100 empresas mais amadas por estudantes de engenharia
Consultoria Universum entrevistou 5 mil estudantes brasileiros de 130 cursos de graduação. Petrobras, Vale e Google foram as mais votadas
Consultoria Universum entrevistou 5 mil estudantes brasileiros de 130 cursos de graduação. Petrobras, Vale e Google foram as mais votadas
Por: Altair Santos
A Consultoria Universum divulgou um ranking que mostra as 100 empresas apontadas por estudantes de engenharia como as melhores do Brasil para trabalhar. Foram ouvidos cinco mil alunos de 130 cursos de graduação de engenharia – incluindo engenharia civil – e arquitetura. A empresa realiza essa pesquisa há 25 anos, nos cinco continentes. Desde 2013, ela passou a incluir o Brasil em lista. Petrobras, Vale, Google, Odebrecht e Apple ocuparam os cinco primeiros lugares do ranking.
As 100 empresas citadas na lista têm em comum o fato de serem referência em seus campos de atuação, oferecerem oportunidades de aprendizado, valorizarem a criatividade, terem líderes inspiradores, priorizarem a meritocracia, terem bons planos de carreira e pagarem salários compatíveis com as melhores do mercado. “Os jovens buscam empresas que os ajudem a se desenvolver e a se profissionalizarem na carreira. Os principais drivers para eles são as empresas que oferecem oportunidades de treinamento, plano de carreira estruturado e líderes que dão suporte ao desenvolvimento deles”, avalia André Valias Siqueira, responsável pela pesquisa no Brasil.
Para os estudantes de engenharia, a empresa que melhor agrega os valores idealizados por eles é a Petrobras. Quando a pesquisa foi realizada – no primeiro semestre de 2014 -, a principal companhia brasileira não estava mergulhada no escândalo trazido à tona pela operação Lava-Jato. Mesmo assim, André Valias Siqueira acredita que a parte da política da corporação não influencia na opção dos futuros engenheiros. “A Petrobras, por ser uma estatal, oferece atributos que são fortes motivadores na escolha de uma carreira. Entre eles, estabilidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, salário e benefícios competitivos. Além disso, a Petrobras possui uma forte estratégia de employer branding (sistema de ações que reforça a imagem da empresa como boa empregadora) pautada na inovação”, diz o analista.
Engenheiros civis dominam pesquisa
Entre os cinco mil estudantes de engenharia entrevistados, 21% cursavam engenharia civil quando a pesquisa ocorreu. Os alunos desta especialidade foram os mais participativos, seguidos dos que cursam engenharia de produção (12% das respostas) e arquitetura (12% das respostas). Não é sem razão que o interesse maior pelo estudo partiu dos estudantes de engenharia civil. De 2010 para cá, as vagas de trainees nas grandes corporações têm sido absorvidas por quem cursa essa especialidade. “O Brasil tem escassez de engenheiros e a construção civil disputa essa mão de obra com outros setores, como o financeiro, o de consultorias e o de bens de consumo”, afirma André Valias Siqueira.
O especialista sinaliza o caminho que o estudante de engenharia deve percorrer para conquistar uma vaga nas empresas que ocupam o topo do ranking. “Os programas de trainee estão extremamente competitivos, mas há uma alternativa que é aderir aos bancos de estágio. O estudante não terá o status de um trainee, mas acessa uma porta mais fácil e com menos pressão. Assim, o jovem pode conhecer melhor a empresa e saber se é o que ele realmente busca. Outra possibilidade é investir em especializações no exterior”, considera o consultor da Universum.
Além dos cinco mil estudantes de engenharia e arquitetura, a Consultoria Universum ouviu no Brasil outros 60 mil estudantes das seguintes áreas: humanas, educação, TI (Tecnologia da Informação), direito, medicina, ciências naturais, administração e economia. A Petrobras foi indicada a número 1 do ranking em seis destes grupos. Para os alunos de TI, a referência é o Google. Idem para quem atua no segmento de humanas.
Veja o ranking completo das 100 melhores empresas, segundo os estudantes de engenharia
http://universumglobal.com/rankings/brazil/student/2014/engineering/
Entrevistado
André Valias Siqueira é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, expert em employer branding e responsável pela operação da Universum no Brasil, cuja matriz é em Estocolmo (Suécia)
Contato
andre.siqueira@universumglobal.com
andre.barreto@universumglobal.com
ricardo.maldonado@universumglobal.com
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
07/11/2024
Shoppings horizontais: nova tendência no varejo e oportunidade para o setor da construção
Nos últimos anos, um novo modelo de centro de compras tem ganhado popularidade entre os consumidores brasileiros: os shoppings horizontais. Diferentes dos tradicionais centros…
07/11/2024
Construção civil terá benefício tributário para compra de máquinas
O programa de depreciação acelerada irá beneficiar 23 áreas econômicas do setor industrial, incluindo as atividades de construção de edifícios e de obras de infraestrutura. O…
07/11/2024
Construção da Ponte Harald Karmann promove importante avanço na mobilidade urbana de Joinville
Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos. Crédito: Secom Joinville A construção da…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.