05/11/2007

Aditivo ou adição?

As normas brasileiras não definem exatamente os termos para os componentes minoritários do concreto

As normas brasileiras não definem exatamente os termos para os componentes minoritários do concreto

Como chamamos o produto que é adicionado ao concreto e que não faz parte dos constituintes convencionais: cimento, água, areia e brita? É aditivo ou adição?

Os aditivos mais populares na construção civil são os plastificantes, retardadores de pega, incorporadores de ar e outros. As adições normalizadas para concreto, NBR 12653 – Materiais Pozolânicos, são o Metacaulim e a Sílica ativa.

Saiba quais são os fatores que definem a diferença na nomenclatura entre estes produtos.

A NBR 11768 – Aditivos para concreto de cimento Portland, define-os como “Produtos que adicionados em pequenas quantidades, modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor ajudá-las a determinadas condições”. Ou seja, o concreto precisa ter, antecipadamente, determinada característica para que o aditivo possa acentuar, retardar, acelerar ou plastificar. No sentido mais amplo, não é um remédio que se adiciona e, como em um passe de mágica, o concreto fica adequado.

Já a NBR 12653, traz a seguinte definição: “Materiais silicosos ou silicoaluminosos que, por si só, possuem pouca ou nenhuma atividade aglomerante, mas que, quando finamente dividido e na presença de água, reagem com o hidróxido de cálcio à temperatura ambiente para formar compostos com propriedades aglomerantes”. Diferentemente do aditivo, que não possui nenhuma característica semelhante. Neste caso, as adições conferem ao concreto propriedades que ele originalmente não tinha.

A maioria dos fabricantes de aditivos recomenda, exceto em casos especiais, não adicionar teores maiores que 5% em relação à massa do cimento. A quantidade em excesso do produto no concreto poderá causar efeito colateral, como o retardo da pega na superdosagem de um plastificante. Os aditivos alteram as características do cimento sem alterar sua proporção na composição do concreto.

As adições atuam somando ou substituindo parcialmente o cimento, dadas as suas propriedades semelhantes e, em geral, adiciona-se teor maior ou igual a 5% em relação ao peso do cimento, melhorando significativamente o desempenho do concreto.

Os efeitos que os aditivos provocam podem ser temporários ou permanentes, sem alterar as demais propriedades. Ou seja, o concreto deve resistir às mesmas solicitações e ataques que resistiria sem nenhum aditivo*. Por exemplo, os aditivos retardadores ou aceleradores de pega, que influenciam o endurecimento. Neste caso, sem o aditivo, o concreto irá adquirir sua resistência mecânica de forma habitual.

As adições, por sua vez, são materiais extremamente finos, diminuem o volume de vazios (contribuindo para uma menor porosidade), reduzem a permeabilidade e, conseqüentemente, melhoram a resistência mecânica. Portanto, provocam efeitos permanentes.

Todavia, há certos cuidados que devem ser observados com a mesma importância para os dois materiais. A verificação da compatibilidade com outros componentes do concreto através de dosagens experimentais é um deles. Cuidados com o prazo de validade, a conservação do material e a mistura adequada também devem ser observados. Aditivos e/ou adições em excesso, prejudicam as propriedades do concreto.

 

* Fonte: ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland.

Créditos: Engª Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696


05/11/2007

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo