Como a realidade aumentada vem mudando a construção civil?
Ferramenta traz precisão, transparência e produtividade às obras, do planejamento ao pós-entrega.
A realidade aumentada (RA) começa a se consolidar como uma ferramenta estratégica na construção civil, aproximando o digital do canteiro de obras e trazendo ganhos concretos em produtividade, precisão e comunicação. Se antes era vista como recurso futurista, hoje a tecnologia já se integra ao BIM e aos smartphones, permitindo que engenheiros, gestores e clientes visualizem projetos em escala real e tomem decisões mais seguras em todas as etapas, da execução ao pós-obra.
“O conceito de realidade aumentada — a inserção de elementos virtuais no mundo real — ganhou força com a popularização do BIM e dos smartphones. Muitas vezes é confundida com realidade virtual (imersão total por meio de óculos), mas a RA tem a vantagem de trazer o digital para dentro do ambiente físico da obra”, destaca Felipe Toledo Lima, CEO e Founder da Inbuilt S.A.

Crédito: Envato
Vantagens da realidade aumentada nas obras
Segundo Lima, a realidade aumentada possibilita antecipar detalhes críticos antes da obra. “Para análises mais sofisticadas, o uso de hardwares avançados, como iPhones da linha Pro com sensor LiDAR, aumenta a precisão”, explica.
No entanto, de acordo com o CEO da Inbuilt, os maiores ganhos estão na execução e no pós-obra:
• Execução: a RA permite conferência e acompanhamento em tempo real, garantindo que o executado esteja fiel ao projetado. Além disso, nas vistorias de incorporadoras e clientes finais, a tecnologia dá mais transparência e segurança ao processo, reduzindo conflitos.
• Pós-obra: a etapa menos explorada do setor. A RA oferece suporte direto ao manual do proprietário, permitindo que moradores visualizem instalações ocultas (como elétrica e hidráulica) e façam manutenções corretas, prolongando a vida útil da construção.
“A RA aumenta a clareza e o entendimento dos projetos pela equipe de obra, reduzindo erros que normalmente causam atrasos. Com menos retrabalhos, há ganhos diretos em produtividade e cumprimento de prazos. Além disso, ela traz mais confiança nas tomadas de decisão: ao visualizar o projeto em escala real, engenheiros, gestores e clientes têm mais segurança para avançar em cada etapa. Essa combinação de fatores transforma a RA em um aliado estratégico na gestão da obra”, descreve Lima.
Diante desse cenário, CEO da Inbuilt acredita que o principal ganho é a redução de retrabalhos, que impacta diretamente prazos e custos. “Outro ponto fundamental é a didática: com equipes cada vez mais enxutas e profissionais menos experientes em leitura de projetos, a RA simplifica a compreensão das informações técnicas. Além disso, a RA ajuda a demonstrar valor ao cliente. Incorporadoras que investem em BIM e tecnologia podem mostrar, de forma tangível, os benefícios desses investimentos, fortalecendo sua imagem e aumentando a satisfação do comprador”, pontua.

Crédito: Inbuilt S.A.
Integração com o BIM
Qualquer modelo BIM pode ser convertido em realidade aumentada. O desafio está no peso dos arquivos — quanto mais detalhados, mais difícil para celulares processarem, segundo Lima. “Óculos de RA oferecem melhor desempenho, mas ainda são caros e pouco utilizados. Para superar isso, a Inbuilt desenvolveu um sistema próprio que otimiza e desserializa modelos, permitindo que o uso em smartphones seja fluido e acessível”, exemplifica.
Ao mesmo tempo, Lima também vê o BIM como uma barreira para adoção da realidade aumentada. “Hoje, ela é mais comum em arquitetura do que em engenharia. A segunda é a percepção de valor: muitos ainda enxergam a RA como algo secundário, e não como ferramenta estratégica. Por fim, há a baixa divulgação prática: o setor precisa de mais exemplos concretos para reconhecer a RA como solução de primeira ordem”, opina.
Futuro da realidade aumentada no Brasil
Na opinião de Lima, o futuro da realidade aumentada é muito promissor. “O Brasil historicamente demorou a incorporar novas tecnologias devido à abundância de mão de obra barata, mas esse cenário está mudando. A escassez de mão de obra qualificada está acelerando a busca por métodos mais inteligentes e industrializados de construção. Assim como aconteceu em países desenvolvidos, a industrialização da construção será inevitável aqui nos próximos anos. Com isso, o BIM vai se consolidar como padrão, e a realidade aumentada será um complemento natural e indispensável para trazer eficiência, sustentabilidade e competitividade ao setor de concreto e infraestrutura”, conclui.
Entrevistado
Felipe Toledo Lima é CEO e Founder da Inbuilt S.A.
Contato
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
11/09/2025
Duplicação da PR-412 em Matinhos promete transformar mobilidade no litoral do Paraná
A PR-412, no trecho entre Matinhos e Pontal do Paraná, está passando por uma das maiores intervenções de infraestrutura viária do litoral paranaense. A obra, orçada em R$ 274…
11/09/2025
Mulheres lideram decisões de compra no mercado imobiliário e leva setor a repensar projetos e estratégias de venda
O Anuário DataZAP 2024 mostrou que 52% dos compradores que pesquisaram imóveis online no Brasil eram mulheres. A maioria delas pertence à geração X, entre 41 e 60 anos, com renda…
11/09/2025
Pesquisadores usam borra de café para substituir areia em concreto
Já pensou em utilizar café no lugar de areia para fazer concreto? A ideia veio de Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), que estão apostando nessa…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
