Curso sobre pavimento de concreto ensina métodos a profissionais da área
Parceria entre ABCP e Daer-RS reuniu 68 inscritos interessados em atuar no segmento
A partir de uma demanda do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer-RS), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) realizou na última sexta-feira (2) o curso “Dimensionamento de Pavimentos de Concreto: Da Teoria à Aplicação”.
Projetado para engenheiros que desejam dominar as técnicas mais avançadas e atualizadas desse segmento, o curso foi ministrado por Fernão Nonemacher Dias Paes Leme, especialista em pavimentação da ABCP, e atendeu aos engenheiros do próprio Daer e também aos interessados de forma geral. A programação incluiu temas como viabilidade econômica, métodos utilizados (como AASHTO 93, ASSHTO 98 e PCA 84, adotado pelo Dnit), PavementDesigner, parâmetros para o dimensionamento e comportamento estrutural.
O engenheiro civil Alex Maschio, gerente da regional Sul da ABCP, diz que “os profissionais que saírem do curso vão ter total possibilidade de dimensionar pavimentos rígidos, tanto para estudos quanto para projetos executivos“. Foram 68 inscritos, que puderam aplicar os conceitos aprendidos em situações reais e desenvolver habilidades práticas, aprimorando seus conhecimentos em um campo de alta demanda no mercado.
Maschio ressalta o fato de que a utilização do pavimento rígido vem aumentando de forma substancial no Brasil. “Isso muito em função de alguns fatores. Tem aqueles fatores mais tradicionais, como durabilidade, pouca manutenção, a parte de sustentabilidade, mas o que mais está contribuindo para esse crescimento significativo no Brasil é a questão do custo. O [preço do] asfalto subiu muito nos últimos anos, e isso possibilitou uma melhoria da condição de competitividade do pavimento de concreto”, explica.
“Como a gente não teve, ao longo dos anos, uma preparação dos profissionais, já que são muito raras as universidades que têm curso de pavimento de concreto, que têm disciplina de pavimento de concreto, eles não conhecem os métodos de cálculo e nem os procedimentos de execução – e acabam não entrando a fundo no assunto”, afirma Maschio. “E o papel da ABCP é justamente levar isso para o mercado. Então o propósito principal desse curso é levar informações e preparar profissionais para atuar no segmento de pavimento rígido.”
Ainda sobre o aumento na utilização de pavimento de concreto no país, o gerente da ABCP dá exemplos de valores que fazem a diferença na hora da escolha. “Em rodovias de tráfego pesado, por exemplo, o pavimento rígido pode custar por volta de 20% a 30% mais barato, isso em custo inicial. Se a gente colocar a longo prazo, vai sair quase 100% mais barato do que um pavimento asfáltico convencional”, avalia.
“Em um pavimento mais leve, em uma via urbana, o pavimento rígido pode custar entre 10% e 20% mais barato em custo inicial, ou seja, está muito competitivo. Então não tem por que não ter esse crescimento. E que está acontecendo, está se efetivando.”
Fonte
Alex Maschio, gerente da regional Sul da ABCP
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/03/2025
Estaleiro desponta como novo refúgio de alto luxo em Santa Catarina com empreendimentos de luxo e alta valorização
Tendência de moradias de alto padrão em locais preservados e sustentáveis segue forte. Crédito: Divulgação/TECH 4D Santa Catarina se consolidou como um dos destinos mais…
19/03/2025
Simulação de Monte Carlo: técnica matemática permite previsão precisa de riscos e otimiza tomada de decisões no setor
Tendência é de que essa metodologia torne-se padrão em todos os grandes projetos.Divulgação/TECH 4D A gestão eficiente de projetos de infraestrutura depende de previsões…
19/03/2025
Vendas de cimento fecham 2024 em alta com crescimento de 3,9% e prevê expectativas otimistas para 2025
A projeção para 2025 é de um crescimento mais modesto, estimado em cerca de 1%, segundo o SNIC. “Apesar das incertezas fiscais e do impacto da taxa Selic sobre os financiamentos,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
