Concreto entra em casa pelas mãos do artesanato
Material oferece releitura para objetos de decoração, ganha adesão de arquitetos e também do público fã do “faça você mesmo”
Material oferece releitura para objetos de decoração, ganha adesão de arquitetos e também do público fã do “faça você mesmo”
Por: Altair Santos
Caixas para presente, vasos, casinhas para pets, tampos para mesas, abajures, luminárias, porta-retratos… Esses itens de decoração estão ganhando uma releitura, através do concreto. O uso do material ganha adeptos entre os fãs do “faça você mesmo” (do-it-yourself). As peças criadas usam fôrmas criativas, como as feitas com peças de Lego, e utilizam concreto não-estrutural. São a prova de que a versatilidade dos artefatos à base de cimento ajuda a reinventar objetos.
Esses elementos artesanais vêm ganhando adesão dos arquitetos de interior, por possibilitar várias opções geométricas e por dar novo estilo não somente a peças decorativas, mas a utensílios que são usados no dia a dia de uma casa – incluindo aqueles indispensáveis na cozinha, como escorredores de prato, tampos para pias, suportes para acomodar temperos e banquetas.
Para o designer e arquiteto norte-americano Ben Uyeda, que dissemina a ideia de produzir objetos a partir do concreto, o objetivo é mostrar que a decoração pode ser acessível e sustentável. Professor da Universidade de Northeastern, Uyeda explica que a opção pelo concreto nasceu do desejo de construir objetos que atendessem cinco requisitos básicos: ser acessível, ser durável, ser barato, ser reciclável e ser despojado. “O concreto resume este conjunto de ideias”, afirma.
O designer-arquiteto, que largou um bem-sucedido escritório de arquitetura nos Estados Unidos para se dedicar a esse projeto, avalia que o conceito não é apenas introduzir ideias sobre a aquisição de objetos, mas ensinar a gerenciar recursos. “Mostramos que objetos robustos, feitos a partir de concreto e madeira reciclável podem durar mais e custar mais barato que os artefatos que utilizam plástico, por exemplo”, garante.
Em seus projetos de decoração, Ben Uyeda não para de criar. “Esse é o desafio: sempre ter ideias novas. É também importante deixar claro o conceito artesanal. Quando uso o concreto como base para boa parte dos objetos, quero também passar a mensagem de que aquela criação não vai ficar pronta em minutos ou horas. O resultado vem após dias, semanas. O que quero é inspirar e incentivar as pessoas a criar”, diz.
Ao ensinar a fabricar objetos através de um canal no Youtube batizado de HomeMadeModern, Ben Uyeda passou a integrar um programa global chamado de TEDx. A organização tem como missão a seguinte frase: “Ideias que valem a pena divulgar”. Através de palestras que acontecem em todo o mundo, a TEDx divulga boas práticas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Veja alguns objetos feitos com criatividade e concreto:
www.youtube.com/user/HomeMadeModern
Entrevistado
Designer-arquiteto Ben Uyeda, criador do HomeMadeModern
Contatos
info@homemade-modern.com
@benuyeda
Crédito Fotos: Youtube
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.