Com investimento de R$ 150 milhões, rodovia do DF será toda reconstruída com concreto
Obras na Epig preveem pavimentação das seis faixas da via, construção de viadutos e corredor para ônibus
Começaram em janeiro as obras de requalificação da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), no Distrito Federal, que substituirá o asfalto por concreto em toda a sua extensão – são três faixas de rolamento em cada sentido, alcançando 12 km.
A iniciativa surgiu após o projeto de modernização da Via Estrutural, outra importante rodovia do DF, que também recebeu pavimentação rígida. A obra foi concluída no final de 2023 e beneficia os cerca de 100 mil motoristas que passam por lá todos os dias. Ao todo, o Distrito Federal pretende implementar 242 km de pavimento de concreto em suas vias, com investimento de aproximadamente R$ 400 milhões.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Obras do DF, as obras de requalificação da via Epig preveem, além de pavimentação em concreto, a implantação de faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT, a construção de nove viadutos, estações BRT, passagens para pedestres e ciclovias. Por questões de logística e segurança, as obras serão realizadas em seis trechos.
“Antigamente, o custo do pavimento em concreto era bastante elevado em comparação com o pavimento asfáltico. No entanto, nos últimos anos, esses valores se equipararam, tornando o uso do pavimento rígido, especialmente nas vias com tráfego elevado de veículos pesados, mais vantajoso“, explica Luciano Carvalho, Secretário de Obras. “Além disso, estudos apontam que o pavimento rígido tem durabilidade mínima de cerca de 15 anos, reduzindo significativamente os gastos com manutenção.”
Segundo o Secretário, em um primeiro momento, a intenção era de que o pavimento asfáltico da Epig fosse recuperado, mas, após estudos elaborados pelo consórcio responsável pela obra, entendeu-se que seria mais eficiente e econômico a troca do atual pavimento por concreto, usando a metodologia construtiva conhecida como whitetopping.
“O Distrito Federal é uma das primeiras unidades da federação a adotar o pavimento rígido em algumas das principais vias da cidade. Entendemos que essa será uma tônica nacional, especialmente nas vias com alto tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões”, avalia Luciano Carvalho.
A Secretaria de Obras acrescenta, ainda, que a obra da Epig faz parte do corredor Eixo-Oeste, que prevê a construção de 38,7 km de corredor de ônibus BRT, do Sol Nascente ao Eixo Monumental e ao Terminal Asa Sul – e que todo ele será executado em concreto.
Seis trechos das obras na Epig
O primeiro trecho abrange a implantação de corredor BRT, a construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano. Apenas as obras do trecho 1 estão em andamento neste momento.
O segundo trecho, localizado no intervalo entre a interseção Epig/ESPM e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, prevê a implantação do corredor BRT e a construção de três viadutos, além de instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
O terceiro trecho está concluído e consistiu na construção de viaduto na interseção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade.
A quarta etapa será executada no intervalo entre a interseção Epig/Sudoeste/Parque da Cidade e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e consiste na implantação do corredor BRT, na construção de dois novos viadutos e na implantação de duas passarelas subterrâneas para pedestres, além de instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
O quinto trecho da obra prevê, entre outros serviços, a construção de um viaduto, implantação do corredor BRT e ciclovias, além de obras de drenagem, pavimentação e paisagismo.
O sexto e último trecho estabelece a readequação do sistema viário para duplicação da via e implantação de estacionamentos públicos, além de obras de drenagem, pavimentação e implantação de ciclovias.
Fontes
Luciano Carvalho, Secretário de Obras
Secretaria de Obras do Distrito Federal
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.