Novo Horizonte inicia operações e marca presença no agronegócio com fornecimento de calcário agrícola
Nova empresa traz inovação e eficiência na produção de corretivos agrícolas, atendendo áreas produtoras do país e do Paraguai.

Crédito: Cimento Itambé
Com um investimento robusto em equipamentos de ponta e logística, a Novo Horizonte, empresa do mesmo grupo da Cimento Itambé, começou suas operações em maio de 2025. Voltada à produção e comercialização de calcário agrícola, a empresa nasce com a missão de atuar no setor do agronegócio, aproveitando décadas de experiência em produção e comercialização na indústria cimenteira.
A criação da Novo Horizonte reforça a experiência da Cimento Itambé ao longo dos anos, já que ambas as empresas compartilham da mesma matéria-prima, o calcário. “Estamos levando toda a expertise que acumulamos no mercado de cimento para o agronegócio, observando especificações desta nova atividade e mercado consumidor de calcários, oferecendo produtos de qualidade e uma estrutura logística eficiente”, explica Marcio Lobo, diretor comercial da Cimento Itambé e Novo Horizonte.
A nova planta da Novo Horizonte está localizada às margens da BR-277, no município de Campo Largo (PR), corredor logístico estratégico que liga o Porto de Paranaguá aos grandes polos agrícolas dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraguai. A posição geográfica privilegiada permite reduzir custos de transporte e otimizar o escoamento da produção.
Foco em qualidade e inovação

Neste início de operação, a empresa está comercializando calcário dolomítico e, nas próximas semanas, ofertará ao mercado o calcário calcítico. Ambos são corretivos de solos que atendem com segurança e regularidade as características técnicas exigidas pelo produtor rural, resultado da blendagem de diferentes frentes de matéria-prima extraídas das jazidas do grupo.
Com capacidade instalada de 300 mil toneladas por ano e previsão de expansão nos próximos anos, a Novo Horizonte destaca-se por entregar regularidade técnica e qualidade superior. “Produzimos corretivos agrícolas com qualidade acima do que o mercado oferece. Contribuímos diretamente para a sustentabilidade, já que nossos produtos, por serem mais reativos, exigem menor volume de aplicação”, afirma José Eduardo Silveira, assessor comercial da Novo Horizonte.
Contribuição direta à produtividade no campo
A atuação da Novo Horizonte vai além da simples oferta de insumos. A empresa posiciona-se como parceira estratégica do produtor rural, contribuindo de forma efetiva para a melhoria do manejo do solo. “Não existem altas produtividades sem a prática do manejo do solo e uso de corretivos. Eles reduzem a acidez, neutralizam alumínio e manganês tóxicos e fornecem nutrientes como cálcio e magnésio, fundamentais para o desempenho das lavouras”, completa Silveira.

Crédito: Cimento Itambé
Outro diferencial importante é a infraestrutura da empresa. Com laboratório próprio certificado pelo Inmetro, a Novo Horizonte oferece análise de solos, fertilizantes e corretivos, garantindo que os produtos estejam sempre dentro dos parâmetros ideais de qualidade e desempenho.
Além disso, a logística foi planejada para facilitar a vida do produtor, com acesso pavimentado, horários estendidos e carregamento ágil, contribuindo para um processo de compra e retirada eficiente.
Compromisso com o futuro do agro
A Novo Horizonte chega em um momento de recorde histórico no consumo de corretivos agrícolas. De acordo com a ABRACAL – Associação Brasileira dos Produtores de Calcários Agrícolas, o Brasil consumiu 61,6 milhões de toneladas em 2023, representando um reforço importante para a cadeia produtiva do agronegócio.
Com foco na inovação, sustentabilidade e eficiência, a empresa cumpre com a missão do grupo de contribuir para o desenvolvimento de setores estratégicos da economia brasileira. “Estamos apenas começando, mas com uma estrutura sólida e preparada para crescer junto com o agronegócio”, finaliza Marcio Lobo.
Entrevistados
Marcio Lobo, Diretor Comercial da Cimento Itambé e Novo Horizonte.
José Eduardo Silveira, Assessor Comercial da Novo Horizonte.
Contatos
marcio@cimentoitambe.com.br
eduardo.silveira@cimentoitambe.com.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
21/05/2025
Como será a obra do Túnel Santos-Guarujá?
Em fevereiro de 2025, foi lançado o edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, que será o primeiro túnel submerso do país. Com aporte estimado em R$ 6 bilhões, o projeto é…
21/05/2025
Assentamento Mario Covas recebe o projeto piloto de construção offsite
O Assentamento Mario Covas, em São Simão (SP), recebeu o projeto piloto de construção offsite realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São…
21/05/2025
Leilões de imóveis ganham força no Brasil e atraem novos investidores em busca de preços atrativos
Nos últimos anos, os leilões de imóveis deixaram de ser uma alternativa pouco conhecida para se tornar um dos meios mais estratégicos de aquisição no mercado imobiliário…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
