96º ENIC promove debates e painéis durante a Feicon; veja os destaques
Maior evento de conteúdo do setor da construção no país foi realizado de 11 a 14 de abril, no São Paulo Expo
Autoridades, empresários e especialistas participaram da programação da 96ª edição do ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), que aconteceu entre 11 e 14 de abril durante a feira Feicon, referência para os profissionais do mercado da construção civil e da arquitetura do Brasil e da América Latina. É a primeira vez que essa parceria acontece.
O evento contou com dezenas de palestras, debates, oficinas e painéis sobre os mais diversos temas, possibilitando a troca de experiências, uma visão mais abrangente sobre o futuro e a realização de negócios.
Reunimos, abaixo, três destaques desta edição do ENIC Engenharia & Negócios, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Autoridades debatem “Minha Casa, Minha Vida”
Nomes como Jader Filho (ministro das Cidades), Ratinho Jr. (governador do Paraná), Inês Magalhães (vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal) e Hailton Madureira (secretário nacional de Habitação) participaram de um painel sobre a busca pela redução do déficit habitacional e o programa “Minha Casa, Minha Vida”, entre outros assuntos.
“Nós temos uma aposta de que a construção civil e, principalmente, a construção habitacional, é um fator de desenvolvimento econômico com inclusão“, afirma Inês. “Essa convicção é que fez com que nós reintroduzíssemos a modalidade da Faixa 1 [no “Minha Casa, Minha Vida”], porque nós temos uma porção das famílias que não são sujeito de crédito, são 33 milhões de pessoas, hoje, abaixo da linha da pobreza.”
Ainda sobre o programa, Jader Filho destacou a importância das parcerias. “Eu acho que esse é um momento extraordinário para a habitação no nosso país. A PEC da Transição nos permitiu poder ter recursos e discutir com governadores e prefeitos parcerias para que possamos fazer com que a habitação chegue, de fato, a um maior número de famílias no nosso país.” O ministro das Cidades disse que esses acordos podem possibilitar “uma situação onde, na Faixa 1, o Estado ou os municípios possam entrar e zerar a parcela que seria dada às pessoas”.
Campanha de prevenção de acidentes do trabalho
Promovida pela CBIC, por meio da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), a Canpat 2023 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção) foi lançada durante o ENIC com o tema “Gestão da Segurança e Saúde na Construção: Como um Ambiente Seguro Favorece a Produtividade?”.
Durante o evento, Fernando Guedes, presidente da CPRT, fez questão de enfatizar que a campanha vem apresentando bons resultados desde 2017. “Nenhum outro setor faz o que a indústria da construção faz em questão de segurança do trabalho.”
Já Gianfranco Pampalon, consultor de SST do Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), afirmou que mais de 60% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados ainda na fase de projeto. “A segurança no trabalho é um hábito que está baseado no cuidado com as pessoas. Não deve ser vista como uma atividade à parte. Obras seguras são mais limpas e atendem melhor os prazos”, diz. “O ser humano não consegue manter a atenção 100% do tempo, falhas vão existir e temos que estar preparados para amenizar.”
Cenário de transição energética
Durante o painel “Potencial de Investimentos em Energia Renovável”, Daniel Sobrinho, coordenador do Estado do Pará da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), destacou que o Brasil está em 4º lugar no ranking entre os 10 países que mais investiram em energia fotovoltaica em 2022 – ficando atrás de China, Estados Unidos e Índia.
Ilso de Oliveira, presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC/CBIC), disse que, apesar do Brasil ter uma matriz energética limpa, para que a economia cresça, é preciso aumentar consideravelmente a capacidade de geração de energia e priorizar em fontes limpas. “Uma oportunidade pode ser até o uso da energia gerada e exportar para obter receita. Então é fundamental esse debate.”
E Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA/CBIC), avalia que “a cadeia da construção só vai atingir a meta de redução de carbono se todo setor se movimentar, em cada segmento”.
Fontes
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
Feicon
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
03/10/2024
Comunidade do Pavimento estimula compartilhamento de informações sobre método
O pavimento de concreto apresenta diversas vantagens, que vão desde menor necessidade de manutenção e maior durabilidade até a sustentabilidade. No entanto, de acordo com a…
03/10/2024
Retrofit: um conceito que une engenharia e arquitetura para dar nova vida para edificações antigas
Com o aumento da demanda por espaços modernos e sustentáveis, o retrofit surge como uma solução promissora para a construção civil no Brasil. Além de preservar o patrimônio…
03/10/2024
Quais os efeitos da estiagem na construção civil?
Seca pode causar recalques em edificações devido ao rebaixamento do lençol freático, principalmente em fundações diretas. Crédito: Envato Uma pesquisa da Universidade Federal…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.