Lançamento de imóveis em SC cresce 94% em cinco anos
Número de novos apartamentos subiu de 24.762 (2020/21) para 41.357 unidades (2024/25)
Entre 2021 e 2025, o número de apartamentos lançados no Sul do Brasil cresceu 57%, enquanto as vendas de unidades novas avançaram 46% no mesmo período. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), feito em parceria com a Brain Inteligência e Estratégia. O estudo abrange 68 dos principais municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, considerando o intervalo entre 1º de abril de 2020 e 31 de março de 2025.
No primeiro trimestre de 2025, entre as capitais do Sul, Florianópolis liderou o mercado imobiliário com aumento de 36,3% nos lançamentos e quase o dobro nas vendas, que cresceram 97% em relação ao mesmo período de 2024. Em contraste, Curitiba registrou forte retração, com quedas de 41,2% nos lançamentos e 12,6% nas vendas. Porto Alegre apresentou crescimento mais equilibrado, com alta de 18,6% nos lançamentos e 43,5% nas vendas. Juntas, as três capitais representaram 21,2% dos lançamentos e 24% das vendas da região no período.
Santa Catarina
A pesquisa aponta que o desempenho de Santa Catarina tem sido o principal motor de crescimento da região.
Nos 25 municípios catarinenses analisados, os lançamentos de apartamentos cresceram 94%, saltando de 24.762 unidades ofertadas entre abril de 2020 e março de 2021 para 41.357 no período correspondente entre 2024 e 2025. No mesmo intervalo, as vendas também apresentaram forte avanço, passando de 28.292 para 48.847 imóveis comercializados — um aumento de 72%.

Crédito: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação
“Santa Catarina tem uma combinação rara no Brasil: economia forte, segurança acima da média, qualidade de vida e um mercado imobiliário que se valoriza de forma constante. Isso atrai tanto quem quer morar quanto quem quer investir. Com o crescimento populacional puxado por migração de outras regiões, a demanda por moradia cresceu e as construtoras estão acompanhando esse movimento, principalmente em cidades com peso turístico e econômico, como Itajaí e Balneário Camboriú”, afirma Fábio Inthurn, CEO da Lotisa Empreendimentos.
Perfil dos consumidores em Santa Catarina
Para Inthurn, o mercado em Santa Catarina mudou bastante. “Hoje, vemos desde studios compactos até imóveis de alto padrão à beira-mar. Os apartamentos menores, bem localizados e com plantas práticas ganharam espaço, principalmente entre jovens, investidores e quem busca praticidade. Mas em cidades como Itajaí, o que mais cresce é o médio padrão — famílias que querem mais conforto e um bom custo-benefício. Já o alto padrão continua firme em mercados consolidados, como Balneário Camboriú e a Praia Brava, onde luxo e vista para o mar seguem muito valorizados”, comenta.
Ainda de acordo com Inthurn, o perfil dos compradores está cada vez mais diverso. “Santa Catarina foi o estado que mais recebeu novos moradores segundo o Censo de 2022, e isso ampliou muito a base de compradores. Tem gente vindo de todo o Brasil buscando mais segurança, qualidade de vida e oportunidade. Além disso, cresceu muito o número de investidores do agro, especialmente do Paraná, Santa Catarina e do Centro-Oeste, que veem no mercado imobiliário uma forma segura de diversificar o patrimônio. E claro, há também o cliente local que quer trocar de imóvel ou investir em uma segunda unidade”, destaca.
Desafios de lançar em Santa Catarina
Na opinião de Inthurn, os principais desafios hoje são a escassez de terrenos bem localizados, especialmente em cidades como Balneário Camboriú, a burocracia nos processos de licenciamento e o acesso ao funding, que está mais seletivo.
“O mercado financeiro tem sido criterioso na hora de alocar capital, e empresas com boa governança e histórico sólido têm se destacado, mantendo acesso às melhores condições de financiamento. Além disso, mantemos um landbank estruturado, com potencial para R$ 3,5 bilhões em lançamentos futuros, o que nos garante solidez e capacidade de crescimento consistente. Já a burocracia para aprovar um empreendimento, que envolve trâmites necessários, mas ainda falta agilidade, previsibilidade e mais uniformidade entre os municípios. Isso impacta diretamente o ritmo dos lançamentos. Mesmo assim, seguimos confiantes no potencial de expansão do setor em Santa Catarina”, pondera Inthurn.
Outros estados
Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela CBIC, na mesma comparação temporal, os 22 municípios pesquisados no Paraná passaram de 18.784 apartamentos lançados até o fim de março de 2021 para 29.958 em 2025 – elevação de 55,4% – e a vendas subiram 34,7%, indo de 22.378 a 30.156 unidades.
No Rio Grande do Sul, houve 3,87% mais lançamentos nos 21 municípios cujos dados foram analisados, indo de 18.111 para 18.812 imóveis colocados no mercado (no período de 12 meses encerrado no 1º trimestre de 2021) a 23.222 lançados no ciclo fechado no 1º trimestre de 2025. Já a venda de unidades cresceu 22%, indo de 19.038 para 23.222 apartamentos negociados.
Entrevistado
Fábio Inthurn, CEO da Lotisa Empreendimentos.
Contato
Assessoria de imprensa – redacao5@rotascomunicacao.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
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