Agosto termina com principais índices de confiança em alta
Entre os dados do mês, 25,1% dos empresários da construção dizem já estar operando normalmente na pandemia
Agosto encerrou com uma convergência de dados positivos sobre varejo da construção, empresários do setor e consumidores. Um dos índices, o de confiança do comércio, medido pela FGV, cresceu 10,5% no mês passado. Já o Boletim Cielo, que acompanha o impacto da COVID-19 na economia brasileira, mostra que o varejo da construção acelerou 9,9% desde maio e teve um pico na terceira semana de agosto, crescendo 26,5% no período.
Outro índice, o de Confiança do Empresário da Construção, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, aumentou 7,7 pontos e atingiu 54 pontos em agosto. Com esse crescimento, supera a linha divisória de 50 pontos, o que confirma o otimismo daqueles que empreendem no setor.
Mais uma informação relevante veio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) onde o saldo entre admissões e demissões na construção civil voltou a ser positivo em 0,4%. Também se destaca o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela FGV, e que voltou a patamares de março, ou seja, período anterior às imposições da pandemia.
Por fim, o FGV IBRE aponta que 42,1% dos empresários da construção esperam normalização em 2021 e 25,1% dizem já estar operando normalmente. Na mesma direção, outro dado da FGV – o Índice de Confiança da Construção (ICST) – alcançou 87,8 pontos em agosto, em uma escala de 0 a 200 pontos. O ICST já recuperou 82% dos pontos perdidos em março e abril.
Para Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE, a retomada do patamar pré-pandemia reflete a evolução favorável dos componentes sobre o momento presente e as perspectivas para os próximos meses.
Região sul se mostra a mais confiante e lidera volume de lançamentos
Isso vai ao encontro do que pensa o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Rodrigues Martins, para quem esses dados sobre a volta de confiança do setor irão se refletir no que o dirigente definiu como um “boom de lançamentos” a partir de setembro. “Nós represamos os lançamentos no 1º semestre, o que indica que agora os números devem crescer consideravelmente. A alta de lançamentos é importante porque representa emprego futuro. Estamos otimistas, mas com os pés no chão”, diz.
Segundo o estudo “Indicadores Imobiliários Nacionais”, que consolida o desempenho do setor no 1º semestre, a região mais confiante do país é a sul. Após o impacto inicial da pandemia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul colocaram no mercado 5% mais lançamentos no 2º trimestre de 2020 do que no mesmo período de 2019.
Sintonizado com a confiança dos construtores, o consumidor da região sul deu a resposta: houve aumento de 15,1% no número de unidades vendidas no 2º trimestre. De acordo com Fábio Tadeu Araújo, sócio da Brain Inteligência Corporativa, que produziu a pesquisa, a digitalização do mercado imobiliário foi fundamental para manter as vendas.
O levantamento também aferiu outro dado de confiança. Detectou que, em agosto, 40% das famílias tinham a intenção de comprar imóvel ainda esse ano. Em março, eram 43%. “Ou seja, já estamos quase no mesmo patamar pré-pandemia”, avalia o analista de mercado. A pesquisa abrangeu 132 municípios, sendo 19 capitais, de norte a sul do Brasil.
Entrevistado
Reportagem com base nos boletins da Fundação Getúlio Vargas e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (via assessorias de imprensa)
Contato
ascom@cbic.org.br
assessoria.fgv@insightnet.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
07/11/2024
Shoppings horizontais: nova tendência no varejo e oportunidade para o setor da construção
Nos últimos anos, um novo modelo de centro de compras tem ganhado popularidade entre os consumidores brasileiros: os shoppings horizontais. Diferentes dos tradicionais centros…
07/11/2024
Construção civil terá benefício tributário para compra de máquinas
O programa de depreciação acelerada irá beneficiar 23 áreas econômicas do setor industrial, incluindo as atividades de construção de edifícios e de obras de infraestrutura. O…
07/11/2024
Construção da Ponte Harald Karmann promove importante avanço na mobilidade urbana de Joinville
Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos. Crédito: Secom Joinville A construção da…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.