joinville e Araquari da Concrebras.
Contatos
marcel@brummer.eng.br
bruno.alves@concrebras.com.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
24/07/2025
Proposta de reforma do ITBI: especialistas alertam para riscos à insegurança jurídica e ao custo dos empreendimentos
O Projeto de Lei Complementar (PL 108/2024), em tramitação no Congresso Nacional, está no centro das atenções do setor da construção civil. A proposta modifica pontos importantes…
24/07/2025
Empreendimentos usam a natureza como inspiração
Na arquitetura, existe um campo conhecido como arquitetura biomimética, que busca inspiração nos sistemas e formas da natureza para desenvolver soluções criativas e inovadoras.…
24/07/2025
31 casas são doadas pelo Sinduscon-RS às vítimas das enchentes
O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) deu início à instalação das moradias que serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
