Escola sustentável traz mudanças à educação

Projeto usa conceitos de prédio verde e quer servir de modelo para a construção de futuros colégios

Projeto usa conceitos de prédio verde e quer servir de modelo para a construção de futuros colégios

Maira Del Nero
Maira Del Nero

Os obstáculos arquitetônicos que a maioria das escolas brasileiras impõe aos alunos levaram um grupo de professores de São Paulo a fundar o Projeto Schola. Desta ação, que agregou engenheiros e arquitetos, nasce a primeira escola brasileira dentro do conceito de prédio verde. A construção, a princípio bancada por ONGs ligadas à educação, será erguida na zona norte da cidade. Sua estrutura poderá comportar 120 alunos de 5.ª a 9.ª séries do ensino fundamental e será um plano-piloto para a implantação de novas escolas em São Paulo.

Segundo a arquiteta Maira Del Nero, integrante do projeto, a escola permitirá que seus alunos tenham uma aula prática de sustentabilidade. “O prédio será um modelo de aprendizado para as crianças. Elas vão vivenciar todo o conceito de prédio verde, como reduzir os consumos de energia e de água, além de a construção agregar produtos mais naturais, renováveis, que tenham menos toxinas e gerem um ambiente mais saudável.”

A planta do projeto também prioriza a mobilidade. Por isso, o pré-moldado é o sistema construtivo escolhido pelos idealizadores. “Além de trazer economia para a obra, o pré-moldado se adapta melhor ao conceito, que troca as escadas por rampas. A escola também prevê a instalação de elevadores para alunos com deficiências mais graves e que não consigam acessibilidade pelas rampas”, explica Maira Del Nero.

Projeto Schola: construção opta pelo pré-moldado e troca escadas por rampas
Projeto Schola: construção opta pelo pré-moldado e troca escadas por rampas

O plano do Projeto Schola é iniciar a construção em 2010, em uma área de 1.000 metros quadrados. Já há negociações para atrair o poder público, a fim de que futuras escolas construídas em São Paulo possam seguir o mesmo conceito. Um dos acordos prevê que a escola, depois de pronta, selecione os melhores alunos dos colégios públicos em seu entorno, dando ao projeto um caráter social. “O objetivo é criar interação com a comunidade e permitir que essas crianças devolvam o que aprenderam sobre sustentabilidade à própria comunidade em que vivem”, diz Del Nero.

Inovações
Entre as tecnologias verdes, o projeto prevê o uso de painel fotovoltaico para a geração de energia e o reuso de água. Neste quesito, a inovação é que o reuso não será somente da água da chuva, mas dos chuveiros dos vestiários. “O que for coletado vai alimentar o vaso sanitário e usado para a lavagem do pátio. A gente também previu a automação das salas de aula para setorizar o acendimento da luz. As lâmpadas próximas das janelas vão ligar por último. Tudo isso para otimizar o gasto de energia”, revela a projetista.

Entrevistada: Maira Del Nero: maira@criaarquitetura.com.br

Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Tempestade Comunicação



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo