Elétrica comemora 10 anos sem acidentes
Treinamento, conscientização e empenho pessoal fizeram com que os Índices permanecessem zerados por tanto tempo
Treinamento, conscientização e empenho pessoal fizeram com que os Índices permanecessem zerados por tanto tempo
Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação
Os últimos 10 anos foram de muito aprendizado e desafio diário para os funcionários da Manutenção Elétrica da Itambé. Desde 18 de agosto de 1998 que nenhum deles se envolve em acidentes de trabalho. “Esta comemoração não é apenas nossa, mas da empresa inteira, que conseguiu mudar seu padrão de segurança e disseminá-lo para todos os departamentos”, avalia Dionísio da Veiga Neto, Gerente da Elétrica.
Além de todos os investimentos em segurança feitos pela empresa, para Dionísio uma coisa que tem ajudado bastante são as reuniões diárias de segurança, durante as quais são lidos os relatórios de todos os trabalhos realizados no dia anterior. “Nesses momentos sempre aparecem comentários sobre segurança. No DDS, realizado às terças e quintas-feiras, sempre um funcionário é escolhido para trazer um assunto que será discutido com o restante do grupo”, explica. Essas informações podem ser sobre saúde, meio ambiente ou segurança, tanto no trabalho quanto em outro lugar.
Com os melhores índices de segurança na história da Itambé, é interessante ver o cuidado que um colega tem com o outro. Antonio Carlos Valomin, que trabalha na Elétrica há 18 anos, conta que dia desses foi repreendido por um colega bem mais novo por estar em atitude insegura. “Foram essa cumplicidade, companheirismo e policiamento que nos fizeram chegar à marca de 10 anos”, lembra. Carlos Roberto de Brito, na Itambé há 14 anos, concorda: “como sou um dos mais antigos na Elétrica, acompanhei toda essa transição no departamento. É importante essa consciência do pessoal mais novo, pois, às vezes, os mais antigos ainda carregam alguns vícios que não cabem mais na nossa rotina diária”. E é justamente esta união que colabora com os resultados.
Há apenas alguns dias Alan Fábio Iavolski se juntou ao grupo, mas já faz coro para os colegas: “estou entrando numa época importante e quero fazer a minha parte para essa marca crescer”, opina. Para Mauro Bugmann, na Elétrica há seis anos, mais importante que comemorar é a postura a ser adotada daqui pra frente. “Claro que esta marca é importante, mas temos que nos atentar aos detalhes do dia-a-dia. Mesmo quando o risco não é grande, é o detalhe que faz a diferença. Se amanhã acontecer algum acidente, esse recorde acaba”. Isola. Bate na madeira três vezes!
O pessoal da Segurança do trabalho também comemora o índice com a Elétrica. Ronaldo Bicalho destaca que segurança é sempre uma conquista diária. “Nós que acompanhamos, também ficamos felizes”, diz. Amilton Kuraz complementa: “embora a atividade seja extremamente perigosa, percebemos que sabem o que estão fazendo. Esta é uma equipe madura e consciente”, finaliza.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.