7º Encontro Mica reúne 3.000 pessoas no Jockey Club do Rio; veja destaques
Evento, que une profissionais da arquitetura e da engenharia, contou com mais de 70 palestrantes
A 7ª edição do Encontro Mica movimentou o setor da construção civil nos dias 21 e 22 de março, no espaço EXC do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, ao reunir mais de 70 profissionais da arquitetura, do design e da engenharia em palestras e painéis sobre assuntos relevantes do momento.
O evento contou com público de aproximadamente 3.000 pessoas no total, número acima da expectativa, que era de 2.000, segundo a organização. Das 9h às 20h, os visitantes puderam conferir uma programação intensa realizada em dois palcos dispostos em uma área de 1.400 m², além de conhecer estantes e espaços de showroom.
“Buscamos sempre a inovação e muita excelência em tudo o que fazemos, e nesta edição não poderia ser diferente”, afirma a arquiteta e urbanista Michelle Beatrice Fernandes, idealizadora do Mica. “Além da inovação em tecnologia com a criação do Micaverso, onde contamos com toda a divulgação do encontro em tempo real para o mundo, ampliamos a rede de compartilhamento de conhecimentos através de dois palcos com palestras acontecendo simultaneamente.”
A empreendedora também ressaltou outros pontos de destaque do evento, como a realização de exposição de artes, arenas de sustentabilidade, tecnologia e arquitetura e, ainda, o lançamento do Podcast Mica, que contou com entrevistas ao vivo com personalidades do setor. “Foi, de fato, um grande sucesso em inovação. Estou muito satisfeita com todo o resultado.”
Programação
Com o tema “Transformando Lugares e Aproximando Pessoas”, o 7º Encontro Mica recebeu em seus palcos nomes como Fábio Queiróz, sócio-proprietário da Rio Innovation Week, e o prestigiado arquiteto Indio da Costa, que compartilhou projetos desenvolvidos por seu escritório, com mais de 40 anos de atividades.
A arquiteta e urbanista Tainá de Paula, vereadora e atual Secretária de Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro, também foi uma das convidadas e aproveitou sua participação para abordar os desafios relacionados à estruturação das favelas da capital fluminense.
“Ao passo que nós diminuímos, do ponto de vista nacional, o número de favelas, o Rio de Janeiro aumenta verticalmente [essa quantidade] e cria um novo tipo de favela, que é periférica, que tem atores/agentes não regularizados (fora do mercado tradicional da construção civil) e que vem produzindo uma cidade injusta, fora dos regulamentos urbanísticos e fora dos parâmetros que a gente quer”, explica.
Durante a sua apresentação ao público, Tainá ressalta que “as obras necessárias, a contenção de encostas, as soluções de engenharia e a pesquisa no campo da engenharia e da arquitetura que nós precisamos reconstruir não serão realizadas a partir apenas dos nossos esforços” e que é preciso uma agenda que entenda a crise e consiga planejar ações a curto, médio e longo prazos.
Outros temas abordados durante o evento foram tecnologias a favor da sustentabilidade na construção civil (com a engenheira civil Iza Valadão), o uso do BIM em incorporadora e construtora (com o arquiteto Felipe Wilbert) e o painel sobre criatividade, inovação e empreendedorismo.
O Encontro Mica contou com apoio de grupos como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), a Associação dos Arquitetos e Urbanistas, a CBIM/RJ (Câmara Brasileira de BIM/RJ) e o Grupo G10 Empreendedores.
Fontes
Assessoria Encontro Mica
Michelle Beatrice Fernandes, idealizadora do Encontro Mica
Tainá de Paula, vereadora e atual Secretária de Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
12/09/2024
Concreto Luminescente combina estética, funcionalidade e sustentabilidade para diversas aplicações
Material proporciona mais segurança, beleza e sustentabilidade. Crédito: Divulgação O concreto luminescente está modernizando as técnicas construtivas e abrindo novas…
12/09/2024
Minha Casa, Minha Vida completa 15 anos em 2024
Minha Casa, Minha Vida celebra 7,7 milhões de moradias contratadas. Crédito: Ministério das Cidades / Divulgação Em 2024, o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida…
12/09/2024
Governo de Sergipe estuda a revitalização do Centro de Aracaju
Em julho de 2024, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), da Agência Sergipe de Desenvolvimento…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.