Cadeia da construção civil ganha a mais completa base de dados
Criado pelo SindusCon-SP, ConstruData reúne estatísticas e informações estratégicas que interessam tanto aos profissionais da área quanto às construtoras e incorporadoras.
Criado pelo SindusCon-SP, ConstruData reúne estatísticas e informações estratégicas que interessam tanto aos profissionais da área quanto às construtoras e incorporadoras
Por: Altair Santos
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) lançou em outubro de 2011 uma ampla base de dados estratégicos que interessam a todos os segmentos do setor. Reunidas no site batizado de ConstruData, as estatísticas foram organizadas e passaram a fornecer uma extensa gama de indicadores setoriais, demográficos, contas nacionais e regionais, que permitem às construtoras ter subsídios sólidos para estudar a viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários em todo o Brasil.
A elaboração do ConstruData levou três anos e contou com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sob a coordenação da economista Ana Maria Castelo, especialista na área da construção civil. O objetivo é que o banco de dados se torne uma ferramenta de consulta para toda a cadeia produtiva, sejam empresas ou profissionais da área. “Essa é a ideia. Para isso estamos tentando cobrir informações de todos os segmentos do setor. Mas é importante lembrar que o site não se restringe apenas ao banco de dados. Ele possui também análises setoriais e disponibiliza a revista Conjuntura da Construção”, explicou.
Através do ConstruData, o empreendedor da construção civil terá acesso a informações melhor organizadas para verificar a viabilidade econômica de um negócio, por exemplo. “É um instrumento que vai facilitar a vida do empreendedor, na medida em que ele vai encontrar um grande número de informações setoriais em um único lugar, sem precisar recorrer a diversas fontes”, completa a economista da FGV. Além disso, o amplo acervo de dados e análises do site vai ajudar os profissionais no entendimento do desempenho e das tendências do setor. “Através da revista Conjuntura da Construção a gente pretende disponibilizar as análises produzidas com base nos dados obtidos via ConstruData”, reforça Ana Maria Castelo.
O ConstruData funciona como um catalisador e organizador de dados. Algumas áreas do site têm atualização quase diária, enquanto outras, que dependem de informações mais amadurecidas, podem ser divulgadas mensalmente, trimestralmente ou anualmente. A ferramenta também pretende agregar números gerados por outros organismos representativos da construção civil. “O objetivo é realmente ser uma referência de informações e análises consolidadas. Estamos apenas começando, ainda há muito que colocar no ConstruData para que ele tenha uma dimensão realmente expressiva dentro da cadeia da construção civil”, conclui a economista da FGV.
Acesse o ConstruData: http://www.construdata.com.br/index.php
Entrevistada
Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção da FGV, co-editora da revista Conjuntura da Construção e responsável pela divulgação do INCC-M
Currículo
– Economista e mestre pela Universidade de São Paulo
– É coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela divulgação do INCC e especialista na área da construção civil
– Co-editora da Revista Conjuntura da Construção, presta assessoria ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e à Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT)
Contato: ana.castelo@fgv.br
Créditos: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.