18/10/2023

Empresa UOVO produz tanques em formato de ovos de concreto para a indústria vinícola

Novidades foram apresentadas oficialmente durante a feira ProWine, em São Paulo

Instalada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a UOVO é a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto para a indústria vinícola e de destilados. A ideia do projeto foi ser uma alternativa para empresas que buscam processos de elaboração especiais para as bebidas, já que o formato e o material utilizados proporcionam diversos benefícios.

Empresa oferece dois modelos de tanques: ovóide e esfera. Crédito: Wagner Meneguzzi
Empresa oferece dois modelos de tanques: ovóide e esfera.
Crédito: Wagner Meneguzzi

O lançamento oficial foi realizado durante a ProWine, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de outubro. Paula Grazia Reginato, diretora da UOVO ao lado de Pedro Antônio Reginato e Adelar Silvestro, contou ao Massa Cinzenta que a participação na feira foi definitiva para que outros mercados produtores, não só os brasileiros, conhecessem a proposta e a história da empresa – e para que também pudessem constatar, pessoalmente, a qualidade dos produtos.

“Além disso, a troca de ideias, sugestões com produtores que já utilizam esses tipos de tanques (principalmente na Argentina, Uruguai e Chile), foi de extrema importância para identificarmos possíveis melhorias futuras”, afirma Paula. “O reconhecimento pelo público, pela iniciativa da UOVO em fazer esses modelos em escala industrial no Brasil, foi muito satisfatório, pois é uma tendência do mercado de bebidas o uso de tanques de concreto, que está chegando com mais força no Brasil recentemente”, explica.

Expertise no ramo de concreto

A UOVO já surgiu tendo como respaldo a experiência de 44 anos da Concresul, que é cliente exclusivo da Itambé, e de 20 anos da Acor Tintas e Revestimentos. As empresas são consideradas referência em serviços como pavimentação asfáltica, britagem e central dosadora de concreto (no caso da Concresul), e argamassa pronta e tintas prediais (no caso da Acor), entre outros.

Pedro Antônio Reginato e Paula Grazia Reginato, diretores e sócios da UOVO. 
Crédito: Wagner Meneguzzi
Pedro Antônio Reginato e Paula Grazia Reginato, diretores e sócios da UOVO.
Crédito: Wagner Meneguzzi

Os diretores da UOVO, que atuam nestas empresas e acumulam sólido know-how nestas áreas, oferecem, agora, seus conhecimentos neste novo projeto ao unir as paixões pelo trabalho em concretagem, tintas minerais e revestimentos com as nuances do mundo do vinho e destilados.

Paula Grazia Reginato diz que foram dois anos de pesquisa, projetos e testes até chegarem aos dois modelos disponibilizados atualmente, o tanque ovóide e em esfera. “Temos planos de lançar novos modelos, mas antes queremos ‘sentir’ o mercado. A demanda dos clientes, não só da indústria vinícola, mas também de cervejarias e outras bebidas, vão dar a direção a seguir, não só em termos de modelos, mas também de capacidade.”

A diretora ressalta que os tanques de concreto são fabricados em diversos países da Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, na Argentina. “Os produtores brasileiros costumam importar de fornecedores italianos, franceses e, em alguns casos, da Argentina. Além do trâmite para importação do produto, o frete é um fator que também pesa bastante, afinal, são tanques pesados, e em alguns casos envolvem transporte marítimo”, afirma Paula, destacando o benefício de haver um produto fabricado no país. “A UOVO tem as vantagens de estar em solo brasileiro, em meio a uma das principais regiões produtoras de vinhos, otimizando atendimento, entrega e pós-venda.”

Benefícios do tanque de concreto

De acordo com a UOVO, o tanque de concreto, sem cantos e bordas, faz com que o vinho se movimente de forma constante no interior oval do recipiente, sem sofrer interferência externa e tendo pouco contato com o oxigênio, e a porosidade do material (que proporciona a micro-oxigenação lenta e gradual) preserva o caráter frutado do vinho, deixando-o limpo e íntegro tanto no visual quanto no paladar.

Além disso, o material proporciona temperatura constante e natural, facilidade de limpeza e durabilidade dos tanques. Atualmente, a UOVO oferece opções de tanques para vinhos tintos com capacidade para 1,125 mil litros (formato oval) e 1,5 mil litros (esfera).

O Merlot safra 2022 da Vistamontes, de Bento Gonçalves, foi o primeiro vinho elaborado nos tanques da UOVO. Ele ficou armazenado por nove meses nos ovos de concreto, destacando a fruta e o frescor da bebida.

Fontes

UOVO

Paula Grazia Reginato, diretora da UOVO

Jornalista responsável

Fabiana Seragusa

Vogg Experience


18/10/2023

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo