ABCIC lança “Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto”

Livro é segunda edição de obra publicada em 2008 e destaca versatilidade de obras nacionais nesse sistema construtivo

Livro apresenta o descritivo e informações técnicas de mais de 90 obras do Brasil. Crédito: Divulgação

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) lançou a 2ª edição do livro “Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto”. O título reúne diversos exemplos de obras brasileiras nesse sistema construtivo, ressaltando sua versatilidade e a amplitude das tipologias construtivas. A primeira edição foi publicada em 2008.

Ao longo das suas 180 páginas, o livro apresenta o descritivo e informações técnicas de mais de 90 obras do Brasil. De acordo com a ABCIC, estas construções mostram a importância do uso de concreto pré-fabricado para viabilizar obras em diversos segmentos, com criatividade, produtividade, qualidade, sustentabilidade, segurança e durabilidade. 

Durante o lançamento da obra, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, apontou que a industrialização mostrou ser fundamental para a produtividade e evolução do setor da construção e que a entidade foi fundamental para esse reconhecimento e desenvolvimento. 

O prefácio é de autoria do arquiteto Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A apresentação e coordenação do livro ficou a cargo da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC. 

Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto

No primeiro capítulo, os leitores encontram informações sobre a história do Prêmio Obra em Pré-Fabricados de Concreto, que completou 10 anos em 2021. 

“A premiação apresenta o estado da arte em construções com o sistema construtivo e é um tributo às indústrias, aos projetistas de estruturas e aos arquitetos que utilizam a construção industrializada em concreto. Todas as obras vencedoras, menções honrosas e destaques do Júri estão relacionadas, com um breve descritivo e informações técnicas. Há ainda uma homenagem ao professor e engenheiro projetista de estruturas Augusto Carlos Vasconcelos, que foi um incentivador da premiação, membro do Júri e precursor na pré-fabricação em concreto no país”, explica a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC. 

Obras selecionadas

O segundo capítulo do livro seleciona 45 obras que possuem aspectos singulares e que possuem importância no setor de pré-fabricados de concreto. Elas foram divididas por categorias: Infraestrutura, Edificações de Múltiplos Pavimentos, Edifícios Garagem, Empresarial e Institucional, Equipamentos Esportivos, Shopping Centers e Centros Comerciais, Entretenimento, Concessionárias e Galpões Logísticos, Indústrias e Agronegócio. 

História da ABCIC

O terceiro capítulo retrata os 20 anos da ABCIC. “Ele apresenta as ações realizadas ao longo dessas duas décadas, sua linha de atuação e sua contribuição em prol do pré-fabricado de concreto no Brasil. Também ressalta o trabalho desenvolvido em cada gestão para o desenvolvimento e consolidação da industrialização e do incentivo à produtividade na construção civil nacional”, pontua Íria.

Durante o lançamento da obra, Íria comentou que dois princípios importantes que têm norteado as ações da ABCIC são o de nunca desprezar os pequenos começos por maiores que possam parecer os desafios e celebrar as conquistas com gratidão. Além disso, ela destacou a importância das lideranças da entidade que, ao longo dos anos em sua diversidade e competência, auxiliaram em todo o processo de desenvolvimento e na relevância de parceiros, pois outra premissa é o ambiente colaborativo em prol do desenvolvimento da construção civil.

Fontes

Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC)

Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC)

Foto Livro ABCIC: Livro apresenta o descritivo e informações técnicas de mais de 90 obras do Brasil

Contato
Assessoria de imprensa – imprensamuseudoipiranga@conteudonet.com 

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo