CT Paralímpico une melhores conceitos de mobilidade
Construções pré-fabricadas permitem atender atletas de 15 modalidades, os quais representarão o Brasil nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro
Construções pré-fabricadas permitem atender atletas de 15 modalidades, os quais representarão o Brasil nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro
Por: Altair Santos
Os melhores atletas paralímpicos do Brasil ganham até o final de 2015 um completo centro de treinamentos, a fim de intensificar os preparativos para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro. A área construída de 94 mil m² vai atender 15 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado. O complexo é uma referência mundial, pois une os melhores conceitos de mobilidade para pessoas com necessidades especiais.
Projetado pela LM+Gets e executado pela BF Construtora, a obra é dividida em cinco setores. O primeiro engloba a recepção principal, as garagens e as quadras de tênis em cadeira de rodas. O segundo é destinado ao treinamento de vôlei, basquete, rúgbi e futebol de 5, enquanto o terceiro é o do parque aquático. No setor 4, fica o ginásio, onde será praticado judô, esgrima, bocha, golbol, tênis de mesa e futebol de 7. Já no setor 5 ficará o centro de pesquisa e medicina do esporte, áreas de fitness e de ensino, além de uma pista de atletismo.
Para atender os paratletas, não existem escadas no centro de treinamentos. Os acessos são por rampas e elevadores, e cumprem a ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, vias públicas e sistemas de transporte coletivo. O projeto é da LM+Gets, especializada em construções hospitalares e em ambientes de alta complexidade. Já a execução da obra está a cargo da GBF Construtora, que considera o empreendimento um legado para os portadores de necessidades especiais. Após os jogos paralímpicos, o CT será transformado em um centro de pesquisa e de reabilitação.
Estruturas pré-fabricadas
Com 97% das obras concluídas, o CT Paralímpico, localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na cidade de São Paulo, é uma parceria entre governo do estado de São Paulo e governo federal. O local será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e tem a pretensão de ser um dos quatro melhores do mundo. Só Ucrânia, China e Coreia do Sul têm estruturas semelhantes. O centro agrupará treinamento de paratletas de alto nível, formação de técnicos, árbitros e gestores, desenvolvimento das ciências do esporte e atuação interdisciplinar em medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, biomecânica, nutrição e metodologias do treinamento.
Literalmente, o que sustenta toda essa estrutura é o concreto. Elementos pré-fabricados, por exemplo, dão apoio à pista de atletismo, assim como as instalações esportivas indoor e outdoor. Os sistemas construtivos à base de pré-moldados permitiram também erguer uma área residencial composta por alojamentos para 280 pessoas, refeitório e lavanderia, além de um centro de medicina e ciências do esporte, incluindo academia, vestiários e outros espaços de apoio. O volume de concreto usado na obra ultrapassa os 150 mil m³. O custo do empreendimento é de R$ 288,700 milhões.
Entrevistados
Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo (via assessoria de imprensa)
Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) (via assessoria de imprensa)
Contatos:
imprensa@sedpcd.sp.gov.br
imprensa@cpb.org.br
Crédito Foto: Divulgação/Brasil2016.gov.br/CPB
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.