Endomarketing

Uma das ferramentas de extrema importância para sua empresa

Uma das ferramentas de extrema importância para sua empresa

Washington Sorio
Washington Sorio

Itambé Empresarial: O que significa Endomarketing? E por que ele é tão importante para uma empresa atualmente?

Washington Sorio: Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração; ele busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. O endomarketing é importante porque surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário (colaborador). Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? E “vender” o produto para o funcionário (colaborador) passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

Itambé Empresarial: Qual departamento é responsável pelo endomarketing na empresa?

Washington Sorio: O endomarketing é ligado diretamente à comunicação interna. Na maioria das empresas esse departamento fica com RH, mas também pode ser encontrado no Marketing. Depende da estrutura organizacional da empresa.

Itambé Empresarial: Quais ações devem compor um plano de endomarketing?

Washington Sorio: Um plano de endomarketing pressupõe dois tipos de ações: gerenciamento de atitudes e gerenciamento da comunicação. O gerenciamento de atitudes é um processo contínuo, enquanto que o gerenciamento da comunicação pode ser um processo mais descontínuo, incluindo atividades relativas à propagação da informação em determinados e adequados momentos.

Entretanto, esses dois aspectos do endomarketing estão entrelaçados. Naturalmente, grande parte, ou a maior parte, das informações compartilhadas com os empregados têm efeitos em suas atitudes.

Itambé Empresarial: Qual é a forma correta para se implantar o endomarketing na empresa?

Washington Sorio: Não existe uma “fórmula mágica” para implantar o endomarketing, mas para implantar é necessário dois objetivos: o primeiro objetivo é gerenciar o desempenho dos recursos humanos e implementar programas internos de ações, de forma que os funcionários (colaboradores) se sintam motivados a assumir o comportamento de “marqueteiros de plantão”. O segundo objetivo é assegurar que os funcionários (colaboradores) se motivem para uma orientação à valorização do cliente e a assunção responsável e consciente dos serviços, com êxito, racionalidade e sintonia com o foco estratégico da organização.

Itambé Empresarial: E quais os principais erros cometidos pelas empresas nesta implantação?
Washington Sorio: O principal erro é não implantar o endomarketing como uma estratégia de RH.

Itambé Empresarial: As aplicações de endomarketing, apesar de serem voltadas ao público interno, possibilitam resultados diferenciados em termos qualitativos e quantitativos no relacionamento com os clientes externos?

Washington Sorio: O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno. A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários (colaboradores) uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da empresa, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário (colaborador), visando assumir responsabilidades e iniciativas. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo, ou uma imagem negativa, pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.

Itambé Empresarial: Qual a reação dos clientes internos frente aos programas de endomarketing? Como saber se as ações estão sendo positivas?

Washington Sorio: O funcionário (colaborador) deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe. O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing. Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados.

Afinal, funcionários (colaboradores) insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão “vendê-la” para o cliente externo.

Itambé Empresarial: As organizações estão cada vez mais sofrendo uma forte pressão no sentido de aprimorar processos de qualidade e tornarem-se mais competitivas perante a economia mundial. Essa pressão muitas vezes recai sobre os colaboradores. Como o endomarketing pode contribuir neste caso?

Washington Sorio: O mundo está mudando com rapidez jamais vista, e a velocidade da mudança impacta nas empresas de maneira muito forte. Como se adaptar a essas mudanças e criar ferramentas para continuar competitivo? Como administrar as pessoas para gerar as mudanças necessárias? O endomarketing pode contribuir muito para esse caso e ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento de uma consciência interna e de desenvolvimento organizacional.

Itambé Empresarial: E como lidar com um mercado tão dinâmico, que exige uma atualização constante nas formas de gerir, de produzir e de se relacionar?

Washington Sorio: O que faz diferença hoje em qualquer empresa são as pessoas. E o fator crítico é a competência, num nível de exigência muito maior, onde as pessoas são “profissionais fora de série” em tudo que estiverem fazendo, seja a cada mês, a cada semana, a cada dia. O endomarketing deve permitir que as pessoas compreendam e aceitem a missão, a visão, os valores e as estratégias do negócio, assim como os produtos e serviços da empresa. Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário?

NOTA SOBRE O AUTOR:

Washington Sorio tem sólida carreira desenvolvida na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Possui visão sistêmica de negócios de diferentes segmentos e complexidades, com profundo conhecimento sobre os subsistemas de RH.

Liderou importantes projetos de mudanças (start up de empresas, reestruturação organizacional e profissionalização de empresas) com foco nos processos de seleção de executivos, desenvolvimento organizacional, redesenho de estruturas e processos, redimensionamento e planejamento de headcount, gestão do clima organizacional e governança corporativa.

Por sua consistente experiência profissional recebeu em 2005 o mais importante prêmio de gestão de pessoas do Rio de Janeiro, o Prêmio “Luiz Carlos Campos”, como o “MELHOR PROFISSIONAL DO ANO”, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ.

Em 2008 recebeu o certificado de premiação a um dos mais importantes prêmios de gestão de pessoas da América Latina, o Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-Nacional, sendo um dos 12 case vencedores.

É graduado em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão de RH e diversos cursos de especialização, tanto no Brasil como no Exterior.

Atualmente é Diretor de Gente e Desenvolvimento Organizacional da NORCON. Seu site pessoal é www.washingtonsorio.com.br .

Referência:
Créditos:Washington Sorio



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo