Paraná investe R$ 28 milhões em programas para ampliar segurança e fluidez nas rodovias 

DER/PR aposta em estudos técnicos e anteprojetos para melhorar interseções e implementar melhorias em todo o estado

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está colocando em prática dois importantes programas para melhorar a segurança e a fluidez nas rodovias estaduais: o Programa Rota Segura e o Programa Conexões Seguras. Juntos, os projetos somam mais de R$ 28 milhões em investimentos e visam identificar, priorizar e solucionar pontos críticos nas estradas, promovendo um trânsito mais eficiente e seguro.

Foco em diagnósticos precisos pode representar um avanço significativo para a mobilidade e a segurança viária no Brasil
Crédito: Envato

No Programa Rota Segura, o foco está em rodovias de pista simples. O DER/PR vai estudar 1.453 quilômetros de estradas estaduais para identificar onde há necessidade de implantação de terceiras faixas. “O objetivo é melhorar a segurança, a fluidez e o conforto dos usuários, além de apontar os investimentos prioritários”, afirma Guilherme Luiz Conte, engenheiro civil e chefe da Coordenadoria Técnica do DER/PR.

O projeto foi dividido em cinco lotes para permitir maior participação de empresas especializadas, aumentar a concorrência nas licitações e gerar economia ao Estado. O processo envolve duas etapas. Primeiro, a análise técnica dos trechos com base em critérios como volume de acidentes, capacidade da via e existência de pontos críticos. Depois, são elaborados anteprojetos de engenharia para 30% do total estudado.

Interseções sob análise detalhada

Outro grande passo está sendo dado com o Programa Conexões Seguras, que prevê o levantamento e análise de 201 interseções em rodovias estaduais. O investimento é de R$ 13,3 milhões e o prazo de execução é de 24 meses.

A ideia é identificar onde são necessárias adequações como acostamentos, ciclovias, vias marginais, passeios e até substituição por novos viadutos. “Com esses dados, o DER/PR saberá quais interseções são mais críticas, podendo se planejar para contratar as respectivas obras, gerando mais segurança e melhorando o fluxo”, destaca Conte.

Assim como no programa anterior, o trabalho é dividido em duas fases: levantamento das condições operacionais e elaboração de anteprojetos. As interseções serão hierarquizadas de acordo com critérios técnicos como geometria inadequada, fluidez e segurança viária. A expectativa é que, ao final do estudo, cerca de 60% das interseções de cada lote recebam propostas de soluções.

Planejamento técnico e impacto direto na população

A criação de um banco de anteprojetos baseado em estudos de campo é apontada pelo DER/PR como fundamental para o uso racional de recursos públicos. “A elaboração desses anteprojetos possibilita o planejamento das intervenções futuras, otimizando a alocação de recursos e garantindo a segurança dos usuários”, explica Conte.

Os benefícios para a população vão além da engenharia. A previsão é de redução de acidentes causados por ultrapassagens forçadas, mais segurança em entroncamentos e interseções e maior fluidez no tráfego diário, impactando diretamente no transporte de pessoas e mercadorias pelo estado.

Mapeamento da malha rodoviária nacional

Enquanto o Paraná estrutura suas intervenções, em nível nacional, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) também avança no mapeamento da malha rodoviária com a Pesquisa CNT de Rodovias 2025. Com o uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento de alta precisão e câmeras embarcadas, o levantamento terá cobertura ampliada, passando de 110 mil para 121 mil quilômetros avaliados em todo o Brasil.

O objetivo da CNT é traçar um panorama detalhado das condições das rodovias pavimentadas e subsidiar políticas públicas e investimentos que contribuam para a melhoria da infraestrutura viária no país. Os dados coletados são fundamentais para apontar gargalos logísticos, orientar planos de manutenção e ajudar na priorização de obras essenciais.

A sinergia entre planejamento técnico, uso de tecnologia e divisão eficiente de contratos tem sido o caminho escolhido pelo DER/PR para garantir rodovias mais seguras no Paraná. Aliado ao esforço nacional da CNT, o foco em diagnósticos precisos pode representar um avanço significativo para a mobilidade e a segurança viária no Brasil.

Entrevistado
Guilherme Luiz Conte é engenheiro civil, servidor público e chefe da Coordenadoria Técnica do DER/PR.

Fonte
Confederação Nacional do Transporte (CNT)
Contato
comunicacao@der.pr.gov.br (Assessoria de Imprensa)

Jornalista responsável
Ana Carvalho
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