Anamaco cria loja-conceito para pequenos varejistas
Espaços entre 150 m² e 500 m² têm que priorizar arrumação dos produtos, comunicação visual, precificação e cartazeamento para atrair consumidor
Espaços entre 150 m² e 500 m² têm que priorizar arrumação dos produtos, comunicação visual, precificação e cartazeamento para atrair consumidor
Por: Altair Santos
A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção) aproveitou a 22ª edição da Feicon Batimat, que aconteceu de 12 a 16 de abril, na cidade de São Paulo, para apresentar um novo conceito de loja de material de construção. O objetivo é estimular os revendedores a viabilizar um estabelecimento que desperte a vontade de comprar no consumidor.
Dentro da feira, em um estande de 150 m², foi montada uma “degustação” da loja-conceito da Anamaco, que já tem um protótipo funcionando na capital paulista. Chamado de projeto “Loja 4D”, ele aposta na interatividade. Estrategicamente, cada setor do local tem produtos correlatos. Assim, na área de cerâmicas e porcelanatos estão disponíveis argamassas e ferramentas usadas nesse tipo de obra. Outra novidade do espaço é encurtar o trajeto do consumidor. Se ele entra na loja para comprar materiais elétricos, a loja aponta a área específica.
Para os estabelecimentos que estejam funcionando, e queiram se submeter à transformação, o projeto da Anamaco inicia o trabalho estudando integralmente o espaço, passando por piso, paredes e iluminação. Em seguida, mobiliário, equipamentos, arrumação dos produtos, comunicação visual, precificação e cartazeamento. O projeto “Loja 4D” é voltado para varejistas que possuam lojas entre 150 m² e 500 m².
Antes de implantar a mudança, a Anamaco também recomenda que seja traçado um perfil do consumidor e do entorno onde o estabelecimento está localizado. O objetivo não é elitizar a loja, nem transformá-la em uma “butique de materiais para construção”. Pelo contrário, a meta é torná-la um ponto que ofereça bons produtos para todo tipo de público, mas levando em consideração, por exemplo, o autosserviço e a influência da internet na decisão de compra do consumidor.
Perfil do consumidor
A loja-conceito foi idealizada pelos escritórios de arquitetura Candossim & Cabana e Design Novarejo. O nome “Loja 4D” faz uma alusão ao fato de o projeto ser implementado em quatro dias, mas também corresponde à quarta dimensão, que é a da realidade do local. “As soluções não estão sendo propostas em uma realidade virtual ou aumentada, elas saem do papel e se concretizam nesses quatro dias”, explica Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo.
Depois que a Loja 4D é montada, o estabelecimento ainda pode desenvolver outros módulos do projeto, de acordo com a pesquisa e o diagnóstico feitos sob medida. “Há, também, uma medição de fluxo de passantes, feitas através da rede wi-fi. Ela analisa o número de pessoas não apenas na frente da loja, mas também dentro do estabelecimento, por onde elas circulam e se elas finalizam a compra ou não. Isso é medido antes e depois que o projeto é finalizado, para analisar sua efetividade”, completa Marcos Morrone.
A Loja 4D também conta com o apoio da Escola do Varejo Anamaco. Para os lojistas é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre os produtos e as novidades em materiais para a exposição de produtos, como estandes, displays em diversas dimensões, comunicação visual e mídia auditiva. Além disso, são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, que contribuem para a profissionalização de vendedores e promotores do pequeno e médio varejo. “A Escola do Varejo Anamaco preenche uma das principais lacunas quando se fala em qualificação especializada e formação de mão de obra no nosso mercado”, garante o presidente da associação, Cláudio Conz.
Veja o vídeo sobre a loja-conceito da Anamaco:
Entrevistado
Cláudio Conz, presidente da Anamaco, e arquiteto Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo
Contatos
gerencia.escoladovarejo@anamaco.com.br
presidencia@anamaco.com.br
Crédito Foto: Divulgação/Anamaco
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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