Santa Catarina se firma como polo logístico nacional
Obras portuárias, rodoviárias e novos complexos industriais ampliam competitividade e atraem empresas
Santa Catarina tem ganhado relevância no setor de logística. No segundo trimestre de 2025, o Estado apresentou uma taxa de vacância de 5,5% para condomínios logísticos e industriais – enquanto a média nacional foi de 7,7%. Com relação ao preço pedido, o estado está em R$ 27,16 /m² (quarto maior valor, atrás apenas da Bahia, Paraná e São Paulo) – muito próximo da média nacional de R$ 27,70/m². Os dados são do relatório Binswanger Brazil – Preview 2T2025 – Industrial Brasil.
Ainda de acordo com o mesmo relatório, com relação à absorção líquida dos condomínios logísticos e industriais do Brasil, no segundo trimestre de 2025, duas cidades catarinenses despontam no ranking nacional: Itajaí ocupou a 11ª posição com 41.000 m³, enquanto Governador Celso Ramos ficou na 15ª posição com 20.000 m³.
Incentivos
O Governo de Santa Catarina tem investido em infraestrutura como incentivo às operações logísticas na região. Em outubro de 2025, foi iniciada a dragagem da Baía da Babitonga. De acordo com o Governo do Estado de Santa Catarina, a obra de R$ 333 milhões prevê o aprofundamento de 14 metros para 16 metros do canal de acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, possibilitando a entrada de navios maiores. Com isso, poderão entrar embarcações com até 366 metros de comprimento. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria inédita entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá.
Em julho, foi inaugurado o novo Complexo Viário de Badenfurt, em Blumenau, obra que deve destravar um importante corredor logístico para Santa Catarina. O empreendimento faz parte da duplicação da BR-470/SC, dividida em quatro lotes, que já atingiu 84% de execução. Com investimento total de R$ 1,58 bilhão, a conclusão completa do projeto está prevista para 2026.

Crédito: Navepark/Embralot
A BR-470 é uma das principais rodovias catarinenses, conectando o oeste e o meio-oeste do estado ao litoral norte, onde se localizam os portos de Itajaí e Navegantes — pontos estratégicos para o escoamento da produção regional. A rodovia é uma das principais vias para o escoamento de cargas destinadas à exportação e importação, com ênfase em grãos, carnes, madeira, móveis e insumos industriais.
“Essa é uma obra importantíssima para o porto de Itajaí, que ficou fechado durante os últimos dois anos do governo anterior e que só nesse semestre já faturou mais do que todo o exercício do ano passado. Essa entrega permite que o porto continue crescendo, pujante, gerando emprego e renda para o nosso povo”, comentou João Paulo Tavares, superintendente do Porto de Itajaí.
Em setembro, foi anunciada uma parceria entre os governos do Paraná e Santa Catarina que prevê a duplicação de 5,3 quilômetros da SC-417, entre a divisa interestadual e o entroncamento com a SC-416, no acesso a Itapoá, onde também está prevista a construção de um viaduto. Esse segmento será executado em pavimento flexível asfáltico, favorecendo o escoamento da produção pelo Porto de Itapoá. Como contrapartida, o governo catarinense ficará responsável por duplicar em concreto a SC-416, ligando o acesso a Itapoá diretamente ao porto.
Galpões logísticos
Os incentivos econômicos e de infraestrutura têm impulsionado a construção de galpões empresariais em Santa Catarina. Um dos destaques da região é o Navepark, novo complexo multissetorial em Navegantes (SC).
Segundo André Reis, diretor comercial do empreendimento, o estado vive um momento de forte expansão. “No primeiro trimestre de 2025, a atividade econômica de Santa Catarina cresceu 7,6%, mais que o dobro da média nacional, de 3,2%. No mercado imobiliário, o estado responde por 65% do VGV vendido de toda a região Sul. Entre março de 2024 e março de 2025, foram lançados R$ 55 bilhões em produtos imobiliários, consolidando Santa Catarina como o segundo maior mercado do país”, destacou.
A localização estratégica é um dos diferenciais apontados pela construtora Embralot. Situada entre os portos de Itajaí e Navegantes e próxima ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, a cidade oferece alta eficiência logística e custos operacionais reduzidos, o que garante contratos mais competitivos e alta taxa de ocupação. “Navegantes é o ponto de conexão ideal entre os principais portos, aeroportos e centros urbanos do Brasil, tornando-se um polo estratégico para investimentos inteligentes”, afirma a empresa.
O Navepark conta com galpões padrão AAA, monitoramento 24 horas com escolta armada, áreas de lazer e contemplação, além de infraestrutura flexível para instalação de empreendimentos industriais e logísticos de diversos portes.
De acordo com Cristian Popeng, diretor de operações do Navepark, o complexo foi projetado para atender diferentes perfis de operação. “São 12 tipologias, com galpões que variam de 1.400 m² a 14.000 m². O projeto inclui pé-direito alto, piso de alta resistência com capacidade ajustável, e um design que favorece a ventilação cruzada, gerando economia de energia e mais sustentabilidade”, explica.
Outras empresas também anunciaram investimento na região. O grupo FLG Brazil, de São Paulo, especializado no desenvolvimento de galpões de alto padrão para operações logísticas e industriais, anunciou investimentos de R$ 500 milhões em Garuva (SC). A LOG CP, uma das principais construtoras e gestoras de galpões logísticos do país, está executando um novo projeto em Joinville (SC), com investimento total de R$ 124 milhões.
Fontes
André Reis é diretor comercial do Navepark.
Cristian Popeng é diretor de operações do Navepark.
Contato
marketing@abcempreendimentos.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
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