5 curiosidades e desafios sobre a construção da linha Elizabeth em Londres
Linha de metrô levou 13 anos para ser construída e trouxe à tona questões de acessibilidade e sustentabilidade
Após cerca de 13 anos de construção, a linha Elizabeth de metrô finalmente será aberta. O projeto teve início em maio de 2009, com o lançamento da primeira estaca no local da nova estação de Canary Wharf. O tunelamento começou em maio de 2012 e os anos mais recentes viram as estações do projeto concluídas e uma mudança para testes operacionais.
A linha Elizabeth aumentará a capacidade ferroviária do centro de Londres em 10%, trazendo 1,5 milhão de pessoas adicionais. Quando totalmente pronta, ela atenderá 41 estações acessíveis, sendo 31 delas modernizadas. Ela será operada pela TfL como parte da rede integrada de transporte de Londres.
Confira os principais desafios relacionados a construção desta obra:
1.Estabilização do solo durante o tunelamento
Antes da construção dos túneis iniciar, foi realizada uma investigação detalhada do solo. Estas análises terrestres incluíram a coleta de mais de 1.000 amostras de vários locais ao longo da rota. Com isso, foi possível determinar as máquinas a serem usadas e as mitigações a serem realizadas para gerenciar o trabalho de tunelamento.
Ainda, para ajudar a evitar qualquer impacto adverso aos edifícios na superfície e utilidades ao redor de alguns canteiros de obras, o solo foi tratado para compensar qualquer movimento. No centro de Londres, uma técnica conhecida como reboco de compensação foi usada para estabilizar o solo.
Por fim, qualquer escavação de túneis no subsolo acarreta um risco de movimento do solo e impactos potenciais nos edifícios acima. Para minimizar este risco, as equipes das máquinas de perfuração de túneis mantinham um controle rígido da pressão na face das máquinas, correlacionando precisamente a taxa de avanço com o peso e o volume do material escavado.
2.Criação do Túnel a 40 m de profundidade
Para construir uma nova ferrovia, com até 40 metros de profundidade no coração de Londres, foram utilizadas oito máquinas de perfuração de túneis Herrenknecht (TBMs). Ao longo de três anos, entre 2012 e 2015, elas perfuraram 42 km de túneis ferroviários de 6,2 m de diâmetro sob a cidade.
Uma das principais máquinas de tunelamento utilizadas neste processo foi chamada de Victoria, que completou o trabalho em maio de 2015 ao ligar todos os túneis das estações. Mais de oito milhões de toneladas de terra foram escavadas durante a construção dos novos túneis ferroviários, estações e plataformas. Grande parte do material escavado foi usado para criar um habitat para pássaros em Essex.
Além disso, mais de 200.000 segmentos de concreto foram necessários para revestir os 42 quilômetros de túneis em execução. Sete segmentos e uma pedra angular foram usados para compor cada anel de túnel, unidos para construir um tubo de concreto reforçado com fibras de aço, construído para durar centenas de anos. Cada segmento pesa 3.000 quilogramas e cada pedra angular pesa 1.000 quilogramas. Três fábricas produziram os segmentos de concreto pré-moldado e as pedras angulares.
3.Design familiar entre as estações
As novas estações construídas são marcadas por um design único, que cria uma sensação de familiaridade nesta linha de metrô. Um dos aspectos marcantes são os túneis revestidos em concreto reforçado com fibra de vidro, que deixa bordas suaves, amplas e curvas que facilitam a navegação e reduzem os pontos cegos para os passageiros. Além disso, as estações trazem espaços maiores, com saídas separadas em extremidades opostas das plataformas, o que ajuda a acomodar o crescimento futuro de passageiros.
4.Sustentabilidade
Os impactos sociais, econômicos e ambientais têm sido uma consideração importante ao longo do projeto e da construção. O material das escavações foi reutilizado de forma benéfica e foi utilizada iluminação de baixo consumo em estações e túneis.
5.Acessibilidade
A acessibilidade da ferrovia inclui a experiência geral como os passageiros vão e voltam das estações. As áreas externas às estações precisam funcionar efetivamente como intercâmbios de transporte e levar as pessoas à próxima etapa de sua jornada a pé, de bicicleta, ônibus ou táxi, além de serem espaços públicos atraentes e agradáveis para passar o tempo.
Da mesma forma, para priorizar a acessibilidade, todas as 41 estações da linha Elizabeth estarão livres de degraus da rua até a plataforma. Como parte dos trabalhos de preparação para a linha Elizabeth, foram feitas atualizações de várias estações de superfície no leste e oeste, com novos elevadores proporcionando melhor acesso para todos. Em algumas estações, este tem sido um empreendimento complexo devido à idade – em Hanwell, por exemplo, um dos novos elevadores foi escavado manualmente para que o dossel de madeira histórico pudesse ser deixado no lugar. Em duas estações – Farringdon e Liverpool Street, a localização das entradas da estação exigiu a instalação de elevadores inclinados, que se movem diagonalmente ao lado das escadas rolantes.
Fonte
Crossrail/Departament for Transport
Contato
pressoffice@tfl.gov.uk
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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