Concreto chega à moda e conquista a Europa
Estúdio IVANKA, escritório de design e arquitetura com sede na Hungria, inova com coleções que emprestam aos tecidos e ao couro a textura do concreto
Estúdio IVANKA, escritório de design e arquitetura com sede na Hungria, inova com coleções que emprestam aos tecidos e ao couro a textura do concreto
Por: Altair Santos
Concreto Genezis é o nome da grife que tem sido apresentada em feiras de moda da Europa, a começar pela Paris Fashion Week. Uma pasta de concreto é agregada aos tecidos para criar roupas-conceito, tanto para homens quanto para mulheres. O desenvolvimento do material e o design das confecções foram criados pelo famoso casal de arquitetos húngaros, Katalin Ivanka e Andreas Ivanka. Donos do Estúdio IVANKA, localizado em Budapeste-Hungria, eles fazem do concreto a matéria-prima para produzir peças de decoração, joias, móveis e, agora, roupas. “A ideia de conceituar moda em cima do concreto era um projeto antigo nosso. O desenvolvimento da tecnologia do material permitiu que chegássemos a um concreto autoadensável bem leve, onde as roupas eram mergulhadas e depois moldadas”, explica o casal Ivanka.
Para a Paris Fashion Week, o Estúdio IVANKA desenvolveu também bolsas e relógios para expor no principal evento de moda da Europa. Todos os modelos criados se inspiraram na urbanidade. “Achamos que as roupas femininas deveriam explorar o dualismo da mulher urbana: ao mesmo tempo frágil e ao mesmo tempo dura como o concreto”, define Katalin Ivanka. No caso das peças masculinas, os modelos agregaram couro. Para desenvolver a coleção, foram necessários dois anos. O longo tempo trouxe resultados positivos, principalmente no desenvolvimento de uma massa de concreto antialérgica e que não causa danos à pele humana. Por isso, o Estúdio IVANKA decidiu abrir uma nova ramificação, criando a “Casa do Concreto da Moda”. O objetivo é seguir desenvolvendo coleções e testando a aplicação do concreto nos mais variados tecidos.
Moda para o dia a dia
Clientes para vincular suas grifes aos produtos do casal húngaro Ivanka não faltam. O interesse internacional inclui marcas como Liberty London, Andaz by Hyatt, Oakley, Levi Strauss, Bang & Olufsen e Vodafone, entre outros. O crescimento levou a IVANKA a conceber uma fábrica na região de Budapeste. Transformar uma pequena empresa familiar em uma nova estrutura corporativa profissional abriu as portas para investidores e levou à concepção de um conselho consultivo, formado por um corpo de profissionais de diferentes áreas do conhecimento para dar a assistência significativa à empresa. É isso que faz com que a marca Ivanka seja, hoje, uma das mais valorizadas da Europa. “Essa estrutura nos estimula a criar mais, sempre usando o concreto como nossa matéria-prima”, revela Andreas Ivanka.
Criado em 2002, o Estúdio IVANKA já tem um novo projeto em andamento, depois de conceber moda a partir do concreto: criar instrumentos musicais com o material. A empresa também criou uma grife a base de couro e camurça, que imita a textura do concreto. Neste caso, pigmentos tirados do cimento ajudam a tingir as peças. “A coleção explora os efeitos produzidos pelo concreto, fazendo com que o couro imite essa textura. Diferentemente da coleção-conceito apresentada na Paris Fashion Week, estas peças são projetadas para o uso diário”, diz Katalin Ivanka.
Entrevistados
Arquitetos e designers Katalin Ivanka e Andreas Ivanka, sócios do Estúdio IVANKA (via assessoria de imprensa)
Contatos:
info@ivankaconcrete.com
laszlo.perlaki@ivanka.hu
Crédito Foto: Divulgação/Estádio IVANKA
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/01/2026
Moinho vertical da Cimento Itambé torna-se referência e reforça compromisso do setor com eficiência energética e descarbonização
O desempenho operacional do Moinho Vertical N5 da Cimento Itambé colocou a unidade paranaense em posição de destaque no setor cimenteiro. A empresa recebeu reconhecimento da…
28/01/2026
Por que o desempenho ao fogo ainda limita a aplicação do UHPC?
O Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC, na sigla em inglês) tem ganhado espaço na engenharia estrutural por permitir soluções mais esbeltas, leves e mecanicamente eficientes.…
28/01/2026
Fachadas altas evoluem como sistemas de engenharia e impulsionam a industrialização dos edifícios
As fachadas de edifícios altos atravessam um processo de transformação profunda na construção civil. Impulsionadas pela escassez de mão de obra qualificada, pelo avanço…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.












