Como funciona a moradia por assinatura?
Modelo oferece maior flexibilidade aos moradores e uma oportunidade para empresas expandirem lucros
Já pensou poder alugar um apartamento de forma quase instantânea, sem a necessidade de um fiador ou outras burocracias? É isto que propõe o modelo de moradia por assinatura.
“É uma modalidade que está entre o aluguel e o formato como o Airbnb, que é baseado em diárias. São modelos muito flexíveis, que podem ter duração de uma semana, sem duração fixada e a pessoa pode cancelar a qualquer momento. Essa é a principal característica. Normalmente, é um pacote bastante completo em termos de internet, TV por assinatura, serviços inclusos, limpeza e tantas outras coisas. O tempo mínimo de estadia varia de acordo com cada plataforma”, explica Arthur Igreja, especialista em inovação e tendências.
Para Igreja, as principais diferenças têm a ver com a facilidade. “Normalmente são plataformas que conseguem mediar esses acordos com muita velocidade e essa flexibilidade em relação às variáveis de tempo, contrato, não necessidade de fiador”, pontua Igreja.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 80% dos jovens entre 16 e 24 anos não querem ter casa própria. Ao mesmo tempo, 82 mil imóveis foram lançados em 2021 somente na cidade de São Paulo, segundo dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP). Ainda, nos últimos seis anos, levantamento realizado por pesquisadores da USP, apontou que mais de 250 mil imóveis com até 45 m² foram lançados na capital paulista. Todos estes dados mostram um cenário bastante propício para os imóveis por assinatura.
Público-alvo
Este tipo de empreendimento geralmente é voltado para nômades digitais, pessoas que estão se estabelecendo numa cidade, pessoas que querem passar um tempo em outra cidade, seja para trabalhar, para conhecer o ambiente, para dar uma variada, segundo Igreja. “Ainda, há pessoas que estão eventualmente trabalhando num projeto por um determinado período em uma cidade. Há também pessoas que querem conhecer mais profundamente uma cidade, querem passar mais tempo lá”, afirma Igreja.
Principais vantagens
Do ponto de vista do cliente, ele tem menos burocracia. “Ele consegue ter mais serviços, além de se estabelecer e trocar de lugar com mais velocidade, se ele desejar”, destaca Igreja.
Para a empresa, dependendo de como ela ofertar, ela consegue um rendimento melhor do que ela conseguiria simplesmente alugando o espaço, já que ela deixa o espaço bastante completo. “Pelo fato de numa ponta você não cobrar fiador ou multas excessivas, permite agregar um valor interessante à cobrança”, conclui Igreja.
Entrevistado
Arthur Igreja é palestrante em mais de 150 eventos por ano como o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul. É autor do best-seller sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio” e co-fundador da plataforma AAA Inovação com Ricardo Amorim. Arthur é colunista na Rádio CBN. Possui Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, Corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, certificação executiva em Harvard e Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV.
Contato
Assessoria de imprensa – flaviagavioli@uol.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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