Construsul reúne mais de 300 expositores em Porto Alegre

Evento apresenta inovações, tecnologias e soluções no setor da construção civil

Entre os dias 22 e 25 de julho, foi realizada a 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção, em Porto Alegre (RS). Durante os quatro dias de evento, mais de 300 empresas apresentarão inovações, tecnologias e soluções voltadas ao setor, com foco em networking, atualização profissional e relacionamento com o mercado.

“A feira tem uma abrangência muito interessante e um porte expressivo, reunindo muitos expositores”, destaca Rômulo Parizotto Machado, gerente comercial da Cimento Itambé. “Nossos clientes relataram um volume significativo de visitas, de todo o estado do Rio Grande do Sul e, inclusive, de Santa Catarina, estado vizinho.”

A feira teve ótima movimentação, com público do RS e de SC, destaca Rômulo Parizotto Machado.
Crédito: Divulgação

Rômulo também chama atenção para a diversidade de soluções apresentadas. “Na Construsul, é possível encontrar soluções para todas as etapas e tipos de obras da construção civil, observa.

Para ele, o evento é uma excelente oportunidade de relacionamento com o mercado. “As empresas com quem conversei receberam muitos clientes, criaram novas conexões e desenvolveram várias oportunidades. O movimento foi intenso, com grande fluxo de visitantes. É um momento estratégico para atrair novos negócios.”

Além do networking, outro destaque foram os lançamentos e inovações apresentados pelas empresas. Confira a seguir algumas das novidades levadas à feira:

Celucon

De acordo com Rômulo, a empresa fez demonstrações do sistema construtivo com blocos celulares, o que continua sendo inovador para boa parte do público da feira, mesmo sendo um produto presente no mercado brasileiro há mais tempo. “As principais atrações do stand foram a demonstração prática da agilidade e qualidade no levantamento de paredes com os blocos celulares e a competição promovida entre os visitantes de quem conseguiria cortar mais rapidamente um bloco com uso de uma serra manual.”

Cerâmica Kaspary

Construsul trouxe novidades como levantamento de paredes com blocos celulares, painel protendido, telhas de fibrocimento, rejunte para grandes juntas, entre outros.
Crédito: Construsul

Noeli Kaspary Stoffels, da área comercial da Cerâmica Kaspary, conta que esta é o 26° ano que a empresa participa. “Para nós, a participação na feira foi um sucesso. Eu vi a satisfação total dos clientes, o quanto o nosso produto é bom e o quanto faz diferença no mercado”, afirma.

Durante o evento, a empresa lançou o painel protendido. “Com a escassez de mão de obra na construção civil, soluções industrializadas vêm ganhando cada vez mais espaço. É o caso do nosso novo painel protendido, lançado recentemente. Ele possui 1,20 metro de largura e pode ser produzido com até 12 metros de comprimento”, relata Noeli.

O material sai pronto da fábrica e vai direto para a obra, onde a montagem é feita com o auxílio de um guindaste — contratado pelo próprio cliente. “Enviamos também uma pinça especial para facilitar a instalação. O processo é tão ágil que, quando o motorista sai da obra, a estrutura já está praticamente concluída. Basta aplicar o EPS, a malha de ferro e uma camada de concreto para finalizar”, revela Noeli.

Eternit

Para Eder Sá Alves Campos, diretor comercial da Eternit, a Construsul demonstrou a força do mercado de MatCon para economia. “Um fluxo alto de pessoas interessadas no mercado da construção. Muitas marcas fortes presentes valorizando e reconhecendo a força da região sul, em especial do Rio Grande do Sul, para o Brasil. Nós da Eternit, marca da cobertura do brasileiro, indústria com 85 anos de tradição, marcamos presença com foco em reconhecer nossos clientes parceiros e reforçar nosso compromisso de qualidade e presença em todo território nacional”, comenta.

No evento, a Eternit reforçou seu compromisso com a qualidade da telha de fibrocimento. Campos destaca a telha Eternit Imper+, que garante um dos melhores custo-benefícios para soluções de cobertura do mercado.  

“Levamos ainda nossas soluções de placa cimentícia, com destaque para placa piso, bem como nossa linha de produtos para construção a seco. Soluções na qual viemos investindo e seguimos apostando para ser uma indústria provedora com escala, capacidade de customização e alto padrão de qualidade”, afirma.

JR Comercio de Cimento e Concreto LTDA

Roberto Solda Andreetta, sócio fundador da empresa JR Comércio de Cimento e Concreto, destacou que a feira traz o sul do país para dentro dela, com muitas oportunidades para toda a cadeia da construção civil. 

“É uma ótima oportunidade de se tornar mais conhecido na praça, no mercado da região sul onde a gente participa”, pontua.

Na feira, a JR Comércio de Cimento e Concreto apresentou diversas inovações, como as estacas tubulões produzidas por um processo mecanizado e industrializado, que permite atender com agilidade qualquer região do Rio Grande do Sul. Outra novidade foram as telhas térmicas e acústicas, que contribuem tanto para o conforto sonoro quanto para o controle da temperatura nos ambientes.

Tilecol

Para Antonio Carlos Delavi Gama, diretor na Tilecol, o evento é uma oportunidade para realizar campanhas voltadas à ampliação do mix de produtos dentro da própria base. 

Dentre os lançamentos da Tilecol, um dos destaques foi o chapisco desempenado, uma evolução do tradicional chapisco rolado. “Além disso, com a retomada do uso de pedras ornamentais e naturais na construção civil, identificamos uma demanda específica e lançamos o rejunte para grandes juntas, com aplicação em vãos de 20 a 50 milímetros. Hoje, apenas a Tilecol e mais uma marca oferecem esse tipo de produto no mercado nacional”, comenta Gama.

A feira também foi palco de outros lançamentos importantes, como a Super Cola 12, Tecnogum Manta Líquida, Cola 6 Plus, Tecnogum Parede e Bloqueador de Vapor. 

Com a recente inauguração da fábrica da Tilecol no Rio Grande do Sul, a marca criou uma identidade pra mostrar que também está no Rio Grande do Sul e usou uma chamada de Tchêlecol. 

Entrevistados
Rômulo Parizotto Machado, gerente comercial da Cimento Itambé.
Noeli Kaspary Stoffels, da área comercial da Cerâmica Kaspary.
Eder Sá Alves Campos, diretor comercial da Eternit.
Roberto Solda Andreetta, sócio fundador da empresa JR Comercio de Cimento e Concreto LTDA.
Antonio Carlos Delavi Gama, diretor na Tilecol.

Jornalista responsável: 
Marina Pastore – DRT 48378/SP 
Vogg Experience 



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo