Como tirar vantagem profissional do isolamento social

Headhunter sugere que momento seja de reciclagem para quem souber se organizar e aproveitar o tempo extra
9 de abril de 2020

Como tirar vantagem profissional do isolamento social

Como tirar vantagem profissional do isolamento social 1024 640 Cimento Itambé
Em vez de ficar confinado, profissional pode aproveitar período de isolamento social para iniciar uma fase de auto-aperfeiçoamento. Crédito: Getty Images

Em vez de ficar confinado, profissional pode aproveitar período de isolamento social para iniciar uma fase de auto-aperfeiçoamento.
Crédito: Getty Images

O confinamento por causa da pandemia de Coronavírus pode tornar o profissional mais proativo para a empresa, mesmo distante do escritório. O tempo que seria perdido no trânsito, por exemplo, serve para desencadear um brainstorming (tempestade de ideais) para aqueles projetos procrastinados há algum tempo. Segundo Jack Kelly, um dos headhunters (caçador de talentos) mais conhecidos e respeitados do mundo, o momento é de fazer. “Alguns profissionais vão criticar, outros vão lamentar, mas a hora é de fazer. Em vez de desperdiçar o dia em casa com tédio, televisão e comida, opte por um período de auto-aperfeiçoamento”, sugere. 

O especialista define o momento como “uma fase de reciclagem para aquele profissional que souber se organizar diante do caos”. “Use esse tempo extra como um presente. Meu conselho é seguir um caminho mais desafiador e alocar seu tempo para empreendimentos produtivos e significativos”, sugere. Jack Kelly também enxerga o momento como “muito bom” para quem está procurando trabalho ou quer mudar de emprego. “À luz da bagunça atual em que estamos é possível enxergar oportunidades. Inicie uma pesquisa de emprego agressiva. Faça uma lista de empresas nas quais gostaria de trabalhar. Atualize seu currículo, atualize seu perfil do LinkedIn, interaja nas mídias sociais para criar sua marca e ser notado”, recomenda.

O headhunter avalia que se o home office veio para ficar no mercado de trabalho, as entrevistas de emprego online (por vídeo) também devem se tornar padrão. Por isso, ele indica treinar, treinar e treinar. “A entrevista por vídeo está se tornando a opção preferida. Treine até se sentir confortável. Grave você mesmo seus vídeos e descubra como melhorar o visual, a dicção e a argumentação. Tempo não irá faltar nesta quarentena. Com certeza, quando for chamado para esse tipo de entrevista estará preparado para enfrentá-la, desde que tenha treinado”, alerta. 

Leia livros, ouça podcasts e assista vídeos sobre seu campo de atuação 

Para todos os profissionais, Jack Kelly ainda recomenda usar o tempo extra proporcionado pela quarentena para adquirir conhecimento em sua área. “Baixe e leia livros. Se não gosta de ler, há vários ótimos podcasts e vídeos do YouTube que podem ajudar a se auto-aperfeiçoar, aprendendo sobre novos tópicos e mantendo-se a par das novidades em seu campo de atuação. Lembre-se: o ideal é aprender tudo o que for possível sobre a carreira escolhida. Porém, se não estiver satisfeito com sua vida profissional, use o momento para desenvolver uma nova estratégia que o leve a atingir novos objetivos”, diz.   

Por fim, o headhunter ainda destaca que o profissional que enfrenta a quarentena não pode descuidar da saúde e do condicionamento físico. “Mantenha uma rotina de exercícios e cuide da saúde, principalmente por que o vírus se aproveita da baixa imunidade. Pense em como você se sentirá bem ao voltar ao trabalho com a aparência em forma e bem-humorado, enquanto seus colegas de trabalho poderão ter ganhado alguns quilos a mais por terem passado esse período sentados no sofá e tomando sorvete”, conclui.

Entrevistado
Jack Kelly, CEO da WeCruitr – startup de recrutamento recentemente fundada em Nova York. Também é colunista da revista Forbes, onde escreveu o artigo “Como aproveitar ao máximo o tempo gasto no isolamento social” (How to make the most of time spent social distancing) que serviu de fonte para a reportagem.

Contato
twitter.com/wecruitr_io
www.linkedin.com/in/jackkellycsg
Jack@WeCruitr.com

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

9 de abril de 2020

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil