Calculadora de consumo energético e emissões de carbono ganha Prêmio CBIC
A CECarbon é uma ferramenta que ajuda na escolha de materiais com menor impacto ambiental

Crédito: Reprodução/Site CBIC
O setor da construção civil conta com uma calculadora de consumo energético e emissões de carbono chamada CECarbon, que venceu a 24ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, na categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em dezembro em Brasília e promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A CECarbon é uma ferramenta online e gratuita desenvolvida pelo Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH).
Durante o evento de premiação, Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp do SindusCon-SP, falou sobre a importância do projeto: “Estamos todos buscando uma transição para uma economia sustentável, eficiente e de baixo carbono, e o setor da construção civil é muito estratégico nessa jornada.”
Como funciona a ferramenta
- Focada em edificações, a CECarbon utiliza dados referentes ao compilado de materiais de cada uma das etapas da construção, incluindo insumos complementares como combustíveis e serviços, como fretes. O cálculo é feito em relação às emissões de carbono e ao consumo energético gastos até o momento de entrega da obra.
- A avaliação utilizada pela ferramenta abrange extração de materiais e uso de combustíveis em máquinas estacionárias e móveis. O indicador é medido em megajoule, também apresentado nos resultados finais como megawatt/hora.
- O parâmetro de emissões se refere ao conjunto de gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O, CFCs, PFCs, SF6), medidos em toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). Com esse indicador como base, é possível compreender o impacto da edificação e, assim, traçar estratégias eficientes para amenizar os efeitos indesejáveis.
- A CECarbon permite a inserção de dados em momentos distintos de uma obra. Com a possibilidade de três edições, é possível comparar dados de projeto com o efetivamente realizado, contando ainda com uma etapa intermediária para acompanhamento. Assim, os resultados permitem compreender os comportamentos dos indicadores a depender das escolhas realizadas ao longo do processo, o que possibilita uma melhor gestão de impactos da edificação.
Quais os benefícios
A intenção da CECarbon é colaborar para uma economia sustentável, eficiente e de baixo carbono. Oferecendo uma forma acessível de mensurar impactos e contribuir para a identificação de riscos e oportunidades, a iniciativa segue pautada nos 17 objetivos globais estabelecidos pela ONU (Assembleia Geral das Nações Unidas), chamados de ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
Com o uso da ferramenta, é possível criar indicadores relevantes para o setor da construção civil e possibilitar melhores escolhas para a realização das obras, a partir dos resultados apresentados. Até porque, a partir da padronização das métricas e da consolidação consistente de dados, as construtoras contribuem com a gestão climática e energética da indústria de forma geral e, consequentemente, do mundo.
Fontes
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
CECarbon
Contato
Assessoria de imprensa – dbarbara@sindusconsp.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
13/03/2025
Shoppings evoluem para centros de entretenimento e convivência
Shoppings têm ganhado espaços mais atraentes, com paisagismo, climatização adequada e aproveitamento da luz natural. Crédito: Envato O setor de shopping centers segue em…
13/03/2025
Ponte da Lagoa da Conceição: um marco na infraestrutura de Florianópolis vai favorecer transporte náutico e turismo
Estrutura de concreto deve ser finalizada até o aniversário da cidade, dia 23 de março de 2025. Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Florianópolis A construção da nova…
13/03/2025
Justiça de SP suspende e retoma mapa do zoneamento da capital
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar suspendendo a aplicação do mapa de zoneamento da capital, legislação sancionada em 2024. A decisão do desembargador…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
