Novo Horizonte inicia operações e marca presença no agronegócio com fornecimento de calcário agrícola
Nova empresa traz inovação e eficiência na produção de corretivos agrícolas, atendendo áreas produtoras do país e do Paraguai.

Crédito: Cimento Itambé
Com um investimento robusto em equipamentos de ponta e logística, a Novo Horizonte, empresa do mesmo grupo da Cimento Itambé, começou suas operações em maio de 2025. Voltada à produção e comercialização de calcário agrícola, a empresa nasce com a missão de atuar no setor do agronegócio, aproveitando décadas de experiência em produção e comercialização na indústria cimenteira.
A criação da Novo Horizonte reforça a experiência da Cimento Itambé ao longo dos anos, já que ambas as empresas compartilham da mesma matéria-prima, o calcário. “Estamos levando toda a expertise que acumulamos no mercado de cimento para o agronegócio, observando especificações desta nova atividade e mercado consumidor de calcários, oferecendo produtos de qualidade e uma estrutura logística eficiente”, explica Marcio Lobo, diretor comercial da Cimento Itambé e Novo Horizonte.
A nova planta da Novo Horizonte está localizada às margens da BR-277, no município de Campo Largo (PR), corredor logístico estratégico que liga o Porto de Paranaguá aos grandes polos agrícolas dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraguai. A posição geográfica privilegiada permite reduzir custos de transporte e otimizar o escoamento da produção.
Foco em qualidade e inovação

Neste início de operação, a empresa está comercializando calcário dolomítico e, nas próximas semanas, ofertará ao mercado o calcário calcítico. Ambos são corretivos de solos que atendem com segurança e regularidade as características técnicas exigidas pelo produtor rural, resultado da blendagem de diferentes frentes de matéria-prima extraídas das jazidas do grupo.
Com capacidade instalada de 300 mil toneladas por ano e previsão de expansão nos próximos anos, a Novo Horizonte destaca-se por entregar regularidade técnica e qualidade superior. “Produzimos corretivos agrícolas com qualidade acima do que o mercado oferece. Contribuímos diretamente para a sustentabilidade, já que nossos produtos, por serem mais reativos, exigem menor volume de aplicação”, afirma José Eduardo Silveira, assessor comercial da Novo Horizonte.
Contribuição direta à produtividade no campo
A atuação da Novo Horizonte vai além da simples oferta de insumos. A empresa posiciona-se como parceira estratégica do produtor rural, contribuindo de forma efetiva para a melhoria do manejo do solo. “Não existem altas produtividades sem a prática do manejo do solo e uso de corretivos. Eles reduzem a acidez, neutralizam alumínio e manganês tóxicos e fornecem nutrientes como cálcio e magnésio, fundamentais para o desempenho das lavouras”, completa Silveira.

Crédito: Cimento Itambé
Outro diferencial importante é a infraestrutura da empresa. Com laboratório próprio certificado pelo Inmetro, a Novo Horizonte oferece análise de solos, fertilizantes e corretivos, garantindo que os produtos estejam sempre dentro dos parâmetros ideais de qualidade e desempenho.
Além disso, a logística foi planejada para facilitar a vida do produtor, com acesso pavimentado, horários estendidos e carregamento ágil, contribuindo para um processo de compra e retirada eficiente.
Compromisso com o futuro do agro
A Novo Horizonte chega em um momento de recorde histórico no consumo de corretivos agrícolas. De acordo com a ABRACAL – Associação Brasileira dos Produtores de Calcários Agrícolas, o Brasil consumiu 61,6 milhões de toneladas em 2023, representando um reforço importante para a cadeia produtiva do agronegócio.
Com foco na inovação, sustentabilidade e eficiência, a empresa cumpre com a missão do grupo de contribuir para o desenvolvimento de setores estratégicos da economia brasileira. “Estamos apenas começando, mas com uma estrutura sólida e preparada para crescer junto com o agronegócio”, finaliza Marcio Lobo.
Entrevistados
Marcio Lobo, Diretor Comercial da Cimento Itambé e Novo Horizonte.
José Eduardo Silveira, Assessor Comercial da Novo Horizonte.
Contatos
marcio@cimentoitambe.com.br
eduardo.silveira@cimentoitambe.com.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/07/2025
Mercado imobiliário de Curitiba fecha primeiro trimestre em alta de preços e perspectiva de cautela para segundo semestre
O mercado imobiliário de Curitiba apresentou sinais claros de transição nos três primeiros meses do ano. Segundo dados divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do…
10/07/2025
Itambé marca presença no 9° Congresso Brasileiro do Cimento
Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, foi realizado o 9° Congresso Brasileiro do Cimento, em São Paulo (SP). O evento reuniu autoridades, lideranças, especialistas e…
10/07/2025
Revogação do aumento do IOF traz alívio ao setor e pode impulsionar novos investimentos
A derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi recebida com entusiasmo pelo mercado imobiliário e da construção civil. O…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
