Falar corretamente e se expressar bem são fatores essenciais para o sucesso
Vantagens que um profissional pode obter ao usar as técnicas da oratória
Vantagens que um profissional pode obter ao usar as técnicas da oratória

O tema oratória pode até parecer repetitivo, mas o fato é que esta técnica é tão importante quanto a qualificação profissional para se obter sucesso no mercado de trabalho. Falar corretamente e se expressar bem já não é mais um diferencial, é uma obrigação. Por isso, tomar cuidado com esses fatores é essencial.
O mundo moderno está cada vez mais ágil, as pessoas já não têm tanto tempo para o lazer. Os e-mails já não são mais lidos até o fim, nem sempre todas as ligações são retornadas e, isso, nada mais é do que o reflexo do dinamismo e rapidez com que as coisas acontecem.
Com o envio de correios eletrônicos e conversas pelo MSN cada vez mais freqüentes, as pessoas têm se relacionado cada vez menos pessoalmente. Mas lembre-se, nem sempre tudo poderá ser resolvido via internet e, saber se relacionar, se expressar e se comunicar estão entre os principais fatores para o bom convívio e sucesso das empresas e dos profissionais que nela trabalham.
A expressão oral mais do que nunca tem sido analisada e levada em consideração. O mercado de trabalho está exigindo que todos os profissionais possuam fluência verbal. Isto se dá devido à importância da apresentação de informações e expressão de dados que sejam compreendidos para facilitar a tomada de decisões, afirma a professora de Oratória Moderna da UNIFAE Centro Universitário, Nancy Malschitzky.
Segundo ela, saber se comunicar com clareza e expressar suas idéias para agregar valor é a principal exigência do mundo corporativo.
Além disso, um profissional pode obter inúmeras vantagens com a técnica, como: aprender a apresentar projetos com maior segurança; ter credibilidade ao fazer seu marketing pessoal; utilizar técnicas que propiciem maior entendimento de sua mensagem; ter postura positiva em suas apresentações, demonstrando autoconfiança e autocontrole.
Todos podem aprender e utilizar a técnica?
Nancy conta que existem pessoas com mais facilidade que outras, mas garante que todos podem desenvolver habilidade de orador por meio da aplicação de certas regras de comportamento e da observação de alguns detalhes, como: atitude, capacidade de expressar e consideração com seus semelhantes. São as atitudes e não as aptidões que determinam a capacidade da oratória.
Porém, essa habilidade não pode ser adquirida da noite para o dia. É preciso dedicação e treino para obter sucesso. A importância de um vocabulário amplo e adequado para cada situação é fundamental e, para isso, é necessário ler muito.
É natural que mesmo depois de muito treino a insegurança surja, mas sempre se deve procurar o equilíbrio e confiança, pois só estando calmo e certo de si que poderá transmitir credibilidade às pessoas que estarão ouvindo. A falta de confiança e insegurança revela no indivíduo um conhecimento limitado de seu tema, ou, o que é mais provável, uma falta de entusiasmo por sua importância. Ninguém poderá convencer os outros se não tiver convencido a si próprio. É imprescindível que o orador aprenda a vencer seu nervosismo e seu temor, para que possa falar com plena confiança, afirma Nancy.
A professora comenta ainda que quem se propõe a falar em público tem que fazê-lo com força e dinamismo, não há espaço para timidez e hesitações. E, é por isso que a oratória é tão difícil para a maioria das pessoas, pois elas precisam se expor diante de um grupo que pode julgar e criticar suas atitudes e idéias.
Algumas dicas para ter sucesso na hora de enfrentar o público:
· Prepare-se para falar;
· Seja natural;
· Leve um roteiro como apoio;
· Pronuncie bem as palavras;
· Saiba quem será seu público com antecedência;
· Tenha início, meio e fim;
· Tenha uma boa postura;
· Seja bem-humorado;
· Use recursos audiovisuais;
· Evite gírias e jargões;
· Controle o nervosismo.
Para Nancy, ainda é de extrema importância ter amplo conhecimento do conteúdo, ter experiência profissional, estar suficientemente motivado, saber utilizar a respiração e a voz para canalizar energia e, acima de tudo, ser ético e profissional.
Saiba mais sobre o tema tratado consultando os links abaixo:
Dez dicas para falar bem em público – O Globo
Falar bem em público – Efetividade.net
Saber falar bem em público – empregos.com.br
Quem tem medo de falar em público? – Aprendiz
Dicas para falar melhor em público – Paulo Angelim
* Nancy Malschitzky – É graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia (FAE), com Pós Graduação em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela (PUC/PR). É Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela (UFSC). Possui vasta experiência em Gestão de Pessoas, consultoria em Planejamento Estratégico Organizacional, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Sistemas de Gestão pela Qualidade. Atua no assessoramento de gestão de pessoas com foco em competências. É Assessora Empresarial e de Desenvolvimento de Pessoas em organizações de diversos ramos. É docente em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Mestrado, ministrando as disciplinas de Ferramentas para Gestão de Pessoas, Estratégias de RH, Gestão de Profissionais em Educação, Gestão de Pessoas e Equipes na Saúde, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Comunicação Verbal para Executivos (Oratória Moderna), Comunicação Interpessoal e Organizacional, Qualidade de Atendimento a Clientes, Desenvolvimento de Equipes, Liderança.
Referência:
Créditos: Nancy Malschitzky*
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
11/02/2026
PODCAST – Segurança estrutural e sustentabilidade das estruturas de concreto
Entrevistado: Paulo Helene é engenheiro civil, PhD com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e…
04/02/2026
World of Concrete 2026 destaca os desafios econômicos da construção
O World of Concrete, um dos principais eventos dedicado às indústrias da construção em concreto e alvenaria, foi realizado entre os dias 19 e 22 de janeiro, em Las Vegas, nos…
04/02/2026
Economia circular ganha escala na cadeia do concreto e reposiciona práticas da construção
A economia circular avança como um dos principais vetores de transformação da cadeia do concreto no Brasil. Em um setor historicamente intensivo no uso de recursos naturais, as…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









