A Natureza e o céu azul agradecem
Desde março deste ano a quantidade de material particulado emitida pela Itambé é 35 vezes menor do que a permitida por lei
Desde março deste ano a quantidade de material particulado emitida pela Itambé é 35 vezes menor do que a permitida por lei
Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação
Uma solução técnica adotada pela Itambé tornou possível reduzir a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação do cimento. Conforme a Resolução 041/02 SEMA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a emissão máxima permitida é de 70mg/Nm3 na condição de 7% de 02 na base seca. A partir da modernização do eletrofiltro da Empresa, a emissão de material particulado sólido passou a ser de 2mg/Nm3, 35 vezes menor do que a quantidade permitida por lei.
Esta solução foi possível graças à transformação do filtro eletrostático em filtro híbrido. O processo constituiu no aproveitamento do eletrofiltro existente composto por três câmaras eletrostáticas. A primeira câmara foi mantida e as partes internas das outras duas substituídas por um conjunto de mangas filtrantes. Também fez parte do projeto a troca do conjunto de acionamento (motor elétrico de 1800kw, com inversor de freqüência em média tensão) do ventilador principal do eletrofiltro.
João Cordeiro Martinez, Gerente de Novos Projetos e responsável técnico pelo projeto conta que todas as etapas foram minuciosamente elaboradas e revisadas. Não havia margem para erros. Levamos um ano estudando o projeto, tudo teve de ser planejado à exaustão, diz. A execução do projeto se deu em duas etapas. A primeira, durante a parada programada para manutenção preventiva da fábrica, em setembro de 2006 e a segunda, em março deste ano. Houve ainda períodos de pré-montagens, entre as duas paradas, durante os quais foram fabricadas as peças a serem utilizadas na modernização do eletrofiltro.
Durante a primeira etapa, ocorreu a substituição do acionamento do ventilador principal, a substituição das laterais e teto da câmara 1, pintura interna das câmaras 2 e 3 e adequação das interferências (mudanças no duto de interligação da chaminé, passarelas, etc.). Na segunda parada foram realizadas a desmontagem do teto e dos internos das câmaras 2 e 3, desmontagem da caixa de saída do eletrofiltro, montagem do plenum de ar limpo, casing e duto de saída, montagem do conjunto de mangas filtrantes, do sistema de limpeza das mangas e das válvulas de ar fresco de segurança para as mangas. Nesta etapa aconteceu também a automação e interligação do sistema com comando central.
O investimento total da Itambé neste projeto foi de R$ 6,5 milhões. O resultado é a segurança de que estamos cumprindo muito mais do que a legislação exige, comemora Alcione Rezende, Gerente Geral da Fábrica.
Foto 1

Foto 2

Legendas:
Foto 1: Investimento e planejamento foram fundamentais para o sucesso do projeto.
Foto 2: Sem fumaça: a modernização do eletrofiltro garante emissões muito inferiores às permitidas e um visual muito mais natural à Fábrica da Itambé.
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/01/2026
Moinho vertical da Cimento Itambé torna-se referência e reforça compromisso do setor com eficiência energética e descarbonização
O desempenho operacional do Moinho Vertical N5 da Cimento Itambé colocou a unidade paranaense em posição de destaque no setor cimenteiro. A empresa recebeu reconhecimento da…
28/01/2026
Por que o desempenho ao fogo ainda limita a aplicação do UHPC?
O Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC, na sigla em inglês) tem ganhado espaço na engenharia estrutural por permitir soluções mais esbeltas, leves e mecanicamente eficientes.…
28/01/2026
Fachadas altas evoluem como sistemas de engenharia e impulsionam a industrialização dos edifícios
As fachadas de edifícios altos atravessam um processo de transformação profunda na construção civil. Impulsionadas pela escassez de mão de obra qualificada, pelo avanço…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









