Entre as 10 maiores construtoras do mundo, 6 são chinesas

Multinacionais da engenharia civil, empresas da China são responsáveis por obras em vários continentes

Chengdu Tianfu Airport: a mais recente obra da China State Construction & Engineering, maior construtora do mundo Crédito: CSCEC
Chengdu Tianfu Airport: a mais recente obra da China State Construction & Engineering, maior construtora do mundo
Crédito: CSCEC

Na construção civil, a China já detém o título de maior do mundo. Segundo a mais recente edição do ranking ICON 200, que lista as 200 grandes empreiteiras do planeta, 6 das 10 maiores construtoras do mundo são chinesas. Elas ocupam 1º, 2º, 3º, 4º, 6º e 9º postos do ranking. A maior de todas é a China State Construction & Engineering, cuja receita anual chega a 203,1 bilhões de dólares.  

A líder é seguida pelas compatriotas China Railway Group (faturamento anual de 124,3 bilhões de dólares), China Railway Construction Corporation (120,6 bilhões de dólares) e China Communications Construction (80,7 bilhões de dólares). As outras duas chinesas que se destacam no ranking são Metallurgical Corporation of China (49,2 bilhões de dólares) e Shanghai Construction Group (29,4 bilhões). 

O que surpreende no desempenho das grandes empreiteiras chinesas é que todas tiveram crescimento em seus balanços. A China State Construction & Engineering havia faturado 178,9 bilhões de dólares em 2018 e saltou para 203,1 bilhões em 2019. Para 2020, cujos balanços consolidados ainda não foram divulgados, a expectativa é que a receita anual da empreiteira fique entre 210 bilhões e 220 bilhões, mesmo em um ano impactado pela pandemia de COVID-19. 

Dados divulgados pela revista Fortune mostram que a gigante estatal obteve novos negócios no valor de 136 bilhões de dólares no 1º semestre de 2020, com crescimento de 4,8% a mais que no mesmo período de 2019. A China State Construction & Engineering tem atuação destacada na construção habitacional chinesa, mas marca presença também em obras de infraestrutura na África, em outros países asiáticos e na Rússia. O volume de negócios a faz ocupar a posição número 18 no ranking das 500 maiores empresas do mundo, segundo a Fortune, considerando companhias de todos os setores da economia. 

Somente duas construtoras brasileiras aparecem em ranking global 

Completam o top 10 a francesa Vinci, em 5º lugar; a espanhola ACS, em 7º; a francesa Bouygues, em 8º, e a alemã Hochtief, em 10º. No ranking ICON 200, as brasileiras melhor posicionadas são a MRV Engenharia, que aparece em 183º lugar (faturamento anual de 1 bilhão e 542 milhões de dólares) e a Andrade Gutierrez, na 197ª posição (766 milhões de dólares)Em relação ao ranking do ano anterior, as duas inverteram de posições. Na lista baseada nos balanços de 2018, e divulgada em 2019, a Andrade Gutierrez aparecia em 184º e a MRV em 199º. 

A publicação Construção Latino-Americana, que elabora um ranking do continente, revela que as duas empreiteiras brasileiras também aparecem como as únicas do país no top 10 de sua lista. A MRV desponta na 3ª colocação e a Andrade Gutierrez em 8º. O levantamento leva em consideração não apenas empresas com sede no continente, mas também espanholas e portuguesas que tocam obras na América Latina. A chilena Sidgo Koppers (receita anual de 2,33 bilhões de dólares) e a espanhola Sacyr (1,6 bilhão de dólares) lideram o ranking. 

Entrevistado 
Reportagem com base no ranking 2019/2020 das revistas International Construction e Construção Latino-Americana, publicadas pelo KHL Groups 

Contato
info@khl.com 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo