Em cidades inovadoras, concreto estimula mobilidade

12 de junho de 2014

Em cidades inovadoras, concreto estimula mobilidade

Em cidades inovadoras, concreto estimula mobilidade 1024 768 Cimento Itambé

Urbanista dinamarquês David Sim cita exemplos em que o material serviu para gerar obras que transformaram algumas das principais metrópoles do mundo

Por: Altair Santos

No Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (ENINC) que aconteceu dias 2 e 3 de junho na sede da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) o arquiteto paranaense Edson Yabiku, sócio do escritório de arquitetura Foster & Partners – localizado em Londres -, e o urbanista dinamarquês David Sim mostraram ser possível viabilizar cidades inovadoras com o concreto predominando nas obras. Masdar, a cidade “carbono zero” em construção em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, é a prova. “Desenvolvemos um concreto sustentável, com uma pegada menor de carbono, e que vai ajudar a resfriar a cidade”, diz Sim, que junto com Yabiku está envolvido no projeto.

Masdar City, em Abu Dhabi: exemplo de que é possível inovar sem abdicar do concreto

Estima-se que a construção de Masdar City consuma 2 milhões de m³de concreto. Para se chegar à pegada ideal de carbono do material, foram testados treze tipos de misturas, onde o cimento recebeu alto volume de escórias de alto forno, variando de 50% a 80%. A escolha recaiu sobre um composto que usa 30% de escórias e 30% de cinzas volantes, com resistência à compressão de 40 MPa e pegada de carbono de 154 kg/m3. “O objetivo é ter um concreto que permita resfriar a cidade. Em Abu Dhabi, a temperatura média é de 39°C com sensação térmica de 52°C. Em Masdar, a sensação térmica será menor que a marcada pelos termômetros”, revela Edson Yabiku.

Cidade sustentável

É curioso como surgiu o projeto para construir a cidade de Masdar. Em 2006, o governo dos Emirados Árabes recebeu um relatório que apontava para o alto índice de cidadãos com diabetes. O sedentarismo da população, motivado pelo uso excessivo de carros, motivou o investimento em uma cidade sustentável, onde a prioridade seria o pedestre. “O projeto, que começou a ser concebido em 2006, levou três anos para ficar pronto. Em Mazda, tudo poderá ser feito a pé. A entrada de carros será proibida”, explica Yabiku. O distrito de seis quilômetros quadrados ainda está em construção e será finalizado em 2015, ao custo de US$ 22 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões).

Edson Yabiku e David Sim disseram na palestra no ENINC – evento que também comemorou os 70 anos de fundação do SindusCon-PR – que Curitiba inspirou conceitos aplicados em Mazda. Uma das ideias é a Rua das Flores. “Em Mazda também haverá ruas das flores, inspiradas em Curitiba. A cidade aqui é exemplar, limpa. Há um forte uso do transporte público, com baixo consumo de gasolina se comparada a outras. Isso nos inspirou a emprestar boas práticas para usar em nossos projetos”, completa Yabiku. A dupla também atuou recentemente na revitalização da Trafalgar Square, em Londres.

Entrevistados
Arquiteto Edson Yabiku e urbanista David Sim, sócios do escritório londrino Foster & Partners
Contato: info@fosterandpartners.com

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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