Campanha Mundial Colored Concrete Works

Pigmento Bayferrox adicionado à massa universal garante inovações em cores e texturas nas obras de concreto. Essa tendência está conquistando o Brasil e o mundo.

Pigmento Bayferrox e sistema construtivo REDMIX pretendem inovar obras de concreto

Por: Michel Mello

Com o objetivo de apresentar ao mercado brasileiro estudos de casos, tecnologias, conceitos técnicos de aplicações e as vantagens do sistema construtivo tipo REDMIX, concreto colorido arquitetônico, a Lanxess Energizing Chemistry do Brasil realizou no último mês de setembro o 1º Fórum Colored Concrete Works. O evento teve a participação de um seleto público-alvo composto por projetistas, engenheiros e arquitetos do Brasil e do exterior, reunidos com um único objetivo: aumentar o uso do concreto pigmentado nas obras do país.

O sistema foi desenvolvido pela matriz da Lanxess na Alemanha e procura estimular o uso do concreto pigmentado Bayferrox em obras. Uma das vantagens deste sistema é dispensar a pintura, pois incorpora o pigmento à massa, diminuindo a manutenção das fachadas integralmente.

O pigmento é encontrado em sacos de 20 e 25 kg e pode ser incorporado à massa de duas maneiras:

– a primeira, conforme recomenda o fabricante, é que seja adicionado à dosagem de 4 a 5 % sobre o peso do cimento na própria usina concreteira;

– o segundo modo seria fazer a mistura no local da obra, dentro do caminhão betoneira.

Concreto

Giselle Martins, coordenadora da Lanxess para a América Latina, ressalta que “é muito importante caminhar junto com os clientes nesse processo de construção, com as concreteiras e todo segmento envolvido, pois somente dessa maneira temos o retorno e a possibilidade de conhecer sobre as obras e suas necessidades”.

A coordenadora também destaca que a Lanxess tem entre suas motivações para investir no Brasil as obras da Copa 2014, das Olimpíadas 2016 e fomentar alternativas para projetos arquitetônicos de um modo geral.

“Trata-se não apenas de um sistema construtivo, mas sim de propor uma inovação nesse segmento e de fornecer respostas a projetos em termos de materiais, inovando em concreto colorido. Parafraseando o arquiteto Jesús Marino Pascual: ‘Trata-se de colocar cor, no design dos projetos e com isso modificar o papel e a posição das obras em um contexto arquitetônico e urbanístico’”, enfatiza Giselle Martins.

A coordenadora ainda destaca as obras realizadas em São Paulo, “onde o diferencial não é apenas conceitual, mas uma tendência que vai desde a concepção até a composição de todo o conjunto arquitetônico integrado, como as obras do Hotel Unique, assinado pelo arquiteto Ruy Otake, e o projeto da Praça das Artes, anexa ao Teatro Municipal de São Paulo”.

Lanxess Energizing Chemistry do Brasil

A Lanxess é parte do grupo Químico Bayer da Alemanha e nasceu há seis anos, a partir de um projeto chamado Inorganic Pigment Group. Essa proposta tem como finalidade desenvolver novos materiais de construção, sistemas construtivos como o REDMIX, tintas e plásticos pigmentados. No 1º Fórum, a Lanxess também mostrou cases mundiais de obras realizadas com o uso do concreto colorido. O destaque é para as obras:    

– Hotel ESO, Cerro Pantanal, Chile

Hotel ESO, Cerro Pantanal, Chile

A fachada é toda feita em concreto tipo REDMIX e procura integrar o prédio do hotel como parte dos elementos da paisagem. Quem desenvolveu a obra foi o escritório da Auer+Weber+Architekten, de Munique, na Alemanha, e a gerência do projeto ficou a cargo dos arquitetos Philipp Auer e Dominik Schenkirz, em conjunto com a equipe Robert Giessl, Michael Krüger, Charles Martin.
Dados técnicos
Período de construção:
1998 – 2002
Espaço bruto: 12.000 m²
Volume bruto: 40.000 m³
Área interna líquida: 8.000 m²
Pigmento: BAYFERROX® 600 N 2,3%, calculado no cimento
Concreto: Classe de resistência à compressão C20/25 (B25) e C27/37 (B35)

– Bodega Antión, La Rioja, Espanha

Bodega Antión, La Rioja, Espanha

A obra do arquiteto Jesús Marino Pascual transformou uma adega em um destacado centro de visitação. “A bodega não é apenas um lugar para fazer e armazenar o vinho, é também definido como um centro de visitação, onde os hóspedes podem aprender detalhes sobre vinho”, disse Pascual.
Dados Técnicos
Período de Construção: 2004 – 2007 
Equipe técnica: J.M.P. y Asociados S.L. – Arquitetura Miguel Blanco G.E. ingenieros
Empresa construtora: ACCIONA
Área: 14.166,70 m²
Pigmento: Amarelo formirapid®, Bayferrox® 920
Quantidade: 12.000 m³ de concreto

Entrevistada:
Giselle Martins
Currículo
– Engenheira Química pela Escola de Engenharia Mauá.
– Pós-graduada em Administração Industrial na Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo.
– Coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de materiais de construção, em duas grandes cimenteiras do país.
– Em 2004, iniciou suas atividades na Lanxess, no departamento de Assistência Técnica da unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos.
– Desde 2007, lidera o time de técnicos no Brasil, além de prestar suporte aos clientes B2B na América Latina, pertencentes aos segmentos de construção, tinta e plástico.
Contato: giselle.martins@lanxess.com

Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo