Como o Google pode ajudar a vender mais, e quase de graça

Pequeno varejista de materiais de construção tem várias alternativas para atrair clientes via internet e melhorar as vendas, ensina consultor

E-commerce: quem está na internet é visto e tem muito mais oportunidades de engajar o cliente. Crédito: Divulgação
E-commerce: quem está na internet é visto e tem muito mais oportunidades de engajar o cliente. Crédito: Divulgação

Só o fato de marcar a loja de material de construção na ferramenta Google Earth ou no mapa do Google já é capaz de induzir o consumidor do bairro a dar prioridade para uma determinada loja de material de construção ou um pequeno fabricante. Quem garante é o consultor especializado em bens de consumo, Eugênio Foganholo, que na Feicon Batimat 2018 palestrou sobre o novo varejo, onde o e-commerce, a pré-compra pela internet e o marketplace já são realidade. “O varejo pode explorar as facilidades do Google sem custo algum e incluir informações que facilitem a vida dos seus clientes”, diz.

O palestrante ressaltou que o varejo precisa descobrir que é possível agir digitalmente, sem grandes investimentos. “O lojista e o pequeno fabricante precisam mostrar a cara de seu estabelecimento e usar as facilidades do Google – algumas com custo zero -, para incluir informações e ajudar o seu cliente em potencial a localizá-lo”, diz. Foganholo afirma que o mais difícil é dar o primeiro passo. “É muito simples começar a usufruir dos benefícios digitais para vender. É só começar”, completa, afirmando que no mercado da construção civil os instrumentos digitais ainda estão pouco difundidos.

O palestrante exemplifica dizendo que as cinco grandes lojas do varejo centralizam quase 70% das buscas na internet. Já no caso do comércio de material de construção, as cinco maiores redes do país detêm apenas 27% das buscas no Google. “Tem muito mercado para ser explorado no setor. Mesmo para aqueles que não são gigantes existe a oportunidade de usar mais os instrumentos digitais”, afirma. Eugênio Foganholo ensina que uma tática que funciona é a que faz o consumidor comprar na internet e retirar na loja. Outra estratégia é expor o portfólio de produtos em que a loja é mais competitiva. “Não precisa mostrar tudo, mas o que mais vai chamar a atenção do consumidor”, analisa.

Pré-venda pela internet já está consolidada entre os consumidores

Eugênio Foganholo relata que o segmento de material de construção que mais tem explorado o e-commerce é o de ferramentas. Mas ele assegura que o consumidor está cada vez mais procurando produtos na internet, nem que seja para finalizar a compra na loja física. “A pré-compra já está consolidada entre os consumidores. Ele pesquisa na internet, observa quem vende, vê os atributos do produto e também a credibilidade de quem está vendendo. Quem está na internet é visto e tem muito mais oportunidades de engajar o cliente. O que importa é estar na internet”, ressalta.

O consultor ensina que o pequeno varejista de material de construção pode se unir a outros pequenos varejistas e usar a ferramenta conhecida como marketplace, que funciona quase como um shopping center virtual. Ele citou um case ocorrido na Irlanda, onde lojas independentes fizeram uma aliança para realizar compras em conjunto, a fim de negociar preços melhores com os fornecedores e oferecer um mix de produtos pelo e-commerce. “Sozinha, a revenda do varejo não conseguiria promover essas ações, mas a união tornou as lojas que aderiram mais competitivas”, conclui.

Entrevistado
Reportagem com base em palestra realizada na Feicon 2018, concedida pelo consultor especializado em bens de consumo, Eugênio Foganholo

Contato: press@anamaco.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo