Concreto colorido de alta resistência atrai universidades
Quase 40 escolas de engenharia civil foram mobilizadas para participar de concurso promovido pelo IBRACON
Um concurso cujo protagonista era o concreto colorido de alta resistência (COCAR) mobilizou quase 40 universidades do país. O evento aconteceu dentro da programação do 60º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), em Foz do Iguaçu-PR. A escola de engenharia mais premiada foi o Instituto Mauá de Tecnologia, do estado de São Paulo, que conquistou ouro no concurso COCAR, prata no Concrebol e bronze no Quem sabe faz ao vivo (dosagem de concretos autoadensáveis).
No concurso COCAR, o objetivo era produzir um artefato que alcançasse a maior resistência. O do Instituto Mauá de Tecnologia suportou carga máxima de 403,080 kN (kilonewton). O segundo lugar também ficou com o Instituto Mauá (391,090 kN), enquanto a Universidade Presbiteriana Mackenzie obteve o terceiro lugar (354,310 kN). A equipe vencedora foi coordenada pela professora da disciplina sobre materiais de construção, Heloísa Cristina Fernandes.
Ela explica a importância de participar destes concursos do IBRACON. “Além de conhecimento técnico acerca das propriedades dos materiais, são trabalhadas outras habilidades, como trabalho em equipe, liderança, organização e prazos”, diz. As equipes do Instituto Mauá também foram orientadas pelo professor Fabio Selleio Prado, da área de estruturas. A estratégia envolveu reuniões periódicas, com os alunos produzindo e testando protótipos e modelos ao longo do ano para chegar ao melhor produto.
No concurso Concrebol, o primeiro lugar ficou com o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), também do estado de São Paulo. Para vencer, a equipe tinha que desenvolver uma esfera de concreto com os materiais e as dimensões estabelecidas em regulamento. O objeto, além de resistência, precisava ser capaz de desenvolver uma trajetória retilínea em uma minicancha de futsal e marcar um gol. Apesar da concrebol do Instituto Mauá ter alcançado uma resistência maior (289,16 kN), a esfera da FEI atendeu todos os requisitos com mais equilíbrio.
Concursos envolveram a participação de mais de 700 estudantes
Boa parte das escolas de engenharia que conseguiram bons resultados nos concursos realizados dentro do 60º Congresso Brasileiro do Concreto tem em comum o fato de possuírem laboratórios bem equipados em seus departamentos de engenharia civil. “Escolas com laboratórios dedicados aos alunos conseguem cumprir as atividades exigidas nos concursos acadêmicos e desenvolver projetos e atividades especiais”, relata Heloísa Cristina Fernandes.
Durante os cinco dias do evento do IBRACON foram realizadas cinco competições estudantis, com participação de 700 estudantes de 36 instituições de ensino. Além do COCAR, do Concrebol e do Quem sabe faz ao vivo, aconteceram também o Aparato de Proteção ao Ovo (APO) e o Ousadia e Concreto. Os concursos estudantis são uma tradição que o IBRACON promove desde a sua fundação, em 1972. Na avaliação da diretora de atividades estudantis do instituto, a engenheira Jéssika Pacheco, trata-se de uma ação essencial para que o IBRACON siga cumprindo sua missão.
Entrevistada
Engenheira civil Heloísa Cristina Fernandes, professora da disciplina sobre materiais de construção do Instituto Mauá de Tecnologia
Contato: heloisa.fernandes@maua.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.