Cão-robô vira “melhor amigo” do canteiro de obras
Máquina é usada para realizar levantamento topográfico, controlar estoque e fiscalizar a execução da obra
Spot é o nome do cão-robô desenvolvido pela Boston Dynamics – empresa recentemente vendida para a sul-coreana Hyundai. O equipamento é multitarefas. Entre elas, é capaz de atuar como fiscal de obra. No canteiro, ele é equipado com um scanner a laser 3D, que permite ler a execução dos vários estágios de uma construção e compará-los com os projetos concebidos na plataforma BIM. Se algo estiver em desacordo, o cão-robô sinaliza. A máquina também consegue operar em levantamentos topográficos e na verificação do estoque de materiais de construção dentro do canteiro.
Nos Estados Unidos, a primeira grande obra de infraestrutura a utilizar um conjunto de cães-robôs é o aeroporto de Denver, no Colorado. O terminal passa por ampliação e os equipamentos atuam em 3 frentes: nos levantamentos topográficos, no controle de estoque e no controle de qualidade da execução. Também há máquinas com essas características operando em obras de edifícios. Escritórios de arquitetura e engenharia passaram a usá-las recentemente, e um deles é conhecido globalmente: o britânico Foster+Partners. A principal função do cão-robô da empresa é inspecionar a precisão de execução das obras.
Na pandemia, a empresa fabricante do cão-robô viu as vendas crescerem exponencialmente. Cada máquina custa 75 mil dólares. Com as adaptações para funções específicas dentro da construção civil, seu preço pode chegar a 90 mil dólares, dependendo da tecnologia embarcada. “A máquina pode ser operada no local, através de um joystick, controlada remotamente à distância ou programada para atuar sozinha. “O Spot tem como funcionar depois que todos forem embora, percorrer a obra e armazenar os dados em nuvem para a captura do gerente de projetos”, explica David Burczyk, engenheiro especialista em BIM e construção virtual.
Robótica na construção não vai gerar desemprego, mas mudar perfil do trabalhador
Na ampliação do aeroporto de Denver, o engenheiro de construção virtual da Hensel Phelps Construction – empresa responsável pela obra -, Drew Rebman, elenca as vantagens de utilizar o cão-robô em tempos de pandemia. “Não poderia vir em melhor hora. Seu uso permitiu que a empresa se mantivesse produtiva mesmo com as diretrizes de distanciamento social e a escassez de mão de obra no local da construção”, elogia. Já Martha Tsigkari, engenheira de design computacional da Foster+Partners, disse ter ficado impressionada com a capacidade do equipamento de realizar varreduras no ambiente em construção. “Ele coleta uma grande quantidade de dados de alta qualidade”, afirma.
Os entrevistados também avaliam que o uso de tecnologia robótica na construção civil não irá gerar desemprego no setor, mas atrair um novo tipo de trabalhador. “A ascensão das ferramentas robóticas tende a estimular a geração inovadora a atuar na indústria da construção”, diz Drew Rebman. Quanto ao cão-robô Spot, sua multifuncionalidade continua atraindo clientes. O exército norte-americano adquiriu um lote inicial de 30 máquinas. Na Nova Zelândia, os fazendeiros estão comprando o equipamento para pastorear ovelhas e coletar dados agrícolas. Em Cingapura, o governo local utiliza os robôs para manter o distanciamento social em locais públicos e evitar a contaminação por COVID-19. O mesmo acontece na cidade de Boston, nos EUA, onde a máquina foi criada.
Veja vídeo do cão-robô em operação
Entrevistado
Boston Dynamics, Foster+Partners e Hensel Phelps Construction (via departamentos de mídia)
Contatos
media@bostondynamics.com
london@fosterandpartners.com
www.henselphelps.com
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
16/09/2024
Itambé moderniza sua linha para beneficiar clientes, mercado e o meio ambiente
Uma linha de produção moderna e ampliada, equipada com máquinas de última geração, para atender as variadas demandas dos clientes por cimentos de alta qualidade, além dos…
12/09/2024
Concreto Luminescente combina estética, funcionalidade e sustentabilidade para diversas aplicações
Material proporciona mais segurança, beleza e sustentabilidade. Crédito: Divulgação O concreto luminescente está modernizando as técnicas construtivas e abrindo novas…
12/09/2024
Minha Casa, Minha Vida completa 15 anos em 2024
Minha Casa, Minha Vida celebra 7,7 milhões de moradias contratadas. Crédito: Ministério das Cidades / Divulgação Em 2024, o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.