Como solicitar e executar vistorias na construção

Livro apresenta conceitos e práticas sobre vistorias

Livro apresenta conceitos e práticas sobre vistorias

A falta de referências bibliográficas sobre o tema “vistorias” foi o que motivou os engenheiros Flavio Figueiredo, Eduardo M. Burin, Emílio Daniel, Iara C. S. Mourão e Marcio S. Santos a publicarem o livro “Vistorias na Construção Civil – Conceitos e Métodos” lançado este ano pela editora Pini.

A obra apresenta as possibilidades de aplicação e os requisitos que devem ser exigidos nos trabalhos de vistoria, os quais envolvem engenheiros, arquitetos e operadores do mercado imobiliário. “Desta maneira, o livro atende tanto quem precisa contratar a vistoria quanto quem vai executá-la” sugere o engenheiro civil Flavio Figueiredo, co-autor do livro.

Flavio Figueiredo “A vistoria é uma prática preventiva e necessária”
Flavio Figueiredo “A vistoria é uma prática preventiva e necessária”

Quando surge um conflito, entre duas ou mais partes, relacionado a uma obra ou imóvel, é imprescindível reunir todo tipo de informações, documentos e referências para que se possa chegar a um acordo ou solução. Dentre essas referências estão as vistorias.

O desconhecimento sobre o tema leva muitas vezes à banalização desta prática. Para Figueiredo, a vistoria é uma atividade preventiva, porém fundamental. “Contratar o serviço de vistoria é como contratar um seguro: é necessário, mas todos torcem para nunca precisar” compara. Diferente das perícias, a vistoria não tem o objetivo de investigar as causas do problema, apenas constatar a situação de uma obra ou imóvel num determinado momento.

O que são Vistorias?
De maneira geral, o livro explica que as vistorias servem para perpetuar um retrato fiel e verdadeiro do bem vistoriado. Muitas vezes, as vistorias são confundidas, ou resumidas a simples relatórios fotográficos. Porém, o livro deixa claro que as vistorias são constatações técnicas e que as imagens são apenas uma parte do processo que exige uma descrição precisa e detalhada. Em muitos casos, as vistorias necessitam de ensaios tecnológicos, aferição de medidas (como temperatura, fissuras, ruídos), provas de carga entre outros requisitos que dependem fundamentalmente de profissionais experientes e habilitados.

Vistorias podem ser feitas durante todas as etapas da vida de um imóvel. No entanto, no país, as vistorias nas fases de planejamento até a comercialização do imóvel ainda não são praticadas em escala condizente com a da indústria imobiliária, conforme é abordado no livro.

As vistorias na construção civil são indispensáveis pelas diversas particularidades do setor, como a grande quantidade de sistemas, pessoas e empresas envolvidos; a utilização de serviços artesanais; as interações com o meio; a necessidade de conservação e manutenção; etc. Por tudo isso, constata-se que a construção civil tem um grande potencial para gerar conflitos.

“A vistoria é importante, pois pode servir de referência para uma perícia futura, caso haja necessidade”, explica Figueiredo. “E é justamente nessa hora, quando mais se precisa, é que aparecem os problemas de uma vistoria mal feita”. De acordo com ele, as falhas no serviço de vistoria são comuns, e muitos dos erros são decorrentes da falta de conhecimento sobre como solicitar e como executar o serviço.

Exemplos de vistorias
Existem vários tipos de vistoria entre eles o de confrontante de obras; vistorias especiais em obras; vistorias programadas de edificações; vistorias para comercialização de imóveis usados; vistorias para imóveis locados. Além de conter informações sobre cada tipo de vistoria, o livro é repleto de exemplos e casos práticos. Um deles refere-se ao abandono de obra por um empreiteiro. Mediante um Laudo de Vistoria, o construtor pode deixar devidamente documentado até que ponto foi a obra, antes de contratar uma nova empreiteira para finalizar o trabalho.

Outros exemplos referem-se ao nível de complexidade da vistoria, que é variável conforme a necessidade. Antes de tudo é preciso saber o objetivo da vistoria, afinal ela pode ser necessária para constatar o estágio da obra, assim como para verificar o alinhamento dos caixilhos, ou ainda, constatar deficiências na instalação das janelas.

Também é fundamental saber o momento exato de realizar a vistoria. Por exemplo, de nada adianta querer detalhes do posicionamento das armaduras, se a vistoria foi programada para depois da concretagem.

Tópicos abordados no livro:

– Definição de vistorias;
– Requisitos de vistorias;
– Níveis de detalhamento dos trabalhos de vistoria;
– Aplicações das vistorias nas diversas fases de um produto imobiliário;
– Importância das vistorias na solução de conflitos no âmbito da construção civil;
– Casos práticos com as respectivas soluções;
– Diferenças e complementaridades entre vistoria e perícia;
– Diretrizes para a especificação de serviços de vistoria;
– Alguns tipos de vistoria: de confrontantes de obras, especiais em obras, programadas de edificações, para comercialização de imóveis usados e para imóveis locados.

Mais informações
O livro está à venda pela internet no seguinte endereço: http://construcao-engenharia-arquitetura.lojapini.com.br/pini/vitrines/detalhes/Detalhe21758.asp

Contato entrevistado: flaviofigueiredo@consultores.eng.br

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo