Aplicativo qualifica vistoria de apartamento novo
Tecnologia ajuda cliente a detectar problemas na unidade, reduz o tempo para que reparos sejam feitos e permite que construtora qualifique obra
Tecnologia ajuda cliente a detectar problemas na unidade, reduz o tempo para que reparos sejam feitos e permite que construtora qualifique obra
Por: Altair Santos
O investimento em tecnologia chegou à vistoria de apartamentos novos. Um aplicativo permite que, durante a inspeção da unidade, todas as solicitações feitas pelo cliente sejam transmitidas em tempo real para os setores de controle de qualidade e assistência técnica da construtora, dando agilidade aos reparos e à entrega das chaves. Uma equipe técnica acompanha a vistoria, fazendo marcações e imagens da unidade, que são transmitidas online para os departamentos responsáveis da empresa.
A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos e faz a inspeção de todos os itens do imóvel. A ficha técnica detalhada, devidamente alinhada com o manual do proprietário, também é disponibilizada em tempo real ao cliente. A EMBRAED – construtora que atua no segmento de edifícios de alto padrão no litoral catarinense – está entre as que adotam essa tecnologia no Brasil. A empresa já entregou mais de 50 apartamentos usando o aplicativo como suporte. O engenheiro civil Leonardo Weber explica o funcionamento:
Como funciona o aplicativo utilizado pela EMBRAED, que possibilita um novo modelo de vistoria, no tocante à tecnologia?
O software permite inclusão de formulários e itens, de acordo com o empreendimento onde será realizada a vistoria. O cliente, juntamente com o consultor, avalia o imóvel e identifica as possíveis falhas presencialmente na unidade, incluindo sua aferição ao sistema. É possível, por exemplo, colocar fotos e marcações, facilitando a localização e correções. A solução do problema se torna mais rápida e sem maiores transtornos para o cliente.
A vistoria com uso do aplicativo permite uma transmissão de vídeo ao vivo, mostrando todos os aspectos da unidade?
A vistoria ocorre de maneira presencial, com transmissão virtual dos dados através da plataforma. Dessa forma, integra-se aos outros setores de forma automatizada, como controle de qualidade e assistência técnica.
Essa solução foi encontrada por que boa parte dos clientes dos prédios da EMBRAED não tem como estar fisicamente no local do empreendimento?
Não. A mobilidade está no manuseio e concentração das informações, já que a vistoria ocorre de forma presencial. A EMBRAED investe em mais uma ferramenta de comunicação de alta tecnologia, que permite o acompanhamento de todo o processo de construção até a vistoria da entrega do apartamento.
Nesta vistoria, existe a orientação ou a participação de um engenheiro civil ou uma equipe de engenheiros?
A vistoria presencial completa utiliza o dispositivo móvel e é coordenada pela equipe de engenharia. A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos e faz a inspeção de todos os itens do imóvel no momento da entrega.
O aplicativo permite também acumular dados do prédio, e da unidade, para a manutenção do imóvel ao longo de sua vida útil?
Sim. Ele reúne os dados do imóvel e cria um histórico da unidade integrado aos setores de qualidade e de assistência técnica da construtora. Procedimentos realizados no imóvel, como vistorias, manutenções preventivas e inspeções após a entrega, são algumas informações acumuladas no sistema.
As informações concentradas em um aplicativo ajudam também a construtora a melhorar procedimentos em suas futuras construções?
Sim, ao centralizar as informações no sistema a construtora passa a ter indicativos para o aperfeiçoamento contínuo dos processos construtivos pelo histórico da unidade que se mantém no sistema.
Se o cliente compra a unidade na planta, ele já adquire acesso ao aplicativo para acompanhar o desenvolvimento da obra?
A plataforma não é dirigida ao consumidor final, mas facilita a vistoria do imóvel com o cliente. Além disso, reúne outras informações que são aliadas aos processos de gestão de qualidade e assistência técnica da construtora.
Já existe similar no Brasil ou é uma inovação da EMBRAED?
Existem outros sistemas no Brasil, mas nada parecido com este aplicativo em específico. O sistema adquirido pela EMBRAED, e desenvolvido pela Teclógica, além de inovador, acompanha as tendências do mercado mundial e tem sido utilizado cada vez mais por empresas do setor.
Com o cliente já habitando o imóvel, o aplicativo ainda se torna útil?
Sim. Caso o proprietário do imóvel solicite um reparo em seu apartamento, através do módulo de assistência técnica usado pela construtora, o colaborador terá acesso à ficha técnica completa e detalhada de todos os itens desenvolvidos e em desenvolvimento, o que facilita e agiliza o atendimento.
Quanto tempo o aplicativo levou para ficar pronto?
Buscamos por uma empresa que tivesse expertise no assunto, como é o caso da Teclógica, que já desenvolve e aperfeiçoa este programa desde 2010. Ela foi a responsável por adaptar o aplicativo já criado e apresentado ao mercado em 2014, conforme as necessidades da EMBRAED para melhor atender nossos clientes e manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Por se tratar de tecnologia, algo que muda constantemente, a ideia é que ocorram atualizações periódicas para melhor aproveitamento do sistema.
Entrevistado
Engenheiro civil Leonardo Weber, da EMBRAED
Contatos
redacao1@rotascomunicacao.com.br (assessoria de imprensa)
www.embraed.com.br/contato.cfm
Crédito Foto: EMBRAED
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.