12º Prêmio Obra do Ano homenageia projetos com pré-fabricados de concreto
Arena MRV, Scala Data Center e Trincheira do Complexo Viário Tatti Moreno estão entre vencedores
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do 12º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto na última semana de novembro. Dentre os vencedores estão empresas de pré-fabricados, os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos.
“As obras retratam o estado da arte da pré-fabricação no Brasil e são resultado do trabalho realizado pelo setor, com investimento em tecnologia e aprimoramento constante em gestão de processos, produção, qualidade e pessoas”, declarou o Comitê do Júri.
Para a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a 12ª edição do Prêmio Obra do Ano mostrou a versatilidade do sistema construtivo, ao reunir obras de diversas tipologias, que vem contribuindo para uma maior produtividade, sustentabilidade, qualidade, segurança e desempenho em obras de todo o país. “Ao longo de 12 anos do Prêmio Obra do Ano, temos recebido obras espetaculares, que unem projetos inovadores tanto do ponto de vista arquitetônico como da engenharia estrutural”, destacou.
Confira quais foram as obras vencedoras:
Destaque do Júri do Prêmio Obra do Ano: Arena MRV
Nesta edição, a Arena MRV, localizada em Belo Horizonte (MG), recebeu o Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Esta categoria premia obras excepcionais devido à sua magnitude ou complexidade, que se destacam independentemente da sua categoria. Por isso, este projeto é considerado o projeto de maior relevância.
Com espaço para 47 mil espectadores, a Arena MRV é o Estádio do clube Atlético Mineiro. O projeto foi concebido seguindo princípios modernos de arenas versáteis, enfrentando o desafio de uma estrutura que se alinhasse com o design arquitetônico proposto por Bernardo dos Mares Guia Farkasvölgyi, da Farkasvölgyi Arquitetos Associados. Este design se baseou em formas curvas e teve preocupações acústicas e ambientais. Para atender às demandas do projeto, a Precon Pré-Fabricados colaborou com a Codeme e a Tech-Estrutura para criar formas especiais que atendessem aos requisitos de padronização mínimos, visando aumentar a produtividade, além de aplicar alta tecnologia na fabricação dos elementos. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 50 mil metros cúbicos de concreto, com traços específicos. A indústria conseguiu agilizar a produção e montagem dos elementos, utilizando guindastes e gruas de grande capacidade. O projeto estrutural foi desenvolvido pelo engenheiro Isnar Maia, da Tech-Estrutural.
Categoria Edificações: Scala Data Center
Na categoria Edificações, a obra vencedora foi o Scala Data Center, localizado em Barueri (SP). Ele é composto por dois edifícios verticais, abastecidos exclusivamente com energia renovável certificada e com alta eficiência energética. Conta ainda com operação com impacto zero em recursos hídricos. Com mais de 50 metros de altura, foi feito totalmente com pré-fabricados (pilares, vigas, lajes, painéis e escadas), o que possibilitou que o edifício fosse montado em 92 dias, sem nenhum acidente do trabalho e com pouquíssimo emprego de mão de obra e impacto ambiental.
A Protendit forneceu as estruturas, enquanto o projeto arquitetônico foi concebido por Panagiotis Lazaridis, da LZA Engenharia e Projetos. Já o projeto estrutural foi realizado pelo engenheiro Sander David Cardoso, da Protendit.
Categoria Infraestrutura: Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno
Na categoria de Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi concedido à Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno, localizada em Salvador (BA). Essa obra representa uma extensão do projeto do BRT, ampliando significativamente a mobilidade em uma das áreas de tráfego mais intenso na capital baiana, resultando na redução do tempo de deslocamento nessa região. A montagem da obra utilizou pré-lajes e vigas protendidas de até 18 metros de comprimento. Durante a fabricação desses componentes, a empresa empregou concreto com uma resistência de 40 MPa para liberar a protensão e controlar as deformações iniciais.
O projeto estrutural foi concebido pelo engenheiro Murillo Miranda, da Murillo Miranda Engenheiros Consultores Associados. A montagem da obra foi realizada em um período de 90 dias não consecutivos pela T&A Pré-Fabricados.
Categoria Pequenas Obras: Adega Cervejaria Império
Situada em Frutal (MG), a Adega Cervejaria Império venceu a categoria Pequenas Obras. Os principais desafios desta obra foram as cargas de imensa magnitude e a geometria complexa. Vigas curvas pré-fabricadas suportaram uma carga massiva de 21.000 toneladas. Isso foi possível devido ao fato de serem projetadas e produzidas com concreto de alto desempenho e montadas através de ligações mistas (metálica/concreto), com grande capacidade de resistir aos esforços.
A Protendit foi a empresa responsável pela fabricação prévia dessas vigas de concreto. O projeto arquitetônico foi elaborado por Adriano Mello, da Adriano Mello Engenharia, enquanto Sander David Cardoso, da Protendit, liderou o projeto estrutural.
Categoria Júri Popular: Centro Comercial Centerlar Bettega
A obra vencedora na categoria que contabiliza os votos populares foi o Centro Comercial Centerlar Bettega, em Curitiba (PR). Ela também recebeu uma menção honrosa na categoria Pequenas Obras. Realizada pela Cassol Pré-Fabricados, contou com projeto arquitetônico de Maria Lucia de Mattos Soares e projeto estrutural de Cristiano Soares Rodrigues.
Sustentabilidade
Nesta edição, a sustentabilidade foi destaque entre as obras inscritas. Por isso, o Comitê do Júri conferiu o Destaque Sustentabilidade a duas obras. Uma delas foi a Passarela Tubarão (Passarela Ângelo Antônio Zabot), em Tubarão (SC), realizada pela Cassol Pré-Fabricados. Feita em concreto armado, ela conta com cerca de quatro metros de largura e traz uma ciclofaixa, além de uma área livre para a circulação de pedestres e cadeirantes. A outra é a Ecourbis Transbordo Vergueiro, situada em São Paulo (SP), que se trata de uma peça fundamental na logística do sistema de transporte de resíduos domiciliares na cidade. Feita pela Leonardi Construção Industrializada Ltda, a reforma e modernização tinha como intuito trazer benefícios para o entorno, como a eliminação de ruídos e odores, além da valorização da região com um novo paisagismo.
De acordo com a Abcic, elas possuem particularidades que agregam características ao ambiente construído, beneficiando a cidade em todo o seu ciclo de vida, especialmente, à comunidade, destacando conceitos como bem-estar e a valorização da natureza.
Fonte
Íria Doniak é engenheira e presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic)
Contato
Assessoria de imprensa Abcic – elizabeth@meccanica.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
03/10/2024
Comunidade do Pavimento estimula compartilhamento de informações sobre método
O pavimento de concreto apresenta diversas vantagens, que vão desde menor necessidade de manutenção e maior durabilidade até a sustentabilidade. No entanto, de acordo com a…
03/10/2024
Retrofit: um conceito que une engenharia e arquitetura para dar nova vida para edificações antigas
Com o aumento da demanda por espaços modernos e sustentáveis, o retrofit surge como uma solução promissora para a construção civil no Brasil. Além de preservar o patrimônio…
03/10/2024
Quais os efeitos da estiagem na construção civil?
Seca pode causar recalques em edificações devido ao rebaixamento do lençol freático, principalmente em fundações diretas. Crédito: Envato Uma pesquisa da Universidade Federal…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.