Após 20 anos da queda do muro de Berlim, a cidade tem se renovado com obras grandiosas
Créditos: Engª. Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé
A cidade de Berlim, capital de uma das maiores potências da Europa, possui um problema crescente que é o tráfego aereo.
Os aeroportos existentes (Tempelhof, Tege e Schonefeld) foram considerados inadequados por não comportarem a demanda projetada para alguns anos.
Os dois primeiros aeroportos estão localizados próximos aos centros urbanos e não possuem áreas visizinhas para expansão. Por eliminação, a única opção que restou foi o aeroporto Schonefeld localizado ao sudoeste de Berlim.
A expansão formará o novo Berlin Brandenburg International Airport, também conhecido como BBI.
Este terá capacidade de suprir todas as necessidades do tráfego aereo de Berlim. Tempelhof foi fechado em outubro de 2008 e Tege terá o mesmo destino em 2011.
A construção do novo aeroporto iniciou em setembro de 2006 e o término está previsto para o final de 2011. A obra da ampliação esta estimada em aproximadamente US$ 4.166 milhões.
Na sua inauguração, BBI terá capacidade para receber 22 a 25 milhões de passageiros por ano. Dependendo da demanda, o aeroporto poderá ser expandido modularmente para 40 milhões de passageiros.
BBI estará equipado com novos portões, pistas de decolagem e pista de taxiamento capaz de receber super jumbos como o A380. A nova infraestrutura rodoviária e ferroviária facilitará o acesso ao centro de Berlim (20 minutos com o trem expresso e 30 minutos de carro ou ônibus) bem como várias outras localidades da Alemanha.
O Berlin Brandenburg International Airport foi planejado para ter um centro com cadeias de hotéis, área de varejo, cafés, bares, restaurantes e centros de conferência.
O prédio terá área total de 220.000 m2 e terá sete andares sendo dois níveis no subsolo para infraestrutura ferroviária.
Legenda:
1. A antiga pista de decolagem ao norte foi desativada
2. A pista existente foi ampliada de 3.000 para 3.600 metros.
3. Futura construção da pista de decolagem mais ao sul com 4.000 metros de extensão.
4. Nova pista de taxiamento
6. Novo terminal: 16 pontes de jato com capacidade inicial em 2011 de 22-25 milhões de passageiros
7. Área destinada à ampliação gradual para construção de dois terminais satélites para no mínimo 40 milhões de passageiros
8. Estacionamento
9. Acesso da via expressa
10. Estação de trem no subsolo do terminal
Para conferir esta matéria na íntegra, acesse: http://www.airport-technology.com/projects/berlin/
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