CBIC mantém projeção de crescimento de 2,3% do PIB para 2025 e indicadores do primeiro trimestre mostram resiliência do setor
Introdução de novo segmento no programa Minha Casa, Minha Vida dá fôlego para novos lançamentos

Crédito: Envato
A construção civil brasileira começou o ano com sinais claros de resiliência. Embora o PIB do setor tenha apresentado uma leve retração de 0,5% no primeiro trimestre, a atividade segue em ritmo consistente, amparada por fundamentos sólidos e boas expectativas para os próximos meses. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mantém sua projeção de crescimento de 2,3% para o setor em 2025, mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador.
De acordo com o presidente da CBIC, Renato Correia, os números indicam uma fase de acomodação após ciclos intensos de expansão. “O setor está ajustando seu ritmo, mas segue robusto. A retomada de programas habitacionais e os investimentos públicos em infraestrutura devem impulsionar ainda mais a atividade nos próximos trimestres”, avalia.
No 1º trimestre de 2025 o saldo de novas vagas criadas (654.503) sofreu redução de 9,84% em relação a igual período do ano anterior (725.973). Embora esse número seja um pouco menor do que o registrado em igual período de 2024, permanece acima dos resultados observados em 2022 e 2023, reflexo da continuidade das obras e do bom desempenho dos lançamentos no ano passado. “É um dado que mostra vitalidade e comprova que as obras continuam em andamento, movimentando a economia e gerando oportunidades”, destaca a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.
Venda de cimento em alta
O consumo de insumos típicos da construção também apresentou desempenho positivo. Em janeiro e fevereiro deste ano, a produção industrial desses materiais cresceu 4,9% em relação ao mesmo período de 2024. O comércio varejista de materiais de construção também cresceu: alta de 6,7% nos dois primeiros meses de 2025 em relação a iguais meses de 2024.
O volume de cimento vendido também reforça esse cenário: foram 15,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre, um crescimento de quase 6% na comparação anual. A expectativa do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) é de estabilidade com leve crescimento até o final do ano.
Em março, na comparação com igual mês de 2024, observou-se incremento de 5,2%. O aumento de lançamentos em 2024 e também o mercado de trabalho aquecido ajudam a explicar esse resultado. Porém, apesar dos resultados positivos, o SNIC projeta crescimento entre 1% e 1,5% em 2025 em relação ao ano anterior em virtude do desempenho da economia, investimentos em habitação e infraestrutura e política monetária.
Setor imobiliário registra vendas aquecidas e estoques em baixa
Outro sinal positivo veio do mercado imobiliário. As vendas de apartamentos novos aumentaram 17% no primeiro trimestre, mesmo com uma queda de 7% nos lançamentos. O desempenho das vendas reforça a confiança do consumidor e evidencia o potencial de recuperação contínua do setor.
Com a redução dos estoques, novas oportunidades de lançamentos devem surgir ao longo de 2025, especialmente com o estímulo do programa Minha Casa, Minha Vida. A criação da Faixa 4 no programa habitacional federal trouxe novo ânimo ao segmento. O novo programa oferece financiamento com juros subsidiados para famílias com renda mensal de R$ 8 mil até R$ 12 mil. A medida deve contribuir para ampliar o acesso à moradia e dinamizar o mercado, especialmente nas regiões metropolitanas.
Empresariado mantém confiança positiva
A confiança dos empresários, apesar de estar levemente abaixo da linha neutra dos 50 pontos, mantém viés positivo. Os indicadores de expectativa para novos empreendimentos, compras de insumos e número de empregados permanecem acima desse patamar, apontando que o setor aposta em uma retomada mais intensa a partir do segundo semestre.
A construção civil segue como um pilar estratégico da economia brasileira. Responsável por 6,18% de todos os empregos formais do país e com protagonismo em grandes centros urbanos e projetos de infraestrutura, o setor mostra que está preparado para enfrentar os desafios do ano e continuar avançando.
Fontes
Ieda Vasconcelos é economista da CBIC.
Renato Correa é presidente da CBIC.
Contato
ascom@cbic.org.br (Assessoria de Imprensa)
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
14/05/2025
Carros elétricos demandam infraestrutura em empreendimentos e Brasil caminha para implantar normas para carregamento em garagens
Eletromobilidade é uma realidade irreversível e cabe à construção civil se preparar para esse novo cenárioCrédito: Envato O avanço dos veículos elétricos no Brasil tem…
14/05/2025
O que faz um imóvel valorizar?
Curitiba foi a capital com maior alta nos preços de imóveis residenciais do Brasil em 2024.Crédito: Envato Em 2024, as vendas de imóveis novos no Brasil aumentaram 11,8% em…
14/05/2025
“São Paulo pra Toda Obra” terá mais de 1.500 obras públicas e privadas
SP pra Toda Obra prevê intervenções em 22,3 mil quilômetros de vias.Crédito: Pablo Jacob/Governo de SP (enviada pela assessoria) O Governo de São Paulo apresentou em abril o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
