Carros elétricos demandam infraestrutura em empreendimentos e Brasil caminha para implantar normas para carregamento em garagens
Normatização traz previsibilidade, reduz riscos e viabiliza a disseminação da eletromobilidade nos projetos urbanos

Crédito: Envato
O avanço dos veículos elétricos no Brasil tem pressionado por uma regulamentação específica para a instalação de pontos de recarga em garagens de edifícios. Até agora, o país opera sem uma norma técnica unificada, o que gera insegurança para construtoras, síndicos e moradores. Agora, esse cenário está prestes a mudar.
“Estamos discutindo uma norma nacional que vai atualizar a regulamentação dos estacionamentos, incluindo a recarga de veículos elétricos. A expectativa é de que ela seja publicada até o início de junho”, afirma Márcio Severine, diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A norma está sendo desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros e outras entidades técnicas, e deve ser aplicada em todo o território nacional.
Segurança e responsabilidade técnica
A elaboração da nova norma leva em conta episódios recentes de incêndios ocorridos durante o carregamento de veículos elétricos. Em São José (SC), em novembro de 2024, um incêndio destruiu parte de uma residência após a combustão de um carro elétrico em recarga. Em Presidente Prudente (SP), um veículo híbrido pegou fogo e danificou a estrutura de uma casa. Ambos os casos levantaram alertas importantes.
“Esses incidentes mostram que o carregamento precisa ocorrer em ambientes preparados, com sistemas de detecção de fumaça, sprinklers automáticos e ventilação mecânica, especialmente em garagens subterrâneas”, alerta Diogo Pellissari Nogaroli, engenheiro civil, especialista em segurança contra incêndio e diretor de operações da Nogaroli Engenharia
Entre os itens obrigatórios discutidos estão: uso de carregadores certificados conforme norma NBR IEC 61851-1, instalações elétricas adequadas à NBR 17019 e emissão de laudo técnico por profissional habilitado.
Impactos diretos na construção civil
Para os novos empreendimentos, a adaptação às futuras normas já é uma realidade em andamento. “Os lançamentos de médio e alto padrão já nascem com infraestrutura para recarga de carros elétricos. Não em todas as vagas, mas sempre com pontos dedicados”, afirma Marcos Kahtalian, vice-presidente do Banco de Dados do SindusCon-PR.
Segundo ele, esse diferencial está se tornando padrão em projetos comerciais e residenciais. Conforme avança o barateamento da tecnologia, a tendência é de que todas as vagas estejam prontas para receber recarga elétrica nos próximos anos.
Desafios para prédios antigos e gestão condominial
A norma também pretende orientar como condomínios existentes podem se adaptar à nova demanda. “Em edifícios mais antigos, será necessário avaliar caso a caso, considerando a capacidade elétrica e o tipo de sistema que será adotado. A instalação exige projeto técnico, ART e profissionais qualificados”, pontua Severine.
A recomendação para esses casos é instalar carregadores com controle de carga, interligados à nuvem, e fazer uso de softwares de balanceamento para gerenciar a distribuição da energia. “A solução caseira de puxar uma extensão da tomada comum é perigosa e pode comprometer a segurança do edifício”, alerta o diretor da ABVE.
Normatização abre caminho para padronização e segurança
A construção da norma traz um ambiente mais seguro para todos os envolvidos: consumidores, construtoras e gestores de condomínio. “Estamos num ponto de transição. A normatização traz previsibilidade, reduz riscos e viabiliza a disseminação da eletromobilidade nos projetos urbanos”, avalia Kahtalian.
Além de garantir segurança técnica, a adequação às normas valoriza os imóveis e amplia o leque de compradores. “Quanto antes os empreendimentos estiverem prontos, mais preparados estarão para o futuro”, assinala Nogaroli.
Tecnologia e valorização caminham juntas
Para o mercado da construção civil, a mobilidade elétrica representa uma oportunidade concreta de inovação. “À medida que os padrões forem consolidados e os custos reduzidos, a tendência é de que todas as vagas contem com essa estrutura. Em poucos anos, esse tipo de instalação será tão natural quanto uma vaga de garagem tradicional”, aposta Kahtalian.
Além da valorização do imóvel, os carros elétricos também contribuem para a redução de ruídos e de emissões nos ambientes internos, trazendo benefícios diretos para a convivência nos condomínios. Como resume Nogaroli: “A eletromobilidade é uma realidade irreversível. Cabe à construção civil se preparar para esse novo cenário com segurança, planejamento e responsabilidade”.
Entrevistados
Márcio Severine é graduado em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas, com MBA pela University of Toronto e com pós-graduação em Comunicação Elétrica pelo Politecnico di Torino. Atualmente, é integrante do Conselho Diretor e diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Marcos Kahtalian é vice-presidente do Banco de Dados do SindusCon-PR.
Diogo Pellissari Nogaroli é engenheiro civil, especialista em segurança contra incêndio, sócio e diretor de operações da Nogaroli Engenharia, sediada em Curitiba. Possui formação em gestão estratégica de negócios e atualmente cursa especialização em segurança contra incêndio pela INBEC.
Contatos
mseverine@mobilitastec.com
marcosk@brain.srv.br
diogo@nogaroli.com
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
14/05/2025
CBIC mantém projeção de crescimento de 2,3% do PIB para 2025 e indicadores do primeiro trimestre mostram resiliência do setor
Vendas de apartamentos novos aumentaram 17% no primeiro trimestreCrédito: Envato A construção civil brasileira começou o ano com sinais claros de resiliência. Embora o PIB do…
14/05/2025
O que faz um imóvel valorizar?
Curitiba foi a capital com maior alta nos preços de imóveis residenciais do Brasil em 2024.Crédito: Envato Em 2024, as vendas de imóveis novos no Brasil aumentaram 11,8% em…
14/05/2025
“São Paulo pra Toda Obra” terá mais de 1.500 obras públicas e privadas
SP pra Toda Obra prevê intervenções em 22,3 mil quilômetros de vias.Crédito: Pablo Jacob/Governo de SP (enviada pela assessoria) O Governo de São Paulo apresentou em abril o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
