BR-163 recebe pavimentação de concreto na pista principal
Rodovia em Santa Catarina aposta no Whitetopping para restauração

Crédito: DNIT/Divulgação
Depois de ter sido apontado como o pior trecho de rodovia do Brasil, de acordo com o estudo da Confederação Nacional do Transporte, a BR-163 passará por obras e ganhará pavimento de concreto em sua pista principal. As obras começaram em maio de 2022, em São José do Cedro (SC), na altura do km 97.
De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é o responsável pela obra, a escolha pelo concreto se deu justamente pela BR-163 ser um corredor logístico de insumos para o agronegócio, onde há um grande fluxo de carretas de transporte de grãos.
A técnica a ser utilizada no local é o Whitetopping, que consiste em fazer o pavimento de concreto por cima do asfalto deteriorado. “Portanto, não existe aquele processo de retirar o material e remover todas as camadas. É possível usar tudo aquilo que está superficialmente deteriorado como estrutura do novo pavimento. A grande vantagem é que não precisa escavar, apenas pequenas regularizações e ajustes pontuais, usando todo esse pavimento deteriorado como base para o novo”, explica Alexsander Maschio, gerente regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Esta não é a primeira rodovia do estado de Santa Catarina a adotar esta técnica. A rodovia SC-114, que tem um tráfego pesado de caminhões do setor madeireiro também utilizou o Whitetopping. No Paraná, a PRC-280 também utilizou a mesma técnica para restauração do trecho entre General Carneiro e Palmas e agora o governo avalia o uso dela no trecho entre Palmas e Pato Branco.
Vantagens do pavimento de concreto
De acordo com a ABCP, o pavimento de concreto resiste ao tráfego intenso de veículos de carga e ao ataque químico dos óleos que porventura vazam dos caminhões. Ele também sofre menos deformações, devido a sua durabilidade, gera um menor número de intervenções para manutenção, reduzindo, assim, congestionamentos. Consequentemente, proporcionam custo de manutenção reduzido se comparado com outras opções de pavimento.
Ainda, o pavimento de concreto tem até 30% a mais de reflexão de luz, o que traz maior segurança pública e deixa as rodovias mais iluminadas. Em termos de sustentabilidade a produção de concreto consome 3 a 4 vezes menos energia que a de asfalto, segundo a ABCP.
Para os motoristas, também há a vantagem da redução na distância de frenagem de até 40%, proporcionando maior segurança viária nas cidades e consequente redução de acidentes.
Fonte
Alexsander Maschio é Gerente Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
Contato
alexsander.maschio@abcp.org.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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