Contorno de Florianópolis acelera obras para concluí-las até 2024
Complexo viário tem 34,5 quilômetros com construções avançadas e 14,2 quilômetros em início de execução
Um dos principais complexos viários urbanos em construção no Brasil, o Contorno de Florianópolis já sofreu uma série de atrasos. Porém, acordo recente definiu que as obras devem ser concluídas até 2024. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a concessionária Arteris e o consórcio de empresas responsáveis pela execução do projeto voltaram a assinar recentemente um compromisso de execução da engenharia dentro do prazo estabelecido.
O contorno terá quase 50 quilômetros, dos quais 34,5 quilômetros já estão em obras. O objetivo é desviar o tráfego pesado do eixo da BR-101 que margeia Florianópolis e os municípios próximos da capital catarinense. O projeto é um dos mais modernos do país, em termos de concepção rodoviária. Prevê o deslocamento dos veículos em traçado sem curvas de grande intensidade e suprime subidas e descidas acentuadas. Para que isso se materialize, o projeto terá uma série de obras de artes especiais. Entre elas, 6 trevos, 7 pontes, 20 passagens de desnível e 4 túneis. O tempo para percorrer o contorno é estimado em 38 minutos.
Outros 14,2 quilômetros foram destravados apenas no final de 2020, com a autorização da ANTT. A assinatura da ordem de serviço ocorreu em 11 de janeiro de 2021. As obras iniciaram em março. “Foi com imensa satisfação que recebemos a autorização governamental que abre caminho para o início das obras no trecho sul do contorno (última etapa da obra)”, ressalta Andre Dorf, presidente da Arteris. Atualmente, trata-se da maior obra de infraestrutura de Santa Catarina, com investimento estimado de 3 bilhões e 700 milhões de reais.
Novo trecho vai desviar 18 mil veículos pesados por dia da região da capital catarinense
A demora na assinatura da autorização para as obras no trecho sul se deu por causa da necessidade de um reequilíbrio econômico-financeiro e por questões socioambientais. Foi necessária a adaptação do projeto original à atual realidade da região metropolitana de Florianópolis, cujo crescimento da área urbana demandou alteração no traçado do contorno. Quando o complexo viário estiver concluído, a engenharia de trânsito projeta desviar 18 mil veículos pesados por dia da região que engloba a capital catarinense e os munícipios do entorno. A economia de tempo de viagem é calculada em 1h22min.
Atualmente, a obra emprega 3 mil e 200 trabalhadores. O canteiro de obras já foi instalado, utilizando contêineres customizados. O foco agora está na construção dos caminhos de serviço na região de Palhoça-SC, a fim de permitir acesso aos emboques dos túneis. Também ocorrem detonações de rochas no município de Biguaçu-SC, o que exigiu a evacuação de casas e estabelecimentos comerciais durante o período de realização da atividade. Os moradores puderam retornar para suas residências após a ação.
Outra medida envolve a supressão vegetal e da fauna nas áreas em obra. Trata-se da remoção de árvores e plantas nativas da região, além da coleta de sementes e mudas, para que possam ser transplantadas em outro local. A preservação do equilíbrio ecológico também envolve equipes de resgate de fauna. Elas buscam ninhos e abrigos de espécies animais, principalmente répteis, a fim de transportá-los com segurança para fora do espaço em que acontecem as obras.
Veja vídeo sobre a evolução das obras no Contorno de Florianópolis
Entrevistado
Concessionária Arteris (via assessoria de imprensa)
Contatos
arteris@rpmacomunicacao.com.br
www.contornodeflorianopolis.com.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
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