Concreto de alto desempenho já é passado

O concreto de pós-reativos atinge altíssima resistência à compressão e está presente em obras renomadas

O concreto de pós-reativos atinge altíssima resistência à compressão e está presente em obras renomadas

Créditos: Engª. Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

A busca constante pela obtenção de concretos mais resistentes resultou no desenvolvimento do Concreto de Ultra-Alto-Desempenho (CUAD), cujo Concreto de Pós Reativos (CPR), é o representante mais estudado e utilizado. Basicamente, a composição deste concreto consiste na mistura de cimento Portland, sílica ativa, pó-de-quartzo, agregado miúdo, microfibras de aço – mais usuais, aditivo superplastificante e água.

Ao observar os materiais constituintes descritos acima, algumas pessoas descordariam em chamar o produto final de concreto, pois em virtude da ausência do agregado graúdo, teoricamente, caracteriza-se como argamassa. A justificativa seria pelo fato do CPR ser um material eminentemente estrutural. Justamente por este motivo, o concreto foi nomeado de “pós reativos”. A palavra “pós” refere-se ao plural de “pó”, pois é a combinação de vários materiais finos. Neste caso, não há relação alguma com reação tardia ou atrasada.

O concreto de alto desempenho pode atingir resistência aproximada de 120 MPa e o concreto de pós reativos geralmente possui resistência à compressão acima de 200 MPa. Fisicamente, o que ocorre é a distribuição granulométrica de forma que o maior grão esteja envolto por partículas menores, que distribuem as tensões. Ou seja, todos os vazios são preenchidos adequadamente.

O resultado deste ultra-alto-desempenho é uma combinação das propriedades:
– Diminuição da porosidade pela utilização de uma distribuição de granulometria extensa, obtida pela combinação dos finos – cimento Portland, sílica ativa, pó-de-quartzo e agregado miúdo;

– Baixíssima relação água/cimento – em torno de 0,15 e 0,2; viabilizada devido ao uso de aditivo superplastificante;

– Diminuição dos problemas de moldagem devido à característica auto-adensável, obtida através da utilização do superplastificante;

– Reforço com microfibras de aço;

– Praticamente não há retração, o que o torna atrativo para uso em concreto protendido. A baixa relação água/cimento e diminuição da porosidade não deixam espaços vazios para a ocorrência das variações volumétricas.

A utilização do CPR permite executar peças esbeltas, leves, com baixo custo de manutenção e maior vida útil, se comparadas ao concreto preparado com materiais convencionais. Este tipo de tecnologia tem sido utilizado na construção de estruturas leves, tabuleiros para pontes, vigas, colunas, pré-fabricados de túneis ou placas de revestimento de fachada e passarelas. Um belo exemplo é a passarela Seonyu, construída na Coréia no ano de 2002. O arco central possui 120 metros de vão, 4,3 metros de largura e 1,30 metros de espessura. Sobre a passarela, há uma placa de concreto de apenas 3 centímetros de espessura.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo