China utiliza inteligência artificial e impressão 3D para construir hidrelétrica
Obra promete ser a estrutura mais alta do mundo construída usando processos de impressão 3D

Crédito: Envato
A China anunciou recentemente a construção da barragem hidrelétrica de Yangqu, utilizando inteligência artificial, robôs de construção, impressão 3D e zero trabalho humano. Localizada no Planalto Tibetano, no sudoeste da China, a previsão é que esta obra seja concluída em 2025 e tenha uma altura de 180 metros.
Após sua finalização, deverá gerar aproximadamente 5 bilhões de quilowatts-hora por ano de energia elétrica. Para se ter uma noção, a usina de Itaipu produziu 76,38 bilhões de quilowatts-hora em 2020. Ainda, esta será a primeira usina hidrelétrica do mundo a ser totalmente construída sem qualquer tipo de mão de obra humana. Além disso, este projeto provavelmente será a estrutura mais alta do mundo construída usando processos de impressão 3D. O recorde atual é de um prédio de escritórios de dois andares em Dubai, com 6 metros de altura.
Como funcionará a obra de Yangqu?
Em Yangqu, um sistema central de inteligência artificial será usado para supervisionar uma enorme linha de montagem automatizada. Ela começa com uma frota de caminhões não-tripulados usados para transportar materiais de construção para partes do local de trabalho.
Assim que os materiais chegam, escavadeiras e pavimentadoras não-tripuladas os transformam em uma camada da barragem. Em seguida, rolos equipados com sensores ajudarão a pressionar cada camada para que se tornem firmes e duráveis. Quando uma camada estiver concluída, os robôs enviarão informações sobre o estado da construção de volta ao sistema de IA.
“Sobretudo, o sistema de IA e seu exército de robôs ajudarão a eliminar erros humanos, como quando os operadores de rolos não seguem uma linha reta ou quando os motoristas de caminhão entregam materiais no local errado. O sistema também permitirá que o trabalho no local progrida continuamente sem preocupações de segurança para os trabalhadores humanos”, afirma Liu Tianyun, professor de engenharia da Universidade de Tsinghua e autor principal do estudo “3D printing of large filled construction projects” (Impressão 3D de grandes projetos de construção).
No entanto, a mineração do material de construção ainda terá que ser feita manualmente.
Inspiração para outros projetos
De acordo com Tianyun, essa tecnologia inovadora de impressão 3D combinada com o uso de inteligência artificial também poderá ser empregada em diversos outros projetos de infraestrutura, como na construção de aeroportos, estádios e estradas.
Fonte
Liu Tianyun é professor de engenharia da Universidade de Tsinghua e autor principal do estudo “3D printing of large filled construction projects”.
Contato
liuty@tsinghua.edu.cn
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
14/01/2026
Industrialização avança na construção e se consolida como diferencial competitivo
A industrialização da construção civil deixou de ser uma aposta de nicho para se tornar uma estratégia cada vez mais presente nas incorporadoras e construtoras brasileiras.…
14/01/2026
Mercado do cimento projeta crescimento moderado em 2026, sustentado por programas habitacionais, infraestrutura e saneamento
O mercado brasileiro de cimento chega a 2026 com expectativas de expansão, ainda que em ritmo mais moderado do que o observado nos últimos dois anos. De acordo com dados do…
14/01/2026
Infraestrutura catarinense exige R$ 57 bilhões em investimentos até 2029
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) avalia que o estado precisará investir R$ 57 bilhões entre 2026 e 2029 para que sua infraestrutura de transportes consiga…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









